quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Estudo aponta novos papéis para a vitamina C na saúde

 


A vitamina C pode reduzir a capacidade de multiplicação de bactérias e fungos

 

A vitamina C é importante para o corpo, conhecida principalmente pela sua função na imunidade e no auxílio na produção de colágeno. E parece que seus proveitos não param por aí.

 

Um novo estudo apontou novas funções para o nutriente, tanto na saúde quanto na agricultura. A pesquisa sugere que a vitamina C também é capaz de reduzir a oxidação de proteínas existentes nas células dos seres vivos. Os cientistas fazem parte do Centro de Pesquisa de Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma), ligado à Universidade de São Paulo (USP).

 

Por meio de experimentos em laboratório, os pesquisadores encontraram indícios de que a velocidade da reação desse processo de oxidação de proteínas é mais frequente quando as células estão em locais com altas concentrações de vitamina C, como nas plantas, por exemplo.

 

Na saúde, os resultados desse estudo poderão ser usados em fórmulas para reduzir a capacidade de se multiplicar de bactérias e fungos.

 

Novas funções da vitamina C

Segundo o professor Luis Eduardo Soares Netto, do Instituto de Biociências (IB) da USP, os resultados do estudo apontam novos papéis para a vitamina C na saúde.

 

Em bactérias, por exemplo, há uma enzima que só pode ser reduzida através do ascorbato, forma ionizada da vitamina C (ácido ascórbico).

 

Para Soares Netto, esse processo pode ser relevante para saúde, ajudando a desvendar novos mecanismos associados com capacidade destas bactérias se multiplicarem e gerarem doenças. "Dessa forma, a redução pode contribuir também para entender os processos ligados à virulência de fungos", conclui.

 

Ele ainda lembra que o consumo de vitamina C é responsável por vários processos no organismo, como a síntese de colágeno e a redução de proteínas.

 

"Obter vitamina C através da alimentação não tem efeitos colaterais", ressaltou o professor, para o Jornal da USP, que completa: "Já quando isso é feito por meio de suplementos, é preciso cuidado".

 

Como foi feito o estudo

A pesquisa analisou, através de experimentos realizados em laboratório, oxidações que acontecem com proteínas que contêm tióis. "O produto dessa oxidação é o ácido sulfênico", explicou o professor.

 

Através de testes feitos pelos pesquisadores, foi apontado que a vitamina C reverte esse processo de oxidação das proteínas, com o ácido sulfênico voltando a sua forma original, os tióis.

 

"Esses tióis voltam a ter a capacidade de impedir a oxidação de moléculas existentes nas células, como o DNA e os lipídios da membrana celular", conclui o professor Soares Netto.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/noticias/36731-estudo-aponta-novos-papeis-para-a-vitamina-c-na-saude - Escrito por Redação Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário