quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Mitos e Verdades sobre saúde bucal


Pesquisas recentes comprovam que a saúde bucal tem relação com o corpo inteiro. Uma boca em más condições de higiene pode causar, além de doenças na região, problemas ou agravar outras partes do corpo.

 

Com a quantidade de informações que chegam até as pessoas, ter segurança no conteúdo que estamos lendo fica cada vez mais complicado. Por isso, consultar um profissional é sempre a melhor maneira para seguir as orientações corretas.

 

Pesquisas recentes comprovam que a saúde bucal tem relação com o corpo inteiro. Uma boca em más condições de higiene pode causar, além de doenças na região, problemas ou agravar outras partes do corpo. Incluindo principalmente doenças cardiovasculares e diabetes.

 

Pensando nisso, o cirurgião dentista, especializado em implantodontia, Dr. Arthur Iera, pontuou algumas informações que circulam pelainternet e se elas são verdadeiras ou não. Confira.

 

Mito - Escovar os dentes logo após a refeição

 

"Todos os nutrientes que você ingeriu na refeição voltam através de saliva cerca de 30 a 50 minutos depois da ingestão. Por isso, o recomendado é aguardar esse período para depois fazer a escovação. Assim, você equilibra o pH da região e evita problemas futuros", explica Arthur. 

 

Mito - Apenas alimentos açucarados auxiliam no surgimento das cáries

 

É dito com frequência que o consumo de alimentos açucarados causa cáries, mas a farinha branca e comidas com consistência pegajosa, também podem interferir na saúde dos seus dentes. Vale lembrar que esta é uma doença multifatorial. Por isso, fazer a escovação de acordo com as recomendações do seu dentista é fundamental para manter a higiene e saúde da região.

 

Verdade - Mulheres têm mais chance de perder os dentes do que os homens

 

‘‘Biologicamente, devido às condições hormonais que variam muito ao longo da vida, as mulheres sofrem mais com problemas dentários e, emespecial, com a perda dos dentes.‘‘, afirma Iera.

 

Verdade - Carvão ativado para clarear os dentes remove parte do esmalte dentário

 

O clareamento dental se tornou febre entre os brasileiros, mas muitos profissionais da área sugerem cautela no uso dos produtos que são oferecidos no mercado. A base de carvão, alguns deles podem remover detritos e de parte do esmalte dentário - camada responsável pela proteção dos dentes.

"Quando o clareamento é realizado no consultório, o profissional utiliza produtos químicos que são próprio para isso, por isso não há desgaste", explica Arthur Iera.

 

Fonte: https://corpoacorpo.com.br/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-rosto/mitos-e-verdades-sobre-saude-bucal/12986 - por Estela Lopes - Texto: Redação | Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário