terça-feira, 28 de setembro de 2021

Calafrios: 7 Motivos que podem causar essa sensação


Os calafrios são um aviso do corpo para que você dê atenção à sua saúde e seu bem-estar

 

O calafrio é tipo um arrepio, mas nem sempre os pelos do corpo vão ficar ouriçados. O calafrio vem de dentro, causando uma rápida e involuntária contração muscular, seguida pelo relaxamento dos músculos. Basicamente, o calafrio serve para gerar mais calor no corpo, e os motivos estão relacionados com o controle da saúde. Veja só.

 

1. Frio

Esse é o motivo mais simples e comum para ter calafrios. Quando o corpo está com a temperatura muito baixa, o calafrio surge com sua função básica que é aquecer o corpo. Nesse caso os pelos vão ficar arrepiados porque é outra forma natural de promover o aquecimento. Mas, só isso não vai, realmente, aquecer o corpo. Então, entenda como um aviso para colocar um casaco ou se aquecer de outra forma mais eficaz.

 

2. Quando o corpo está febril

Apesar de o calafrio ter a função básica de gerar calor no corpo, no caso da febre é o contrário, pois o corpo já está quente até demais. Nesse caso, o calafrio surge pelo excesso de calor mesmo, e vale lembrar que a febre também pode ser emocional, não apenas por motivo de uma infecção.

Em todo caso, para aliviar a febre é recomendado fazer uma compressa fria ou tomar um banho frio (não precisa ser gelado). Chá morno de framboesa também é bom, e deve-se evitar usar roupas muito quentes ou ficar embaixo das cobertas para que o corpo possa esfriar.

 

3. Infecção de garganta ou urinária

Quando uma pessoa está com infecção na garganta, infecção urinária ou outro tipo de infecção, mesmo sem febre, pode ter alguns calafrios por causa de como o corpo está tentando lutar contra a doença.

É importante ir ao médico quando tiver os sintomas, pois é preciso saber se a infecção é viral ou bacteriana. Se for bacteriana, precisa tomar antibiótico e só o médico pode receitar. Se tratar como viral, mas for bacteriana, a doença não vai embora e pode ficar mais grave.

 

4. Gripe ou resfriado

Além das infecções de garganta e urinária, quando o corpo é afetado por um vírus da gripe ou de resfriado, também podem surgir calafrios como sintoma. Os demais sintomas quase todo mundo conhece bem: espirros, tosse, catarro, dor no corpo, congestão nasal e febre. Se a febre for alta e persistente é recomendado ir ao médico.

 

5. Hipoglicemia

Quando uma pessoa está com as taxas de açúcar no sangue muito abaixo do normal é chamado de hipoglicemia. Pode acontecer com qualquer um, não só com diabéticos. Na hipoglicemia, além dos calafrios é comum suar frio, ter tontura, enjoo e um mal-estar geral no corpo. Pode acontecer quando uma pessoa fica muitas horas sem comer ou quando um diabético não está controlando a doença da forma que o médico recomendou.

Para resolver a hipoglicemia é importante fornecer açúcar para o corpo, e isso pode ser feito consumindo algum carboidrato de digestão rápida, como uma bala, um copo de suco natural de laranja ou mesmo uma torradinha com manteiga. Se for uma pessoa diabética, é melhor evitar as guloseimas muito doces, pois pode descontrolar ainda mais a doença.

 

6. Hipotireoidismo

Nessa doença ocorre a diminuição das funções da glândula tireoide. O corpo todo fica mais lento, deixando a pessoa com fadiga, moleza, dificuldade para se concentrar, problemas de memória, aumento de peso e alguns episódios de calafrios e arrepios.

É importante ir ao médico se estiver com esses sintomas e não identificar um motivo aparente. O médico irá recomendar um tratamento com medicação e cuidados específicos com a alimentação para retomar as funções normais da glândula.

 

7. Alterações na próstata

Se você for homem e estiver sentindo dor para urinar, diminuição do jato de urina, dor nos testículos, dor no fundo das costas e calafrios, agende uma consulta com seu médico. Pode ser que esteja com algum tipo de alteração na próstata, e é bem importante fazer exames para saber do que se trata, já que existe o risco de ser câncer de próstata ou outros problemas que também requerem atenção.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/calafrios-7-motivos-que-podem-causar-essa-sensacao/ - por Priscilla Riscarolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário