sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

10 melhores alimentos que baixam a pressão alta (e 5 proibidos na hipertensão)


Você é hipertenso, ou mesmo está tendo picos de pressão?  Está preocupado e quer saber quais os melhores alimentos para baixar a pressão naturalmente e quais os alimentos deveriam ser evitados na sua dieta?

 

Esse é o assunto do vídeo de hoje: quais as 10 melhores alimentos para um hipertenso (que você deveria colocar no seu prato) e quais os 5 proibidas ou os mais perigosas para quem tem  hipertensão, pré-hipertensão ou quem não quer ver a pressão subir.

 

Então fique atento!

 

Dieta tem a ver com pressão alta?

Claro que tem! A dieta está intimamente ligada com sua pressão arterial. Alguns alimentos podem subir a pressão e outros tem o poder de baixar a pressão alta.

Lembrando que a hipertensão é um dos problemas de saúde mais comuns do planeta. Afeta 1 em cada 3 adultos.

E a gente sabe que mudança de estilos de vida (perder peso, fazer exercícios físicos), mudanças na dieta (especialmente dieta dash, que eu vou falar mais para frente,  além de reduzir sal) e também remédios — podem melhorar ou mesmo controlar a pressão.

Sabemos que uma pressão arterial sistólica constantemente acima 120mmHg já causa dano vascular e o aumenta o risco cardiovascular.

E pela última diretriz brasileira de hipertensão, publicada em 2021, pré-hipertensão é aquela é aquela cuja pressão sistólica (que é a máxima) fica entre 130-139 mmHg e a PAD  (que é a mínima) entre 85-89mmHg.

Então, vou deixar claro que hipertensão é uma pressão sistólica maior ou igual a 140mmHg e pressão diastólica maior ou igual a 90mmHg (ou seja- maior ou igual a 14 por 9)

 

Sintomas de Hipertensão

Isso significa que se você tiver uma pressão maior que 14 x 9 você vai ter sintomas?

Não! Hipertensão, na maioria das vezes, é silenciosa. Não tem sintomas!

Quantas vezes eu não atendi no consultório uma pessoa que veio fazer check up que a pressão estava 18X11? E não estava sentindo nada, por surpresa dela.

Por isso, cuidado! Pressão alta não dá sintomas. É um mal silencioso. Às vezes o primeiro sintoma é um derrame ou um infarto.

Mas claro que existem exceções:  você que é hipertenso, toma remédio, me fala: doutor, eu tenho sintomas. Eu sei quando a pressão sobe porque eu tenho:

 dor de cabeça (na nuca)

 falta de ar

 meu rosto fica vermelho

minha visão fica borrada

 eu sinto tonturas

ou zumbido no ouvido

 ou dor no peito…

 

É verdade, tudo isso podem ser sintomas de hipertensão. Podem. Às vezes é o contrário- a dor causou a pressão alta. Mas, realmente, umas pessoas sentem mais, outras sentem menos, mas se você não sente nada, não significa que você não tenha pressão alta. Você tem que aferir a sua pressão— medir a pressão, para garantir que você não tem esse problema.

E você não sabe o tanto que isso é importante.

 

Quais as complicações da hipertensão?

Como já falei:

 AVC (principal causa de derrames tanto derrame isquêmico quanto hemorrágico é a pressão alta!),

infarto

angina

insuficiência cardíaca e cardiomiopatia hipertensiva

fibrilação atrial

demência

aneurisma de aorta

 doença renal crônica

 impotência sexual

e morte cardiovascular

 

Por isso é importante saber que a pessoa é hipertensa e controlar a pressão, deixar na faixa.

Esse controle da pressão não dá para garantir que você vai conseguir ficar sem remédio para pressão

Alguns casos a gente consegue, sim, manter o paciente fora das medicações. Mas, em outras casos a gente vai ter que entrar com remédios.

Mas uma coisa importante que eu quero frisar aqui- ainda bem que têm remédios. E os remédios antihipertensivos são cada vez melhores, com menos efeitos colaterais. E muitos você recebe no posto ou pega na farmácia popular de graça.

Se você tem ojeriza ou medo de tomar remédio para pressão e não tem medo de ter um derrame, com todas as suas consequências, pense duas vezes.

 

Existe uma dieta que consegue combater a pressão alta?

Sim, a dieta  DASH— que é Dietary approaches to stop hypertension  que em tradução livre seria “dieta para combater a hipertensão “.

A DASH é um padrão de dieta extremamente, saudável, que foi votada durante anos como a melhor dieta do mundo (hoje, em 2021, a DASH perde só para dieta mediterrânea).

E em que consiste a dieta: ela enfatiza uma alta ingesta de frutas, vegetais, alimentos integrais, peixes gordurosos que são ricos em omega 3, laticínios desnatados, castanhas e óleos vegetais tipo azeite de oliva.

Além de introduzir isso na  sua dieta você deve diminuir carne vermelha (e se comer dar preferência a cortes magros), evitar refrigerantes ou sucos de caixinhas.

A dieta dash visa aumentar potássio, magnésio e cálcio, que são minerais que reduzem a pressão, além de mais proteínas e fibras.

E a dieta DASH tem o poder de prevenir e até de baixar um pouco a pressão alta, mais vou menos o que um anti-hipertensivo fraco faz.

 

DIETA DASH

Facilitando para você, que quer fazer a dieta DASH, a dieta com melhor resultado para hipertensos: você deve:

Comer 2 a três porções de laticínios desnatados por dia

4 a 5 porções de frutas ao dia

4 a 5 porções de vegetais -DANDO PREFERÊNCIA A FOLHAS E RAIZES.

6-8 porções de ALIMENTOS INTEGRAIS como arroz ou macarrão integral, linhaça, chia, castanhas, pães integrais

Evitando alimentos industrializados e o açúcar.

 Seguindo esse cardápio você terá uma dieta balanceada, nutritiva e que vai baixar a sua pressão.

 Mas, vamos especificar um pouquinho mais, e falar dos 10 melhores alimentos, que é o assunto principal do post e os 5 piores.

 

Quais os 10 melhores alimentos para quem tem pressão alta?

NÚMERO 10- BANANA

As bananas contêm muito potássio, um mineral que reduz os efeitos do sódio e alivia a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos desempenhando um papel  importantíssimo no controle da hipertensão.

Uma banana de tamanho médio contém cerca de 420 miligramas de potássio.

Outras frutas com bastante potássio são laranja e tangerina, melão, ameixas e abacate

 

NÚMERO 9- MELANCIA

A melancia além do potássio contém citrulina. A citrulina ajuda o corpo a produzir óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos e estimula a flexibilidade das artérias, podendo reduzir a pressão arterial elevada.

 

NÚMERO 8- KIWI

Um pequeno estudo publicado na revista Nature com paciente hipertensos e fumantes mostrou que comer 3 kiwis  por dia promove efeitos anti-hipertensivos  e antitrombóticos em fumantes do sexo masculino, tanto na pressão sistólica quanto diastólica foram de cerca de 8–10 mm Hg.

Parece que os kiwis podem inibir a enzima conversora da angiotensina, por isso o efeito anti-hipertensivo.

 

NÚMERO 7- FRUTAS VERMELHAS

Frutas vermelhas contém antocianina, um tipo de flavonoide. A antocianina pode ser encontrada na amora, no mirtilo, no morango e na cereja. A amora é a que mais tem.

Alguns estudos demonstraram que as antocianinas  levaram a melhorias na função endotelial. As células endoteliais desempenham papéis importantes na coagulação do sangue e na regulação da pressão arterial.

Além disso existem estudos mostrando que frutas vermelhas podem melhorar a cognição, ou a função cerebral.

 

NÚMERO 6- ROMÃ

A romã  pode reduzir a pressão alta em curto prazo. Através de 3 mecanismos— é rica em potássio, em antocianina e também inibe a enzima conversora da angiotensina, como o Kiwi. Pena que é cara! Mas é maravilhosa.

Só por aí você vê por que tem que comer bastante frutas na dieta dash. Saindo das frutas,

 

NÚMERO 5- CHOCOLATE AMARGO

Um estudo de Harvard mostrou que comer 1 quadradinho de chocolate amargo (mais de 60% cacau) pode reduzir a pressão arterial, além de melhorar a sensibilidade a insulina, reduzindo o risco de diabetes.

Não vale chocolate ao leite.

Ainda bem que tem algumas opções viáveis no mercado. Em casa eu compro o 73% cacau da Herseys, que custa menos de 10 reais a barra é gostoso.

 

NÚMERO 4- BETERRABA

Em 2015, os pesquisadores descobriram que beber 250ml de suco de beterraba reduziu a pressão arterial em pessoas com hipertensão, com efeitos positivos já nas primeiras 24h. Eles tiveram uma queda de cerca de 8 milímetros de mercúrio e para muitos, essa mudança trouxe a pressão para a faixa normal.

E a beterraba está fazendo sucesso nos Estados Unidos como suplementos para atletas. Viram que reduz dor muscular pós exercício e melhorando a recuperação. Têm pessoas que relatam até melhora da performance devido as nitratos.

 

NÚMERO 3- ALHO

O alho tem como ingrediente ativo, a alicina. Algumas pesquisas sugerem que o alho aumenta a produção de óxido nítrico do corpo, o que ajuda na dilatação das artérias, reduzindo a pressão.

Mas o mais importante é que o alho realça o sabor de muitos alimentos, precisando de menos sal, daí sim, verdadeiramente melhorando a hipertensão.

 

NÚMERO 2- IOGURTE NATURAL

Os pesquisadores descobriram que mulheres de meia-idade que consumiram cinco ou mais porções de iogurte por semana tinham uma redução de 20 por cento no risco de hipertensão.

Iogurte têm cálcio que ajuda na pressão, e probióticos naturais que auxiliam na saúde em geral. Iogurtes sem açúcar, como iogurtes naturais ou gregos, tendem a ter mais benefícios. E, se você quiser aumentar o efeito, coma com frutas.

 

NÚMERO 1- LENTILHAS

As lentilhas são uma boa fonte de fibras, potássio, magnésio, ácido fólico e proteínas. E de acordo com vários estudos, constatou-se que as lentilhas reduzem a pressão arterial.

Ah, doutor, vc não falou das verduras. As verduras são todas importantes, então coma bastante, especialmente as que você mais gosta, e tente variedade, claro.

Como eu li muitos comentários dos vídeos passados — principalmente reclamando aos preços das coisas— tenho certeza que ia ter pessoa que ia dizer: essas frutas são muito caras.

Vou deixar claro aqui. Qualquer fruta vale. Não precisa ser kiwis. Mamão, laranja, açaí, jaca, as frutas maravilhosas do nordeste e do norte do brasil. Todas valem qui.

Ah, eu não tenho dinheiro para comprar castanhas… Semente de abóbora torrada (sem sal, hein), baixa a pressão também.

 

Quais os 5 alimentos que um hipertenso deveria evitar?

 

NÚMERO 5- PICLES

E qualquer alimentos em conserva. Nas conservas eles colocam muito sal e o pepino absorve.

Um pequeno pepino em conserva contém 450 mg de de sódio.

 

NÚMERO 4- FRIOS E CARNES CURADAS

A salga, é uma prática vinda da Grécia antiga,  Curar a carne refere-se à conservação com sal, nitritos e nitratos, açúcar e condimentos.

 E veja— sal, açúcar aumentam a pressão. E os nitratos aumentam o risco de câncer de estômago e intestino. Então melhor evitar.

 

NÚMERO 3- SOPAS ENLATADAS

As sopas enlatadas são ricas em sódio. As sopas de pacotes também contém muito sódio. Se você gosta de sopa, prefira fazer em casa a sua própria sopa, com ingredientes frescos, com bastante legumes, verduras, e pouco sódio. Tenho certeza que vai ser mais saborosa.

 

NÚMERO 2- MASSAS DE TOMATES

A maioria dos molhos de tomate enlatados e massas de tomate são ricos em sódio. Isso significa que eles podem aumentar sua pressão arterial.

Dê uma olhada no rótulo e compre o que tenha menos quantidade de sódio.

 

NÚMERO 1- MOLHOS SHOYU  E KETCHUP

Uma pessoa com pressão alta não precisa evitar todos os condimentos. No entanto, é importante checar o rótulo, pois alguns produtos podem conter grandes quantidades de açúcar ou sódio, como no cão do ketchup e de muito sal do molho shoyu.

E importante não confiar no sabor, pois mesmo os condimentos aparentam ser muito salgados podem conter muito.

 

Coisas importantes para hipertensos:

Evite o álcool- sobe a pressão

Açúcar— sobe a pressão

Cigarro— sobe a pressão

 

Lembrando que exercício físico, perda de peso e reduzir o estresse também influenciam positivamente na sua pressão arterial.

 

Fonte: https://cardiodf.com.br/saude/10-melhores-alimentos-que-baixam-a-pressao-alta-e-5-proibidos-na-hipertensao - André Wambier, cardiologista


E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

Gálatas 6:9


Nenhum comentário:

Postar um comentário