quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

9 Melhores alimentos contra insônia


Você já deve ter escutado por aí que um dos segredos para dormir bem é ter refeições leves perto da hora de dormir. Além de entender por que isso funciona, veja também quais são os melhores alimentos contra insônia para você incluir na sua dieta.

 

Distúrbios do sono como a insônia afetam milhões de brasileiros, mas felizmente a insônia tem tratamento.

 

Além de remédios e chás para a insônia, esse distúrbio pode ser amenizado com alimentos específicos que ajudam a cair no sono e a permanecer dormindo.

 

1. Leite

Tanto o leite quanto os derivados como o queijo e o iogurte ajudam na produção de melatonina.

Além disso, o leite e seus derivados são boas fontes de vitamina D e do aminoácido triptofano. Esse aminoácido é precursor da serotonina que, por sua vez, controla os padrões de sono, o humor e o apetite.

O cálcio é outro nutriente que tem um papel importante na regulação da melatonina e ajuda a adormecer. Por isso, o leite é um dos melhores alimentos contra insônia.

 

2. Banana

A banana é um dos melhores alimentos contra insônia devido à presença de magnésio, serotonina e melatonina.

O magnésio ajuda a promover o sono porque ele reduz o nível de cortisol no corpo. O cortisol é geralmente associado ao estresse e à interrupção do sono.

 

3. Nozes e amêndoas

A amêndoa é, na verdade, um tipo de noz, o que nos permite dizer que as nozes em geral atuam contra a insônia.

Além de beneficiar a saúde do coração, as nozes contêm melatonina (hormônio que regula o sono) e são fonte de triptofano, vitaminas do complexo B e potássio. Juntos, eles melhoram a qualidade do sono.

 

4. Peixes

Peixes como o linguado, o salmão e o atum são ricos em vitamina B6 e ótimos para quem sofre de insônia.

Essa vitamina do complexo B ajuda na produção de melatonina e, por isso, contribui com a qualidade do sono.

 

5. Folhas verdes

Couve, espinafre e brócolis são alguns exemplos de folhas verdes que ajudam na luta contra a insônia. O espinafre, por exemplo, contém bastante magnésio.

Ricas em cálcio, as folhas verde-escuras também ajudam na absorção do triptofano e na produção de melatonina.

 

6. Cereja

A cereja é rica em melatonina. Estudos mostram que o consumo de suco de cereja eleva os níveis de melatonina e aumenta a duração do tempo total de sono.

 

7. Kiwi

Os compostos fitoquímicos presentes no kiwi ajudam a promover o sono. De fato, um estudo mostrou que o consumo de dois kiwis 1 hora antes de dormir durante um mês foi capaz de melhorar o tempo total de sono e de ajudar a pegar no sono.

 

8. Grão-de-bico

O grão-de-bico contém uma boa dose de triptofano, que ajuda a promover o sono. Além disso, é rico em fibras, aumenta a saciedade e evita despertar durante a noite quando consumido na última refeição do dia.

 

9. Camomila

Por fim, a camomila é uma erva usada tradicionalmente como um remédio natural contra a insônia. De fato, tomar um chá de camomila antes de dormir ajuda a relaxar e promove um efeito calmante importante para uma boa noite de sono.

 

No entanto, as pesquisas ainda não comprovaram a eficácia do chá para estimular o sono.

 

Outros alimentos que dão sono

A deficiência de magnésio pode ter uma influência na insônia, já que a falta do mineral pode dificultar o “desligamento” do cérebro na hora de dormir.

 

De acordo com estudo publicado no Journal of Research and Medical Science, o uso de suplemento de 500 mg de magnésio pode melhorar a insônia em idosos.

 

Por exemplo, uma porção de 500 mg de magnésio equivale a ½ xícara de semente e abóbora e 1 xícara de folhas verdes.

 

Aves como o frango e o peru, por exemplo, apresentam triptofano e ajudam na produção de serotonina e melatonina. Além disso, alimentos como batatas, feijão e amendoim são ricos em vitamina B6, que ajuda a ativar o triptofano e contribuir com a síntese de serotonina.

 

Frutos com o abacate (com moderação), a laranja e o maracujá, por exemplo, também contêm nutrientes que ajudam a dormir melhor e por mais tempo.

 

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/9-melhores-alimentos-contra-insonia/ - Especialista da área: Dra. Patrícia Leite


Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

2 Timóteo 1:7


Nenhum comentário:

Postar um comentário