sábado, 9 de maio de 2020

O que comer para melhorar o aspecto da pele, do cabelo e das unhas


Nutricionista aponta que estudos que analisaram hábitos alimentares de pessoas com acne mostraram deficiências de nutrientes

Uma alimentação desequilibrada em nutrientes pode deixar a pele mais oleosa ou muito seca, aumentar a queda de cabelo e deixar as unhas enfraquecidas

Alterações na rotina e a mudança dos hábitos alimentares podem estar ligadas diretamente com a saúde da nossa pele, cabelo e unhas. Uma dieta desequilibrada em nutrientes pode deixar a pele mais oleosa ou muito seca, acentuar a queda de cabelo e enfraquecer as unhas, deixando-as quebradiças. A boa notícia é que o contrário também vale: uma boa alimentação nos deixa com aspecto lindo e saudável.

O aumento de acne em tempos de confinamento tem sido  um relato frequente entre mulheres e homens também. Quando passamos por momentos de estresse e ansiedade, é normal consumirmos mais alimentos ricos em carboidratos simples e industrializados, o que causa impacto negativo na pele.

Um estudo do Centro Universitário de Volta Redonda analisou os hábitos alimentares de 30 pessoas com acne e 27 sem. Ao fazer a comparação do consumo de alimentos dos participantes, os pesquisadores notaram que  houve uma diferença significativa apenas no conjunto de pães brancos e biscoitos. Os indivíduos com acne ingeriram um terço a mais desse tipo de alimento do que os sem acne.

Para manter a saúde da pele, cabelos e unhas, é preciso garantir uma alimentação nutritiva, sem déficit de vitaminas e evitando ao máximo alimentos ricos em carboidratos simples e industrializados. Veja algumas dicas do que consumir para exibir uma aparência mais bonita e saudável:

Ovos, castanhas
A biotina, uma vitamina do complexo B, ganhou força no mercado de nutricosméticos por ajudar a melhorar a saúde da pele, unhas e cabelos. Isso acontece porque a  vitamina auxilia na síntese da queratina, uma proteína importante na saúde celular. Você encontra biotina de forma natural na gema do ovo e nas castanhas.

Peixes, linhaça
O ômega 3 contribui para a manutenção dos lipídios da pele e previne a acne. Além disso, combate processos inflamatórios e estimula a produção de elastina. Você encontra ômega 3 em peixes como sardinha e salmão, e na linhaça.

Laranja, limão, brócolis, tomate
A vitamina C é importante para a formação de colágeno, que contribui  para uma pele saudável e firme. Consumir alimentos ricos em vitamina C pode ser mais eficaz do que suplementar colágeno. Isso acontece porque ao consumi-lo em cápsulas, não temos garantia de que ele será usado para a pele. Alimentos ricos em vitamina C  são: laranja, kiwi, limão, acerola, brócolis, tomate, entre outros.

Integrais, queijos brancos
A deficiência de zinco e vitamina A também estão relacionados com a acne. Um estudo na Suécia analisou amostras de sangue de 173 pacientes com acne e do mesmo número de pessoas sem acne. Resultado: os pacientes com apresentaram níveis inferiores de vitamina A e zinco. Alimentos com boa quantidade de zinco são: frutos do mar, alimentos  integrais e castanhas. Para encontrar vitamina A consuma salmão, atum, queijos brancos e ovos.

É sempre importante lembrar: para garantir que sua alimentação está nutricionalmente  equilibrada, sem déficit de vitaminas, procure um nutricionista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário