quarta-feira, 9 de setembro de 2020

5 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade


Proteger a imunidade em tempos de pandemia pode ser mais fácil do que muitos imaginam

Com alguns alimentos presentes na rotina é possível fortalecer a imunidade e evitar muitos problemas de saúde. A nutricionista  Thaise Costa, da Tia Sônia, separou cinco alimentos para não deixar de incluir no prato quando o assunto é imunidade. Confira!

OLEAGINOSAS
Oleaginosas é o nome dado para um grupo formado por castanhas, nozes, amêndoas e óleos vegetais. "Esses alimentos são ricos em vimatina E, zinco, selênio, e possuem ação antioxidante, que combate os radicais livres, responsáveis por causarem doenças, o envelhecimento e atingir o sistema imunológico" afirma Thaise.
Mas é preciso ficar atento para o consumo em excesso desse grupo de alimentos. Segundo a nutricionista, consumir em grandes quantidades pode ser prejudicial ao corpo. "Por serem ricos em gorduras, o consumo em excesso pode levar ao aumento de peso. Além disso, o selênio, presente nesses alimentos, quando consumido em grande quantidade e em excesso, pode ser prejudicial para a saúde.

LEGUMINOSAS
Feijão, grão-de-bico, ervilha e soja são alguns exemplos dos alimentos que podem ser encontrados nesse grupo que se destaca pela grande quantidade de zinco, um nutriente que combate doenças que prejudicam o sistema imunológico. Thaise ainda destaca outros benefícios. "Além do zinco eles possuem muita fibra e aumentam a resistência a infecções, previnem anemia, fortalecem os ossos e auxiliam o sistema nervoso".

CEREAIS INTEGRAIS
Os cereais integrais, assim como as leguminosas, também são ricos em zinco. Aveia, trigo, arroz e diversos tipos de farinha entram nesse grupo fonte de fibras, nutrientes, minerais e vitaminas.
Segundo a nutricionista da Tia Sônia, o consumo desses alimentos é simples de ser introduzido no dia a dia. "Para ir se acostumando com os produtos integrais, vá acrescentando aos poucos nas refeições. Consumir nos lanches da tarde com biscoitos e barras de cereais e optar pelo arroz feito com cereais integrais para as refeições mais completas, são hábitos que vão se tornando comuns e, assim, é possível ir introduzindo outros alimentos desse grupo na rotina".
Os benefícios desse grupo também são muitos para a saúde. "Por ajudarem na regulação de insulina, diminuem as chances de surgirem doenças como o câncer e diabetes, também oferecem a sensação de saciedade, o que auxilia no controle do peso. De forma geral, beneficiam o sistema nervoso e imunológico".

ÓLEO DE COCO
O óleo de coco é um produto muito versátil, pode ser usado tanto para alimentação, quanto para estética, por exemplo. "O óleo de coco possui dois ácidos muito importantes, o láurico e o cáprico, essas substâncias têm a capacidade de aumentar o sistema imunológico, tornando inativas bactérias, vírus e fungos. O ácido láurico também auxilia no emagrecimento. Além disso, o óleo de coco possui poder anti-flamatório.", explica Thaise.
E quanto a beleza? Quais são os benefícios que esse óleo pode trazer? "Ele pode ser um hidratante excelente tanto para a pele do rosto quanto para o cabelo, unhas e lábios. Existem diversas receitas na internet que utilizam o óleo de coco para beneficiar essas partes do corpo" afirma a nutricionista.

IOGURTE
O iogurte é um grande aliado da flora intestinal, pois ajuda a recompor as bactérias que fazem bem, os famosos probióticos. Segundo a profissional, essa é uma parte importante para manter o bom funcionamento do sistema imunológico. "Os probióticos possuem papel fundamental na expulsão das bactérias ruins, automaticamente contribuindo para aumentar a imunidade.
Outra vantagem desse alimento é que ele consegue até promover a sensação de bom-humor, pois o intestino funcionando bem, a quantidade de serotonina produzida é muito maior, o que causa essa sensação. Quando for comprar escolham por iogurtes com probióticos ou iogurte natural, com o mínimo de ingredientes possíveis, são mais saudáveis".


Nenhum comentário:

Postar um comentário