quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Estratégias para resolver a insônia de forma natural


Estratégias simples ajudam a lidar com o distúrbio que impede uma boa noite de sono

 

A insônia é um distúrbio do sono que prejudica e impede que uma pessoa adormeça com facilidade. Ela pode ser causada por diferentes motivos, como: estresse, ansiedade, depressão, doenças (artrite, doenças cardíacas, pulmonares, doenças neurológicas), alimentação, uso de bebidas alcoólicas, cafeína e outros fatores diversos.

 

"A insônia tem várias causas e, se conseguimos identificá-las, fica mais fácil tratá-la. Alguns quadros de insônia não têm causas tão comuns como é o caso do hipertireoidismo. Porém, uma vez que se trata a tireoide, a insônia melhora", diz Rosana Cardoso Alves, neurologista e especialista em Medicina do Sono do Grupo Fleury.

 

A médica ainda lembra que boa parte dos quadros de insônia tem como desencadeadores componentes psicológicos e comportamentais. A pandemia de COVID-19 é um exemplo. "Todo estresse que estamos passando por questões da pandemia e mudanças de hábitos influencia. Cada pessoa tem a sua suscetibilidade, mas aquela que é mais ansiosa vê as notícias e leva para a cama essas preocupações", comenta Rosana.

 

Tratamento naturais para a insônia

Normalmente, o tratamento de insônia é feito com o uso de alguns medicamentos, como os ansiolíticos e antidepressivos, além da psicoterapia. Porém, alguns métodos naturais podem ajudar no tratamento da insônia. Veja alguns deles:

 

Cromoterapia

 

A cromoterapia usa cores para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Entre os tons que podem ajudar no alívio da insônia está o azul, cor que atua como um calmante.

 

Segundo Daniel Alan Costa, naturopata, diretor da Escola Brasileira de Naturopatia e professor de Fitoterapia do curso de pós-graduação da USP, é importante a avaliação de um profissional cromoterapeuta para encontrar qual é a causa da insônia e indicar a cor e a forma de uso mais adequada.

 

Aromaterapia

 

A aromaterapia é outra opção natural para tratar a insônia. O método usa aromas de essências e óleos essenciais para o tratamento de doenças.

 

Entre as essências possíveis para a insônia está a de lavanda, que tem ação calmante e já possui uso comprovado para dor de cabeça, agitação, TPM, cólicas menstruais, ansiedade e depressão, segundo Alan Costa. Outros óleos que ajudam a aliviar o estresse são:

 

mandarina

bergamota

laranja doce

Camomila romana

valeriana

manjerona

ylang-ylang

manjericão

Patchouli (Pogostemon cablin)

cedro

Mentha arvensis

eucalipto

óleo de Gerânio

Salvia sclarea

O uso dos óleos essenciais deve ter apenas alguns cuidados, por exemplo: eles não podem ser usados diretamente na pele e ingeridos. Dessa forma, a orientação é inalar o produto direto de seus recipientes ou diluí-lo em difusores.

 

"Por se tratarem de compostos extremamente concentrados (um óleo tem, em média, 300 substâncias e uma gota equivale, em média, a 30 xícaras de chá da planta), não recomendamos por exemplo a ingestão de óleos essenciais. Eles também devem ser sempre utilizados diluídos numa concentração de, no máximo, 3%", diz o especialista.

 

Outro cuidado importante é saber o histórico da pessoa que irá usar o produto. "Alguns óleos essenciais são 'hormônio like', ou seja: ocupam os receptores de determinados hormônios e agem como eles. É o caso da Salvia sclarea, que tem a função do estrógeno (um hormônio feminino e não deve ser utilizado por pacientes com histórico de cânceres", completa.

 

Fitoterapia

 

A fitoterapia é um método que usa plantas em chás, por exemplo, para o tratamento de problemas de saúde. No caso da insônia, os chás recomendados são:

 

Erva-cidreira

Erva-doce

Macela

Passiflora

Camomila

Mulungu

Valeriana.

O uso dos chás como tratamento para a insônia deve ter atenção em alguns casos. "A camomila pode interagir com anticoagulantes, portanto não devem ser usados por quem faz uso desta classe de medicamentos. A Valeriana, devido a alguns constituintes químicos, como os alcaloides, deve ser usada com cautela", pontua o especialista.

 

Cristaloterapia

 

A cristaloterapia, ou terapia com os cristais, consiste em equilibrar o corpo com a ajuda de pedras terapêuticas. Uma forma de se trabalhar com os cristais é através da disposição das pedras sobre o corpo, que pode ser sobre a área tratada ou sobre chakras (importantes centros de energia que regulam a saúde em níveis mais sutis).

 

"Podemos ainda ter o uso de elixir de cristais, que é a preparação de água potencializada com a energia dos cristais", explica o naturopata.

 

Entre os cristais recomendados para casos de insônia, destacam-se:

 

ametista

pirita

lápis-lazuli

azurita

quartzo azul e verde

sodalita

água-marinha

Florais de Bach

 

Os Florais de Bach são fórmulas naturais produzidas a partir de 38 essências de plantas e flores, pesquisadas pelo médico inglês Edward Bach na década de 1930, que ajudam a complementar o tratamento de alguma doença ao colocar o corpo em contato com a origem de seu sofrimento.

 

Desse modo, os florais ajudam na insônia na medida em que atuam no tratamento da ansiedade, trazendo melhorias emocionais para quem lida com o transtorno. É importante, porém, sempre buscar ajuda terapêutica para saber qual é a fórmula personalizada para cada caso.

 

Meditação

 

A meditação é uma técnica de concentração que traz uma série de benefícios à mente e ao corpo. Entre eles está a melhoria da qualidade do sono, já que a técnica treina o foco no momento presente. Quando essa presença está em desequilíbrio, problemas como projeções de ações, ansiedade e angústias podem aparecer - ocasionando quadros de insônia.

 

Métodos naturais funcionam para a insônia?

É importante destacar que nem todos os métodos naturais possuem comprovação científica. É o caso, por exemplo, do uso de florais de Bach e cristais, segundo a neurologista Rosana. "Alguns pacientes usam, mas não sabemos se é efeito placebo. Não há evidências científicas", diz a médica.

 

A fitoterapia, por outro lado, carrega algumas pesquisas sobre o uso de plantas como a valeriana e a passiflora, "mas são trabalhos com casos pequenos, então não são evidências robustas", pontua a neurologista.

 

Dessa forma, a indicação é que o uso de métodos naturais seja um complemento ao tratamento tradicional da insônia - não o único e principal para o quadro de distúrbio do sono.

 

"É um método complementar. Dependendo da causa, é preciso agir nela. Se a pessoa tem depressão, por exemplo, é preciso a psicoterapia e usar medicamentos antidepressivos", diz Rosana.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/37265-estrategias-para-resolver-a-insonia-de-forma-natural - Escrito por Maria Beatriz Melero - Redação Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário