segunda-feira, 11 de maio de 2020

Remédio caseiro para tosse: 12 opções aliviam o sintoma


Por mais que a causa precise ser tratada, essas opções amenizam o incômodo

A tosse sempre é sintoma de outros problemas de saúde, mas por vezes é o último sinal a ir embora.

O tratamento definitivo da tosse sempre será de acordo com a causa. Mas uma vez que as recomendações médicas estejam sendo seguidas, é possível recorrer a remédios caseiros para tosse não ser o último sintoma a permanecer.

Veja os tratamentos caseiros para tosse indicados por nossos especialistas:

1. Inalação com eucalipto, hortelã e pinheiro
Inalações são uma ótima opção de remédio caseiro para tosse, principalmente se forem feitas com as ervas certas. "Eucalipto, hortelã e pinheiro são plantas com ação de eliminação de muco leve e podem ajudar em alguns quadros de tosse com catarro em que a secreção espessa é difícil de ser eliminada", explica o otorrinolaringologista Eduardo Magri, da rede de hospitais São Camilo, em São Paulo.
Cuidado! No entanto, é preciso tomar cuidado na dose usada de essenciais nestes procedimentos. "Esse excesso pode irritar a mucosa do nariz e da garganta em vez de causar um alívio", alerta o especialista.

2. Suco de guaco com cenoura
A erva medicinal guaco é frequentemente indicada como remédio caseiro, inclusive da tosse. "O guaco melhora a respiração e contribui no combate da tosse, gripes e resfriados, pois tem ação anti-inflamatória", explica a nutróloga Andreia Guarnieri.
Já a cenoura é rica em antioxidantes, como os betacarotenos, que potencializam a ação do suco de guaco.
Cuidado! "O guaco deve ser evitado por gestantes e mulheres com fluxo menstrual intenso, por ser anticoagulante", ressalta a especialista. Pelo mesmo motivo, quem usa anticoagulantes deve evitá-lo. Mesmo pessoas sem essas contraindicações devem maneirar no alimento, que pode provocar vômitos e diarreia quando em excesso.

3. Chá de gengibre
O gengibre é uma raiz cheia de propriedades, por isso que o chá de gengibre é frequentemente usado como remédio caseiro, inclusive para tosse. "Esse alimento tem ação antibacteriana e é um antiviral e anti-inflamatório natural. O consumo do chá ajuda a hidratar as cordas vocais, o que auxilia na melhora da tosse", considera Andreia.

4. Mel
O mel também é um remédio caseiro para tosse antigo, e isso tem sua razão de ser. "Ele é benéfico principalmente em casos de tosse mais seca, pois consegue proteger as mucosas da garganta e diminuir a irritação local", frisa a especialista.
Tanto que um estudo publicado na revista científica Pediatrics, feito com 300 crianças de 1 a 5 anos com tosse noturna, mostrou que ele ajudava a reduzir a inflamação e melhorar o sono.

5. Alcaçuz
A raiz do alcaçuz é considerada um potente expectorante, o que a torna um remédio caseiro para tosse. "Ela também alivia a irritação na garganta, pois contém uma substância chamada glicirrizina, que atua como um sedativo na mucosa da traqueia", explica a nutróloga.

6. Canela
Esta especiaria é considerada um remédio caseiro interessante para tosse, por diversos motivos. "Ela tem ação bactericida, antiviral e antioxidante, além de proporcionar um efeito secante e expectorante nas mucosas", acredita a especialista.

7. Chá de urtiga
A urtiga tem diversos componentes nutricionais que a tornam um remédio caseiro para tosse. "Ela possui propriedades adstringente, anti-histamínica e diurética, aliviando os sintomas de tosses, inclusive com catarro", frisa a nutróloga Andreia.

8. Abacaxi
A bromelina, enzima presente no abacaxi, é o princípio ativo deste remédio caseiro para tosse, por ser anti-inflamatória, ensina Andreia. Para completar, ele é fonte de vitamina C, que turbina o sistema de defesa do corpo.

9. Chá de amor-perfeito
Esta erva, quando consumida em chá, tem propriedades ideias para um remédio caseiro para a tosse. "Oferece propriedades calmantes, ajudando a reduzir a tosse seca e a fortalecer o sistema imunológico", explica a especialista.

10. Xarope de agrião
O agrião é um vegetal interessante para quem está com tosse, podendo servir como um bom remédio caseiro. "Ele contém uma substância chamada gluconasturcósido, que tem ação antibacteriana", ensina Andreia.
Além disso, suas boas quantidades de vitaminas C e A, ferro e potássio o tornam um aliado do sistema imunológico.

11. Chá de tomilho
O tomilho é anti-espamódico, o que pode ajudar bastante quem está com tosse. "O chá é excelente para auxiliar na eliminação do catarro, alívio da congestão nasal e da dor e inflamação da garganta", ensina Andreia Guarnieri.

12. Chá de alteia
Também conhecida como malva-branca, malva-do-pântano, malvaísco ou malvarisco, a alteia é um remédio caseiro comum para tosse, por possuir propriedades anti-inflamatórias e sedativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário