quinta-feira, 21 de maio de 2020

9 alimentos para consumir em dias de gripe

Os nutrientes e vitaminas presentes em alguns alimentos ajudam a reforçar o sistema imunológico. Aprenda a fazer um chá para potencializar o sistema imune

As temperaturas mais baixas durante o outono e invernos contribuem para a vulnerabilidade do organismo, podendo resultar em gripes e resfriados. Por esse motivo, é importante manter uma alimentação equilibrada, seguindo uma dieta rica em vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes para deixar o sistema imunológico mais resistente a vírus e bactérias, assim, combatendo diversas doenças.

Além disso, se você quer se prevenir dessas doenças, o consumo dos nutrientes certos são essenciais. Para ajudar você a se livrar da gripe, nós selecionamos alguns alimentos que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a acelerar a recuperação. Confira:

1. Leites e derivados
O leite e seus derivados são excelentes fontes de cálcio, porém também possuem outros nutrientes que trazem diversos benefícios para saúde, como o potássio que é importante para o organismo como um todo.
"Iogurtes e leites são boas fontes de proteínas, nutriente importante para estruturar e fortalecer o sistema imunológico. Além disso, a partir da fermentação que ocorre na produção desses alimentos, são obtidos alguns micro-organismos que auxiliam no equilíbrio da composição de bactérias presentes no intestino e sua interação com o sistema imunológico", revelou Dra. Inarí Ciccone, nutricionista da Doctoralia.

2. Peixes ricos em ômega 3
Os peixes são fontes de diversos nutrientes, especialmente, o ômega 3, uma gordura poli-insaturada, que proporciona boa parte dos benefícios desse alimento. Desta forma, as espécies que têm maior quantidade deste lipídio serão as melhores para a sua saúde, como o salmão, sardinha e o atum.
"O ômega-3 é considerado um nutriente anti-inflamatório, também possui ação benéfica para fortalecer o sistema imune e reduzir os processos inflamatórios e potencializar a ação de defesa do organismo", comentou a nutricionista Inarí Ciccone.

3. Alho e cebola
Além de serem ótimo em trazer sabor para as comidas, esses alimentos são capazes de prevenir doenças e manter o organismo saudável. Estudos comprovam que o alho e a cebola podem prevenir e tratar doenças, como gripe, diabetes e até reduzir os riscos de câncer.
"O alho contém alicina, que é um poderoso inibidor do crescimento de microrganismos como fungos e bactérias" afirma nutricionista do Dr. consulta, Mariana Maciel. O alimento também pode ajudar a reduzir e diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite, podendo ser consumido junto a antibióticos.
O consumo desses alimentos contribui para que vias respiratórias se mantenham abertas e descongestionadas. O alho e a cebola são ricos em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.
"A cebola é da mesma família do alho. Ela é rica em compostos antioxidantes como as vitaminas A e C e quercetina. A quercetina também possui atividade antimicrobiana e também pode ter função anti-inflamatória, mas não propriamente antialérgica", completa a Dra. Marina Maciel.

4. Própolis
Você provavelmente já deve ter escutado a frase "Toma própolis que melhora" de algum familiar quando está com gripe. A verdade é que esse alimento produzido pelas abelhas é um poderoso antioxidante com ação antibiótica, isso porque é rico em aminoácidos, vitaminas e bioflavonoides.
O própolis possui ação antibacteriana e antiviral, contribuindo para o combate do vírus da gripe, além de previr o aparecimento de constipações, pneumonias, resfriados e doenças do aparelho respiratório.
"Devemos lembrar que a própolis não é um remédio milagroso para todos os males e, em função de suas propriedades, deve ser utilizada com cautela e só quando necessário", comenta o zootecnista Sílvio Lengler, professor de apicultura da UFSM (Universidade de Santa Maria, RS).

5. Limão e frutas cítricas
A vitamina C é um importante componente na fortificação do sistema imunológico, por isso o consumo de frutas cítricas é um excelente alimento a ser consumido em dias de gripe.
"O limão é riquíssimo em vitamina C, composto muito presente nas reações de produção das células de defesa do organismo, além de também possuir ação antioxidante (neutralizar os compostos que prejudicam a integridade da célula). Para manter um organismo resistente e com um bom sistema imunológico, é indicado a prática de tomar o suco de 1 limão com um pouco de água ao acordar, em jejum" revela a nutricionista Inarí Ciccone.

6. Gengibre
Com inúmeros benefícios, o gengibre é um ótimo alimento para aliviar incômodos, como dores de garganta, gripe, resfriados, já que apresente uma forte ação bactericida e anti-inflamatória.
"O gengibre contém gingerol, um composto com propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras, sendo muito útil no combate ao estado gripal", declara Mariana Maciel.

7. Chá branco e chá verde
Consumir chás em dias de gripe é ótimo para ajudar a acabar com aquela sensação de derrota. Esses chás são derivados da planta Camellia sinesis, se destacando por ser forte ação antioxidante e no combate de gripes.
"O chá branco contém catequinas, que são substâncias também presentes no chá verde, possuindo forte ação anti-inflamatória e fortalecedora do sistema imunológico, sendo útil por isso, no processo de combate uma gripe", disse a nutricionista do Dr.consulta, Mariana Maciel.

8. Oleaginosas
Castanha-do-pará, nozes e amêndoas são apenas algumas das oleaginosas que trazem vários benefícios para a saúde. Afinal, elas são fontes de gorduras boas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que protegem o coração e tem um efeito anti-inflamatório.
"Assim como os peixes ricos em ômega, as oleaginosas contêm ácidos graxos e também podem ser fontes de outros antioxidantes como o selênio e vitamina E.", comentou a Dra. Mariana Maciel

9. Cenoura
Rica em vitamina A e C, a cenoura contribui para o aumento da imunidade do organismo e no combate de infecções. Diversos benefícios relacionados ao consumo da cenoura já foram comprovados por pesquisadores, então se você está buscando um alimento que te faça sentir melhor da gripe, a cenoura é uma boa escolha.
"Cenoura, abóbora, rúcula, agrião e alimentos de cores alaranjadas e verdes escuras possuem uma elevada quantidade de vitamina A, composto com ação importante na produção de células do sistema imune, e também possui ação antioxidante. Esses alimentos devem estar presentes na alimentação diária para fortalecer o sistema imune, e ainda mais nos dias com gripe e infecções. A cenoura em si, também possui ação anti-inflamatória", afirma a nutricionista Inarí Ciccone.

Receita de chá para gripe
A Dra. Inarí Ciccone, nutricionista da Doctoralia, revelou uma receita de chá que ajuda potencializar o sistema imune, sendo uma excelente opção para ser consumida em dias de gripe. Aprenda:
Ferva por 5 minutos 2 dentes de alho e 2 pedaços de gengibre sem casca. Depois, coe, adicione 1 limão espremido e 1 colher de sobremesa de mel de folha de laranjeira. Basta beber em seguida antes de dormir ou ao acordar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário