sábado, 26 de setembro de 2020

Cinco alimentos da primavera que prometem fazer a diferença na sua dieta

 


Comer alimentos sazonais é uma boa forma de variar o aporte nutricional da sua alimentação

 

A primavera já fez a sua estreia e, com a chegada da nova estação, novas frutas e verduras sazonais ganham mais espaço no cardápio.

 

Comer alimentos da estação é uma boa forma de variar o aporte nutricional da sua dieta, já que você irá aproveitar opções diferentes a cada ciclo. Além disso, frutas, verduras e legumes de cada época do ano têm menor necessidade de agrotóxicos ou intervenções externas, uma vez que o desenvolvimento e o crescimento  estão favorecidos.

 

Separei cinco alimentos da primavera para você ficar atenta na hora das compras e conhecer as suas principais características.

 

Abacaxi

A fruta característica do clima tropical é fonte de nutrientes e muito versátil. É rica em vitamina C, A e do complexo B, além de ter muitas fibras e minerais como o potássio. A bromelina, um composto encontrado no abacaxi, auxilia no processo de digestão, aumentando os efeitos das enzimas digestivas. Por ter boa quantidade de vitamina C, contribui com o aumento da imunidade e diminui a predisposição a inflamações.

Consumir a fruta pura já é uma delícia, mas você pode usar a criatividade e criar novas receitas e preparações. O abacaxi assado com canela é um clássico e vai bem como sobremesa ou lanchinhos intermediários.

 

Mamão

Uma das frutas mais consumidas no Brasil, o mamão é o queridinho do café da manhã de muitas pessoas. É rico em fibras - importantes para o bom funcionamento do intestino, pois garantem a saúde da sua flora intestinal. Também tem vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico, e vitamina A,  auxiliando na saúde de unhas e cabelos, assim como na da pele. Conta com uma enzima conhecida como papaína, que auxilia na digestão e na absorção de nutrientes pelo organismo.

Você pode consumir o mamão em smothies e shakes para dar cremosidade a sua bebida!

 

Batata-doce

A favorita da galera fitness também brilha na primavera. Rico em fibras, é um carboidrato de ótima qualidade e opção para refeições principais. Também é fonte de ferro, potássio, ácido fólico e vitaminas A, B, C, K e E. A batata-doce também contém também propriedades anti-inflamatórias. A pectina presente neste alimento ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo  doenças cardiovasculares e suas complicações.

Além das formas tradicionais de preparo, experimente usar a batata-doce em panquecas, bolinhos e até shakes!

 

Brócolis

O brócolis é um alimento com baixa densidade calórica - ou seja, poucas calorias em uma quantidade grande. Com isso, é uma opção para ajudar na saciedade. Outro fator que ajuda na hora de driblar a fome é a quantidade de fibras presente na composição. É rico em ferro, sendo uma ótima opção para prevenir anemia. O brócolis conta também com um antioxidante conhecido por sulforafano, que estimula a produção de enzimas que são desintoxicantes naturais do organismo.

Pode ser inserido como estrela principal em preparações no forno ou como recheio de muffins e panquecas.

 

Espinafre

Por falar em alimentos que ajudam a prevenir a anemia, o espinafre também é uma ótima opção! Mas, para ajudar na absorção deste mineral, é importante associar algum alimento fonte de vitamina C na hora de consumir. Além disso, o espinafre conta com boas quantidades de fósforo, cálcio, vitaminas do complexo B e vitamina A.

Tem sabor bem característico e harmoniza com uma deliciosa omelete ou na massa de panquecas salgadas. E por que não no suco verde? Para potencializar a absorção dos nutrientes, é interessante submeter as folhas ao processo de branqueamento: aferventar de dois a três minutos e, em seguida, resfriar em água bem gelada.

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/fitness/noticia/2020/09/cinco-alimentos-da-primavera-que-prometem-fazer-a-diferenca-na-sua-dieta-ckfee2rsp002w014knnjl0ipz.html  - Paula Pinto - pilipphoto / stock.adobe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário