sábado, 30 de janeiro de 2021

Estilo de vida: como criar hábitos e cuidar da sua saúde


Ter uma vida saudável é um desafio e tanto, sendo uma das principais resoluções de ano novo das pessoas. Por isso, é importante conhecer como criar hábitos e cuidar da sua saúde de maneira correta, de modo a ter mais qualidade de vida e entender que apesar de demandar disciplina, a mudança de hábito não é algo impossível de alcançar.

 

No presente artigo trataremos dos principais pontos que devem ser colocados no cotidiano e que ajudam na garantia de mais saúde física e bucal, permitindo o funcionamento correto do organismo e até um resultado mais eficiente dos tratamentos como implantes dentarios.

 

A importância dos hábitos saudáveis

A vida cotidiana e corrida muitas vezes faz com que nos esquecemos da importância dos hábitos saudáveis.

 

Inclusive, muitas vezes vivemos como se a vida fosse automática. Desse modo não há tanta atenção ao consumo de alimentos, podendo ser ultraprocessados e em fast food, ou ainda à prática regular de exercícios ou a qualidade das relações interpessoais.

 

Entretanto, uma hora ou outra o resultado desses maus hábitos chegam.

 

Por isso é muito importante mudar a rotina, desde a escolha de fazer um procedimento dental como prótese sobre implante dentario para melhorar a autoestima e a digestão ou começar uma academia.

 

Esse tipo de atitude permite que o corpo consiga se recuperar da vida automática, trazendo mais qualidade para a saúde e rotina.

 

Assim, com hábitos saudáveis muitos benefícios são trazidos para o corpo, como:

 

Melhora da autoestima;

Diminuição dos sentimentos de depressão;

Melhora o sentimento de ansiedade;

Fortalece o corpo e imunidade;

Aumenta a resistência muscular;

Amplia a capacidade pulmonar;

Reduz o risco de doenças cardiovasculares.

 

Abaixo abordaremos alguns tópicos que contribuem para uma vida mais saudável e qualitativa, de modo a melhorar a saúde de forma integral, da saúde bucal até o coração.

 

Hábitos saudáveis para uma vida mais equilibrada

Existem muitos hábitos que podem ser agregados à rotina e que trazem mais equilíbrio para a vida. Abaixo abordaremos alguns dos principais tópicos.

 

Prática de atividades físicas

As atividades físicas são muito importantes para uma vida mais “agitada” e saudável, afinal, o sedentarismo é um dos vilões de uma vida cheia de qualidade e energia.

 

Ao mesmo tempo que traz mais energia para enfrentar o cotidiano, as atividades físicas previnem doenças e potencializam os resultados de tratamentos bucais como o aparelho ortodontico transparente.

 

Como a rotina de exercício físico é bastante complexa de ser internalizada, é preciso adicionar a rotina aos poucos, até para a melhor adesão do corpo.

 

Assim, o ideal é iniciar com atividades uma ou duas vezes na semana e, se possível, evoluir para a prática cotidiana.

 

Boa noite de sono

Uma vida saudável é aquela em que é possível dormir bem, ou seja, em que o momento de sono seja priorizado.

 

Afinal, a falta de sono acarreta muitos problemas, como mau humor, além de descontrolar as emoções, gerar problemas de memória e aumentar o risco de doenças como o derrame cerebral, obesidade e doenças cardíacas.

 

Cuidado com os dentes e da boca

A saúde bucal é fundamental para uma vida sadia e feliz, pois dentes amarelados, desalinhados e sujos, além de trazer doenças à boca, podem gerar baixa autoestima.

 

Por isso é preciso que seja feita a limpeza dos dentes e da boca três vezes ao dia, além do uso diário do enxaguante bucal.

 

Depois que os dentes estiverem limpos, é possível investir em procedimentos estéticos como a lente de contato dente que corrige imperfeições e torna os dentes mais brancos.

 

Cuidar da alimentação também permite uma vida bucal mais equilibrada, principalmente porque fortalece os dentes.

 

Deste modo, alimentos ricos em cálcio e ferro, como laticínios e verduras de cor escura, promovem o fortalecimento da boca e aumentam a resistência da estrutura dental.

 

Meditação

O corpo mantém uma relação direta com o cérebro, por conta disso, o cuidado da mente também é fundamental para manter a saúde física em dia.

 

Uma das formas de cuidar da mente são as técnicas de meditação, que podem oferecer cuidados saudáveis, curativos e terapêuticos.

 

Há muitas técnicas de meditação existentes, sendo uma das mais conhecidas a de mindfulness, que permite a melhora da concentração, relaxamento, desenvolvimento de criatividade, imaginação e resiliência.

 

A principal forma de começar a praticar esse tipo de meditação é realizar um minuto de silêncio todos os dias enquanto há uma concentração na respiração e regulação do corpo e mente, de modo a se encontrar com o próprio ser.

 

Esse processo, apesar de ser simples, contribui para a saúde mental, permitindo uma melhor qualidade de vida.

 

Assim, é possível compreender que para desenvolver hábitos saudáveis é preciso cuidar de muitas dimensões, abarcando a saúde bucal, física (com acompanhamento profissional para check-ups sempre que necessário) e mental.

 

Somente assim é possível viver uma vida longeva e com muita qualidade.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

 

Fonte: https://revistanovafamilia.com.br/estilo-de-vida-como-criar-habitos-e-cuidar-da-sua-saude - Karina OliveiraKarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário