sábado, 26 de junho de 2021

7 Cuidados essenciais com a pele no inverno


Sua pele precisa de cuidados redobrados para não ficar muito seca ou ainda mais oleosa no inverno. Veja o que fazer

 

No inverno o ar fica mais seco e os dias são mais curtos, com menos tem para aproveitar o sol. Tudo isso faz com que a sua pele passe por algumas mudanças, geralmente negativas, como o ressecamento e a descamação. Para contornar a situação e manter a pele saudável, você pode adotar alguns cuidados na sua rotina.

 

1. Evite água muito quente no banho

Quando está muito frio, dá vontade de tomar banhos escaldantes para aquecer o corpo. Mas, se tiver alguma preocupação com a sua pele do corpo todo, mantenha a água em uma temperatura agradável, que você consiga ficar debaixo do chuveiro tranquilamente. A água muito quente resseca a pele, aumentando a produção de oleosidade e a acne, além de poder gerar lesões em quem tem a pele muito sensível.

 

2. Continue usando protetor solar

Não é porque o sol parece estar mais fraco que você não precisa de protetor solar no inverno. O sol continua tão quente e perigoso quanto no verão, então, continue usando protetor nas partes da pele que ficam expostas, como rosto e mãos, para prevenir queimaduras, acne, alergias, envelhecimento e câncer de pele.

 

3. Evite a bucha no banho

As buchas de banho não são recomendadas nem mesmo no verão, pois não são higiênicas. Use-as apenas para limpar as solas dos pés. Mas, no inverno, o uso de buchas ainda traz o agravante de deixar a pele mais sensível, pois a bucha remove a camada superficial do tecido e pode machucar ou permitir a entrada de micro-organismos que ficam alojados nela devido à umidade do banheiro e os restos de células mortas.

 

4. Use sabonete syndet

Esse tipo de sabonete é melhor para a pele no inverno, pois é um tipo de detergente sintético que contém menos de 10% de sabonete e tem o pH ajustado entre 5,5 e 7, ou seja, mais equilibrado e com menor risco de causar irritação. Existe de várias marcas e com certeza você vai achar na farmácia perto da sua casa.

 

5. Hidrate o corpo após o banho e durante o dia

No inverno, um frasco de hidratante cremoso é indispensável. Escolha um hidratante próprio para o seu tipo de pele e use depois do banho no corpo inteiro. Se sentir necessidade, pode reaplicar durante o dia, como quando pega muito vento na rua e a pele do rosto fica áspera.

 

6. Hidrate os lábios

Os lábios são uma das partes mais sensíveis no inverno, que logo começam a rachar, doer e sangrar. Mantenha-os sempre protegidos, seja com protetor labial, manteiga de cacau ou batom.

 

7. Beba muita água

Mesmo sentindo menos sede no inverno, não deixe de beber pelo menos 2 litros de água ao longo do dia. A água é essencial para manter a pele hidratada, pois só os cuidados já mencionados acima não dão conta do recado se o corpo não tiver água o suficiente.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Se a sua pele é muito sensível ou se tiver algum problema de pele, seu dermatologista deverá recomendar os melhores cuidados.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/cuidados-pele-inverno/ - por Priscilla Riscarolli - Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário