quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Quatro pequenas mudanças para voltar a ter equilíbrio na alimentação

 


O cérebro não gosta de sair da rotina, pois faz ele gastar mais energia do que gostaria. Mas vale a pena tentar um passo por vez

 

Hoje em dia, comer sem culpa é um ato revolucionário. Se você se sente livre para comer o que quiser, de forma equilibrada, faz parte de um grupo muito pequeno de pessoas que estão fora de um contexto de terrorismo nutricional. O desequilíbrio acontece quando tratamos tudo com extremismo e criamos regras alimentares muito rígidas.

 

Aquele velho ditado "tudo que é bom, é proibido" se encaixa muito bem nessa visão distorcida que temos da alimentação. O bom, o gostoso, não deveria ser proibido, mas acabamos perdendo a noção do que é equilíbrio, não temos mais consciência do que comemos, nos culpamos, ficamos ansiosos, e tudo em excesso não é saudável.

 

Então, deixo aqui quatro dicas para te ajudar a dar os primeiros passos em direção a uma vida com mais leveza e equilíbrio na alimentação:

 

Comece com metas pequenas

Não dê um passo maior que o tamanho das suas pernas. Quanto mais distante tiver o alvo, mais difícil será de mirar e acertar. E se não der certo, maior será a frustração. Comece com objetivos pequenos, palpáveis e que, quando alcançados, te estimulem a continuar.

Por exemplo: se você toma refrigerante todos os dias, um objetivo ineficaz é querer, do dia para a noite, parar de tomar. Você não vai resistir muito tempo, e pensará que não tem força de vontade o suficiente. Talvez o melhor seja, num primeiro momento, reduzir a quantidade diária ou até tomar dia sim, dia não. E gradativamente, no seu tempo, de forma sutil, você vai se livrando de um hábito que não melhora a sua saúde. Lembre-se: o bom não é inimigo do ótimo. Pequenas mudanças são sempre bem-vindas.

 

Não desista quando houver deslizes

Entender que durante o processo irão ocorrer deslizes e saber lidar com eles é fundamental. Não se sentir fracassada só porque comeu um chocolate a mais e aceitar que está tudo bem é muito importante. Não jogue tudo para o alto no primeiro escorregão. Não seja tão severa consigo mesma.

Comeu ou bebeu algo que não estava planejado ou em quantidade maior do que deveria? Não conseguiu ir à feira e comprar tudo orgânico? Não conseguiu cozinhar na semana, e terá que apelar para sanduíches em casa? Tudo bem, organize para que na próxima vez não aconteça, mas deixe isso de lado: tá tudo certo. Bola pra frente, e segue no teu rumo!

 

Entenda que o processo demora

O cérebro não gosta mudanças: isso faz ele gastar mais energia do que  gostaria. Por isso, tenta sempre te levar a fazer as mesmas coisas de sempre. Tá entendendo porque o processo de mudança é difícil? É lento e demorado mesmo, e a gente precisa aceitar e tomar consciência de que com passinhos suaves e sutis vai dar certo.

As mudanças na nossa vida acontecem de duas formas: na dor ou no amor. Porque associar algo tão incrível como a alimentação à dor, ao sofrimento, à culpa e à restrição? Associe ao amor, ao positivo, à mudança de hábitos e perceba todas as pequenas mudanças na sua vida. Faça escolhas consciente e coerentes com o seu propósito.

 

Manter o hábito maior parte do tempo

Isso é o que eu falo de equilíbrio e leveza. Achar o caminho do meio entre o que você deseja e o que você precisa, entre a sua vontade e a sua necessidade. Ter hábitos que trazem saúde, a maior parte do tempo, faz com que tenhamos liberdade para consumir outras coisas que, talvez, não tragam tantos nutrientes, mas que nutrem outras partes do nosso ser.

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/fitness/noticia/2020/08/quatro-pequenas-mudancas-para-voltar-a-ter-equilibrio-na-alimentacao-ckehaikfk0020013l2ioqun1c.html - Raquel Lupion - shock / stock.adobe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário