sábado, 2 de maio de 2020

5 cuidados simples que melhoram a saúde e você pode começar hoje


As mudanças de hábitos devem acontecer de forma gradual e sem pressão

O início de um novo ano ou mês é o período perfeito para planejar uma mudança de hábito ou a inclusão de novos na rotina. Mas se essa fase passa e você não inicia a leitura daquele livro que está na prateleira ou ainda não reservou 30 minutos para fazer uma caminhada, a tendência é estender ou até mesmo abandonar as metas.

Antes de tudo, lembre-se que está tudo bem trocar os planos ao longo dos dias e, além disso, pesquisas indicam que o cérebro precisa de aproximadamente 21 dias para se adaptar à mudanças. Outro ponto importante é: sentir-se pressionado pode fazer com a atividade planejada se torne mais difícil ou menos prazerosa, então relaxe.

Mas se você ainda deseja ter hábitos mais saudáveis e não sabe por onde iniciar, separamos abaixo uma lista de cuidados simples que melhoram a saúde para começar a praticar hoje mesmo. Confira!

1 - Pratique mindfulness
Traduzido para o português como "atenção plena", o mindfulness é uma técnica criada nos anos 70, nos Estados Unidos e consiste em focar o pensamento no momento presente para enxergar a realidade de maneira mais clara, sem permitir que uma situação "te engula".
Diferente da meditação tradicional e da yoga, outras atividades que também proporcionam bem-estar e o alívio do estresse, o mindfulness é mais prático pois pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar. Se o seu trabalho estiver te deixando nervoso, por exemplo, tente manter a atenção plena por alguns minutos mesmo que seja em sua mesa.
Lembre-se que o princípio básico do mindfulness é focar em pensamentos reais, do momento presente, permitir-se sentir o corpo e manter a respiração intensa, aquela que enche os pulmões e passa pelo diafragma.

2 - Consuma mais carnes magras
A carne vermelha é muito saborosa e nutritiva, é verdade, mas ela também é conhecida por ser fonte de gorduras saturadas. Por esse motivo, para começar a ter uma alimentação mais saudável, você pode aumentar o consumo de carnes magras, como peixe e frango sem pele, sem deixar, porém, a carne vermelha de lado.
Vale ressaltar que a carne de frango tem menos gordura quando comparada com a vermelha, é rica em aminoácidos essenciais para os músculos, bem como em ferro e vitaminas do complexo B. Mas, antes de investir totalmente na carne de frango é importante saber que elas não são todas iguais.
O modo de criação e alimentação das aves fazem toda a diferença na qualidade final, por isso a linha de frangos Sabia Bio conta com a parceria de quatro famílias granjeiras que possuem certificado internacional de Bem Estar Animal e investem em ração 100% vegetal, sem uso de antibióticos e melhoradores de desempenho.
Além disso, para transmitir mais confiabilidade, todos os produtos da linha Sadia Bio contam com um código de rastreio em suas embalagens que, ao acessar o site, informam exatamente de qual família veio o seu frango.
Se você deseja fazer alterações restritivas em sua dieta ou um cronograma alimentar de longo prazo, nutricionistas e nutrólogos são os profissionais mais indicado para o fim.

3 - Diminua o sal e o açúcar da comida
O sal branco e o açúcar refinado são itens praticamente indispensáveis para algumas pessoas, mas, no Brasil, a utilização de ambos é exagerada. Esse excesso, porém, pode trazer malefícios para a saúde, como aumento da pressão arterial, risco de diabetes, sobrecarga dos rins e candidíase recorrente.
Que tal investir em trocas mais saudáveis? No lugar do sal, experimente temperar a comida com especiarias e ervas moídas, tais como orégano, alecrim, sálvia, tomilho, salsa, pimenta, curry, noz-moscada ou outras de sua preferência. Se no primeiro momento você sentir muita falta do sal, tenta misturar as ervas ao sal rosa.
Já para adoçar sucos, chás e cafés, experimente o açúcar mascavo, que é proveniente da cana de açúcar e mais saudável, ou outras opções. Uma outra dica é ficar de atento aos produtos industrializados, eles também costumam ter uma quantidade de açúcar e sal acima das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), desse modo, é importante priorizar alimentos in natura.

4 - Não deixe o sono de lado
É durante o sono que o corpo descansa, repara uma série de funções, faz a síntese de hormônios e, claro, se prepara para o dia seguinte. Por isso a privação do sono é maléfica para o coração, cérebro e organismo como um todo. Um adulto precisa de de sete a oito horas de sono por noite, então tente se programar para ir para a cama todos os dias no mesmo horário, criando assim uma rotina.

5 - Beba água - de verdade
Seja sincero consigo mesmo: como está seu consumo de água? Caso você esteja se perguntando porque a água é tão importante, lembre-se que 70% do corpo humano é composto por este líquido, sendo assim, ele ajuda a manter o corpo hidratado, filtra as impurezas, ajuda a controlar a pressão sanguínea, regula o intestino, entre outros benefícios.
É comum ouvir que o ser humano precisa beber dois litros de água por dia e o cálculo para saber se essa quantidade é mesmo ideal é baseada na seguinte conta: seu peso multiplicado por 0,03. Porém, melhor que saber um número exato, é criar o hábito de beber água regularmente.
A sede, por exemplo, pode ser entendida como um sinal de que o seu corpo está desidratando, portanto, para melhorar esse aspecto, deixe uma garrafinha de água na sua mesa do trabalho, no quarto e carregue uma na bolsa ao sair de casa.
Aos poucos, é possível cultivar pequenos hábitos e cuidados que transformam a sua saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário