sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Lavar as mãos pode salvar vidas e evitar contaminação por doenças


A correta higienização das mãos sempre foi importante. Desde pequenos, formos ensinados a lavar as mãos ao chegar da rua, a lavar as mãos antes de comer e manipular alimentos, após ir ao banheiro, jogar o lixo doméstico fora, entre outros, tanto para adultos, quanto crianças, a fim de evitar infecções e proliferação de doenças. Hoje, esses cuidados vão muito além do que manter o nosso corpo limpo e a saúde livre de bactérias e microrganismos indesejáveis, é também uma forma de evitar proliferação e que mais pessoas sejam contaminadas com o COVID-19 (Coronavírus), que já tornou-se uma pandemia e assola o Brasil e o mundo.

 

Por isso, é bom alertar as crianças, conversar com elas e fazê-las se conscientizarem da importância da correta higiene, mas sem alarde, para não assustar. A meninadas deve saber da necessidade de se lavar as mãos para prevenir esse vírus e saber que é preciso fazer a correta higiene quando estiver na rua ou frequentar lugares públicos, bem como adotar alguns hábitos novos.

 

Algumas precauções podem ser tomadas, a exemplo de tomar cuidado ao pegar em objetos e locais que possam estar contaminados como, maçanetas de portas, botões do elevador, caixas eletrônicos, dinheiro, barras dos transportes públicos, etc. Uma boa dica é evitar pegar no celular em ambiente público, apertar as mãos de outras pessoas e abraçar ou dar beijo no rosto. Já são medidas preventivas para conter a propagação da doença.

 

Outra forma de prevenção é, se for espirrar, o ideal é fazê-lo com um lenço ou dentro da sua roupa, para não espalhar o vírus no ambiente, mesmo que seja uma simples gripe. Se não houver outra forma, espirrar em concha com as mãos e lavar em seguida, ou conter o espirro no ombro

 

Evite colocar as mãos no rosto e, se possível, passar álcool em gel quando estiver em lugar público. No entanto, na falta deste produto, correr e lavar as mãos com água e sabão neutro líquido ou sabão amarelo, o quanto antes e quantas vezes for necessário, além de enxugar as mãos e rosto com lenço e toalha descartável ou toalha própria. Nada de usar toalha que outras pessoas estejam usando também.

 

Para que haja a correta lavagem manual, é necessário pelo menos um minuto lavando até os pulsos, dedo por dedo, na parte interna e externa das mãos e dedos e esfregar as unhas com o sabão, ao centro da palma da mão, como se estivesse fazer um círculo com os dedos juntos.

 

Lembre-se, lavar as mãos com frequência e de forma correta pode salvar a sua vida e a de outras pessoas. Colaborar é uma forma de mostrar que você é consciente e de se solidarizar com outros indivíduos.

 

Fonte: https://www.bloguito.com.br/lavar-as-maos-pode-salvar-vidas-e-evitar-contaminacao-por-doencas

Nenhum comentário:

Postar um comentário