segunda-feira, 18 de maio de 2020

Existem hábitos de vida que ajudam a prevenir o coronavírus?


É sempre bom manter hábitos que ajudem nosso sistema imune, mas mesmo pessoas saudáveis podem contrair o vírus e transmiti-lo sem manifestar sintomas.

Tirando as medidas de prevenção direta, como lavar as mãos com frequência e usar máscara se estiver com sintomas, manter um estilo de vida saudável ajuda na medida em que reforça nossa imunidade.

Ainda assim, vale destacar que o novo coronavírus é um agente infeccioso que se transmite muito facilmente. Quem tem o sistema imunológico saudável e não tem doenças crônicas como diabetes e hipertensão nem se enquadra no grupo de pessoas imunodeprimidas (como pacientes oncológicos e transplantados), provavelmente terá somente sintomas leves, ou pode até mesmo não desenvolver a doença. No entanto, isso não garante que essas  pessoas não contrairão o vírus.

Nessa situação, você será uma pessoa saudável, mas que carrega o vírus e pode transmiti-lo; ou seja, até a pandemia passar, valem as orientações de restringir a circulação para evitar a propagação do vírus. Pelo mesmo motivo, evite sair e tente encontrar formas de se exercitar dentro de casa até o período crítico passar.

De qualquer forma, dicas gerais, que valem para a manutenção da saúde como um todo, continuam valendo:

Mantenha uma dieta equilibrada, com muitos vegetais e pouca gordura;
Faça atividade física regularmente, pelo menos 150 minutos por semana, buscando alternativas dentro de casa (existem aplicativos que podem ajudá-lo);
Beba bastante água, cerca de 2 litros por dia;
Tenha uma boa noite de sono (a maioria precisa dormir entre 7 e 8 horas por noite).


Nenhum comentário:

Postar um comentário