quinta-feira, 3 de junho de 2021

Meu cachorro está espirrando, o que pode ser? Descubra as principais causas


De cheiro de cigarro a correntes de ar, veterinária explica o que pode estar causando incômodo no seu animal de estimação

 

Geralmente, começa com um espirro isolado, mas depois o cachorro segue espirrando repetidas vezes sem causa aparente. Afinal, o que pode ser?

 

Preste atenção se os olhos do seu pet também não estão comprometidos. A evolução do estado das secreções nos olhos é importante na hora de procurar o veterinário. A seguir, veja exemplos do que pode estar incomodando a vida do seu animal de estimação:

 

1. Ar-condicionado

Coincidência ou não, basta uma noite com o ar ligado e seu cachorro amanheceu espirrando.

 

2. Corrente de ar

Você sai de casa e deixa uma fresta aberta na janela da cozinha? Fique mais um pouquinho e veja se esse ar não está importunando a saúde do seu pet. Vento frio pode incomodar bastante, além de causar resfriados em animais. Isso também vale para cães que pernoitam na rua.

 

3. Produto de limpeza

Casa fechada e produto de limpeza é um casamento que não combina. O odor de determinados produtos químicos pode estar irritando não apenas a mucosa nasal, mas também os olhos do seu pet.

 

4. Borrifadores de ambiente, incensos e aromatizadores

Incensos e borrifadores até então inofensivos podem estar comprometendo a saúde do seu pet. Muita gente não se dá conta disso porque no verão a casa fica mais arejada e a concentração desses produtos não se mostra evidente. Mas, com a chegada do inverno, esses produtos acabam incomodando os pets.

 

5. Cigarro

Cachorro que demonstra alergia pela fumaça do cigarro costuma ter esse problema o ano todo. Aqui vale de novo a chegada do inverno: o odor e a fumaça tendem a se concentrar no ambiente.

 

6. Perfumes

O nariz do seu cachorro não suporta perfumes fortes e isso vale também para talcos e desodorantes. Verifique se o seu pet não começa a espirrar depois que você sai do banho.

 

7. Tecidos

Pelegos, softs, veludos e lãs fazem a festa dos ácaros que entram direto no focinho do seu cachorro. É tirar a coberta do roupeiro e lá vem o espirro.

 

8. Alimentar

Um quebra-cabeça danado de se ajeitar em casos de alergia em pets é o alimentar. O espirro, nesse caso, costuma vir associado a outros sinais clínicos, como coceira de pele e diarreia, mas nada é regra. Geralmente, quando nenhum dos outros itens fazem parte da rotina do seu pet, lançamos um olhar mais apurado sobre o que seu animal tem comido nas últimas semanas.

 

9. Baixa resistência

Imunidade baixa agora está na boca do povo e isso vale também para os pets. Mas sem essa de ficar comprando suplementação alimentar. Baixa imunidade nem sempre tem a ver com ingestão de microelementos.  Mais importante do que suplementar é fazer exames específicos para essa finalidade. Você pode ter surpresas encontrando patologias como verminoses, doenças endócrinas e até diabetes como a verdadeira responsável do baixa imunidade de seu mascote.

 

10. Medicamentos

Alto lá! Sem essa de borrifar descongestionantes nasais para gripe humana no nariz do seu cachorro. Alguns medicamentos humanos são usados em animais, sim, mas a dose nada tem a ver com aquela usada para crianças.  Antes de borrifar qualquer coisa no nariz do cachorro, pergunte para o veterinário. O nariz dele é bem diferente do seu.

 

11. Combustível

Coisa de doido desconfiar da gasolina? Não. Muitos cães que vivem na garagem podem se incomodar com o cheiro de gasolina, de álcool ou do diesel no entra e sai do carro da garagem.

 

Não subestime uma sessão de espirros prolongada. Saiba que muitos problemas do aparelho respiratório podem se agravar, evoluindo para outras questões como pneumonia nesta época do ano. Se os espirros são constantes, procure assistência veterinária. Interromper esse processo pode ser bem mais fácil do que você imagina.

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/mundo-pet/noticia/2021/06/meu-cachorro-esta-espirrando-o-que-pode-ser-descubra-as-principais-causas-ckpe0xdce001x0180oeoqfv2j.html - por Daisy Vivian

Nenhum comentário:

Postar um comentário