segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Bebidas alcoólicas podem engordar e atrapalhar seus treinos


Consumo exagerado de álcool traz prejuízos ao rendimento físico durante a prática de exercícios

Um dos desafios para quem buscou se manter ativo e saudável na quarentena foi equilibrar a alimentação e a prática de atividade física. Mesmo com o começo da flexibilização, a equação muitas vezes não é fácil de resolver: ficar em casa, além de poder comprometer a dieta, pode limitar a forma de se exercitar.

Diante dessa realidade, uma dúvida comum é se o consumo de bebidas alcoólicas pode influenciar no ganho de peso ou na performance física. Antes de responder essa pergunta, é preciso reforçar que a ingestão de álcool e suas consequências à saúde são complexas, uma vez que variam de acordo com diversos fatores individuais e diferentes aspectos do beber.

Isso significa que pessoas com o mesmo hábito de consumo podem ser impactadas de formas bem diferentes, conforme suas características pessoais, motivação de uso ou se já apresentam alguma complicação de ordem emocional. Posto isto, serei direto: o álcool pode atrapalhar a dieta e não é só por conta do teor calórico das bebidas.

Como o álcool atrapalha o emagrecimento
Um estudo publicado na revista científica Health Psychology mostrou que o álcool leva ao aumento do total de calorias ingeridas, mesmo excluindo-se o valor calórico da bebida - ou seja, beber pode fazer com que você coma mais do que o planejado. Isso ocorre porque o álcool age no controle inibitório, isto é, na capacidade de controlar impulsos.

Mas, aqui, cabe uma ressalva muito importante: umas das recomendações básicas para um adulto que decide beber é alimentar-se. Beber com o estômago vazio é uma péssima escolha. Isso potencializa os efeitos do álcool, pois ele acaba sendo absorvido mais rapidamente pelo organismo.

Agora, falando em calorias, vale a informação de que cada dose de álcool fornece, pelo menos, 98 calorias (considerando que uma dose de bebida alcoólica corresponde a 14g de álcool puro e cada grama de etanol fornece 7 calorias). Claro, dependendo do tipo de bebida, do seu padrão de consumo e quais alimentos estão acompanhando essa bebida, o número de calorias ingeridas aumenta.

Prejuízos para quem faz atividade física
Já para quem faz atividade física, é importante alertar que o álcool, especialmente quando consumido de forma abusiva, pode prejudicar o desempenho por comprometer habilidades psicomotoras, como equilíbrio, coordenação e tempo de reação. Outros efeitos são:

Redução da reserva de açúcar do corpo (glicogênio), essencial para produzir energia para o exercício, o que pode levar a uma queda de desempenho

Aumento do hormônio cortisol e diminuição da testosterona, que influenciam nos níveis do hormônio do crescimento, essencial para a construção e o reparo do tecido muscular
Aumento da produção de urina, pelo fato de ser diurético, levando à desidratação precoce e aumentando o risco de lesões

Além disso, é importante ressaltar que a prática de atividade física também traz benefícios ao tratamento de problemas relacionados ao uso de álcool. Diversos estudos demonstraram que os exercícios físicos conseguem reduzir a fissura pelo álcool e os estados emocionais negativos, como sintomas depressivos e de ansiedade, que são comuns em pessoas que apresentam

Avalie quais são os resultados que você quer atingir. Se a meta for ousada, ela vai exigir de você um comprometimento maior - não somente em relação à diminuição ou restrição do consumo de álcool, mas também na adoção de hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercícios para se manter ativo. Informe-se e busque ajuda profissional para fazer essas escolhas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário