sexta-feira, 3 de setembro de 2021

6 Tipos de virose em cachorro: veja os sintomas


Vacinar seu cão é protegê-lo contra todas essas doenças

 

Cachorros também ficam gripados e pegam outras doenças transmitidas por vírus. Veja quais são os sintomas de algumas das doenças mais comuns e como cuidar do seu cãozinho nessas condições.

 

1. Cinomose

A cinomose é uma doença perigosa porque tem um alto nível de letalidade. Mata em média 50% dos cães adultos e 80% dos filhotes que contraem. O contágio ocorre pelo contato com a secreção de outros animais infectados, mas existe vacina para prevenir. Como a cinomose ataca o sistema nervoso central e o sangue, os sintomas são:

Tosse

Espirros

Pneumonia

Vômito

Diarreia

Conjuntivite

Bolinhas na barriga

Maior aspereza nas almofadinhas das patas

Apatia

O cão anda em círculos, pode ter paralisia e convulsões

 

2. Raiva

A raiva canina é perigosa não só para o cachorro, mas também para os humanos que podem ser contagiados ao entrarem em contato com o vírus que está no animal. Se os sintomas não forem tratados pelo veterinário assim que surgirem, o cão pode morrer em duas semanas. É importante manter a vacinação em dia para prevenir. Os sintomas são:

Cansaço e apatia

Comportamento agressivo

Convulsões

Falta de coordenação motora

Paralisia do corpo

Salivação espumosa pela boca

Vômito

 

3. Parvavirose

O contágio da parvavirose acontece da mesma forma que na cinomose: pelo contato com as secreções de animais infectados. Existe vacina, mas se um filhote ainda não vacinado contrair a doença, pode morrer em pouco tempo devido a uma inflamação aguda do miocárdio e do aparelho gastrointestinal. Outros sintomas são:

Apatia

Falta de apetite

Febre

Pálpebras e gengivas esbranquiçadas

Rápido emagrecimento

Vômito e diarreia, podendo ter sangue nas fezes

 

4. Coronavirose

O coronavírus canino não é o mesmo que está afetando os seres humanos no mundo todo, embora esses vírus sejam da mesma família. Existe vacina e é bem importante que o cão tome para evitar os sintomas. O animal infectado desenvolve uma gastroenterite contagiosa que se espalha por meio das fezes de cães infectados. Essa gastroenterite provoca diarreia, vômito e anorexia por falta de apetite.

 

5. Traqueobronquite infecciosa

Essa doença é popularmente chamada de “tosse dos canis” ou “gripe canina” porque tem sintomas mais leves do que as outras doenças mencionadas. Mesmo assim é melhor prevenir por meio da vacina. É uma doença contagiosa que afeta o sistema respiratório, causando tosse seca quando o cão se exercita ou fica muito empolgado. Além da tosse, o cão pode ter:

 Dificuldade para respirar

Falta de apetite

Febre

Vômito associado às tosses

 

6. Hepatite Infecciosa Canina

Também chamada de adenovirose, essa doença causa uma infecção no fígado, e é mais comum afetar os cães mais jovens. A transmissão ocorre pelo contato com as secreções de outros animais infectados, mas existe vacina para prevenir. Os sintomas leves e moderados são:

Diarreia

Vômitos

Febre

Apatia

Sede intensa

Tosse

Sangramentos e ínguas pelo corpo

Nos casos graves, o cão pode ter convulsões e desorientação, começando a andar em círculos e pode ter um rápido colapso circulatório.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/6-tipos-de-virose-em-cachorro/ - por Priscilla Riscarolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário