sábado, 4 de setembro de 2021

Como aliviar a reação da vacina da Covid-19


Tomar a vacina é um ato de responsabilidade consigo e com os outros. É um ato de respeito empatia. Vacine-se!

 

Tomar a vacina contra a Covid-19 é uma das atitudes mais importantes para acabar com a proliferação do coronavírus. Mas, cada organismo vai reagir de uma forma individual à vacina. Enquanto algumas pessoas não sentem nada além de uma leve dorzinha no braço, outras ficam com sintomas de febre, dor de cabeça, tosse, um pouco de dor no corpo, enfim, um mal estar geral que dura 2 ou 3 dias. Então, veja dicas de como aliviar esses sintomas, caso estejam muito fortes e prejudicando sua produtividade.

 

Gelo

Colocar uma bolsinha de gelo no local da injeção é uma boa forma de prevenir o inchaço e a dor que podem surgir no local da picada. Pode fazer isso logo após vacinar, antes que os sintomas apareçam. A bolsinha de gelo pode ficar por uns 15 minutos sobre o braço, e você pode repetir isso algumas vezes por dia. Só não coloque o gelo diretamente em contato com a pele, pois pode grudar e queimar.

 

Remédio analgésico

Se estiver com dores de cabeça e pelo corpo, pode tomar um analgésico simples, desses que se compra sem receita, como paracetamol, para aliviar as dores até que o corpo se acostume com a vacina e os sintomas desapareçam.

 

Compressa fria e repouso

Se estiver com febre, mesmo que baixa, e aqueles calafrios, pode utilizar as dicas da vovó, como compressa fria na testa, chá de gengibre ou valeriana para ajudar o corpo a relaxar e ficar em repouso enquanto a vacina está sendo absorvida pelo organismo.

 

O repouso é importante porque, se ficar malhando, limpando a casa e fazendo outras atividades que forcem os músculos, as reações da vacina podem ficar mais intensas ou se prolongarem. Não vai acontecer com todo mundo, mas o risco existe.

 

Por que surgem os sintomas?

Ter sintomas depois de tomar a vacina é totalmente normal. Assim que a vacina é aplicada no corpo, o sistema imunológico recebe um alerta de “invasor” e começa a patrulhar pelo corpo para lidar com o tal invasor.

 

Esse é o protocolo padrão do organismo, acontece sempre que uma pessoa contrai algum vírus, fungo, bactéria ou outro micro-organismo, quando se machuca, enfim. É como se o corpo ligasse para os bombeiros (que são os anticorpos) sempre que algo estranho entra no corpo.

 

Se você não tiver reações, não significa que a vacina não terá efeito. Só quer dizer que o seu organismo reage de forma mais tranquila à vacina.

 

Quando ir ao hospital?

Em alguns casos, os sintomas não desaparecem após 3 dias. Nesses casos é importante ir ao hospital para saber o motivo dessa reação mais intensa e prolongada, e se tratar. A vacina não é capaz de provocar a Covid-19, mas essa reação prolongada pode acontecer quando uma pessoa entra em contato com o vírus alguns dias antes de se vacinar ou logo depois.

 

Como a vacina foi recente e ainda não está fazendo efeito, é possível que a pessoa tenha contraído Covid não pela vacina, mas por ter entrado em contato com o vírus na mesma época em que se vacinou. Os sintomas fortes, nesse caso, podem ser de coronavírus e todos os cuidados devem ser tomados para não transmitir a doença a todas as pessoas que estão em volta.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/como-aliviar-a-reacao-da-vacina-da-covid-19/ - por Priscilla Riscarolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário