segunda-feira, 27 de setembro de 2021

4 Métodos naturais para aliviar dor de cabeça de sinusite


Quando não puder evitar uma crise de sinusite, teste uma dessas opções de tratamento para aliviar as dores e a pressão no rosto

 

A sinusite é uma inflamação nas mucosas da região ao redor do nariz, incluindo as maçãs do rosto e o começo da testa. Em uma crise, o paciente pode ter sintomas de nariz entupido, tosse, dor nos dentes e no maxilar, inflamação na garganta, fadiga, irritabilidade, náuseas, dor de ouvido e dor de cabeça.

 

O tratamento da sinusite deve ser prescrito pelo médico otorrinolaringologista, e vai depender do caso de cada paciente. É bem importante manter o sistema imunológico fortalecido pra evitar as crises de inflamação. Mas, quando a crise acontece, existem alguns métodos naturais, além do tratamento médico, que podem ser feitos pra ajudar a aliviar as dores.

 

1. Solução de água morna com sal

A solução salina ajuda a aliviar a congestão nasal e, com isso, a pressão no rosto e na cabeça diminuem. Basta misturar 1 colher de sopa de sal em 1 copo de água morna. A forma correta de aplicação é com o auxílio de uma seringa, sem agulha. Assim, você consegue introduzir uns 5 a 10 mililitros por vez em cada narina e aguardar que faça efeito.

 

2. Nebulização caseira com óleo essencial de eucalipto

O óleo de eucalipto é outra boa opção pra desentupir o nariz. Você pode apenas cheirar esse óleo, não precisa fazer misturas sem aplicá-lo na pele. Aliás, nunca aplique um óleo essencial puro direto na pele, pois podem surgir reações adversas.

Se preferir, pode fazer uma inalação com vapor para ter um resultado mais rápido, como uma nebulização. Para isso, coloque em uma bacia 5 gotas de óleo de eucalipto, 1 colher de chá de sal e 1 litro de água bem quente.

Coloque a cabeça sobre a bacia para conseguir inalar o vapor, cuidando para não se queimar. Sobre a cabeça, coloque uma toalha grande, cobrindo também a bacia, para segurar o vapor por mais tempo. Respire o mais profundamente possível e tente ficar assim por pelo menos 10 minutos.

 

3. Chá de cebola

A cebola é um bactericida natural, então vai ajudar a matar os micro-organismos que estão causando a inflamação. Com isso, a dor de cabeça e outros sintomas vão reduzir.

Para fazer o chá, basta ferver algumas cascas de cebola em um litro de água. Coe, espere esfriar e beba logo. Inalar o chá ainda quente também funciona.

 

4. Xarope de alho e gengibre

Assim como a cebola, o alho é um antibiótico natural poderoso. O gengibre também atua como anti-inflamatório, então esse xarope ajuda a aliviar todos os sintomas da sinusite.

Em uma panelinha, esprema o suco de 2 limões. Depois, adicione 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de mel e 1 lasca de gengibre fresco sem casca.

Ao cozinhar, vai ficar com uma textura de xarope. Desligue e deixe esfriar. Tome duas colheres de sopa cheias antes de se deitar, à noite.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/4-metodos-naturais-para-aliviar-dor-de-cabeca-de-sinusite/ - por Priscilla Riscarolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário