sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Por que os homens têm maior risco de câncer do que as mulheres?



Mais câncer entre os homens

 

As taxas de ocorrência da maioria dos tipos de câncer são mais altas nos homens do que nas mulheres - por razões que a ciência ainda não sabe explicar.

 

E compreender as razões dessas diferenças pode fornecer informações importantes para melhorar a prevenção e o tratamento.

 

Para investigar essa questão, Sarah Jackson e seus colegas do Instituto Nacional de Saúde dos EUA avaliaram as diferenças no risco de câncer para cada um de 21 locais de câncer no corpo entre 171.274 homens e 122.826 mulheres adultas, com idades entre 50 e 71 anos, que participaram de um monitoramento de 1995 a 2011.

 

Durante esse período, 17.951 novos cânceres surgiram em homens e 8.742 em mulheres. A incidência foi menor nos homens do que nas mulheres apenas para os cânceres de tireoide e vesícula biliar, e os riscos foram de 1,3 a 10,8 vezes maiores para os homens do que para as mulheres em outros locais anatômicos.

 

Os maiores aumentos de risco para os homens foram observados no câncer de esôfago (risco 10,8 vezes maior), laringe (risco 3,5 vezes maior), cárdia gástrica (risco 3,5 vezes maior) e câncer de bexiga (risco 3,3 vezes maior).

 

Diferença biológica, e não comportamental

 

Os resultados indicam que a causa da maior prevalência do câncer em homens deve-se a diferenças biológicas, em vez de diferenças comportamentais, como as relacionadas ao tabagismo, uso de álcool, dieta ou outros fatores.

 

As diferenças biológicas entre os sexos que afetam o câncer incluem diferenças fisiológicas, imunológicas, genéticas e outras.

 

O risco aumentado dos homens se manteve para maioria dos cânceres mesmo após o ajuste dos dados para uma ampla gama de comportamentos de risco e exposições cancerígenas - de fato, as diferenças nos comportamentos de risco e exposições carcinogênicas entre os sexos representaram apenas uma proporção modesta da predominância masculina da maioria dos cânceres (variando de 11% para câncer de esôfago a 50% para câncer de pulmão).

 

"Nossos resultados mostram que existem diferenças na incidência de câncer que não são explicadas apenas por exposições ambientais. Isso sugere que existem diferenças biológicas intrínsecas entre homens e mulheres que afetam a suscetibilidade ao câncer," disse a Dra. Jackson.

 

Checagem com artigo científico:

 

Artigo: Sex disparities in the incidence of 21 cancer types: quantification of the contribution of risk factors

Autores: Sarah S. Jackson, Morgan A. Marks, Hormuzd A. Katki, Michael B. Cook, Noorie Hyun, Neal D. Freedman, Lisa L. Kahle, Philip E. Castle, Barry I. Graubard, Anil K. Chaturvedi

Publicação: Cancer

DOI: 10.1002/cncr.34390

 

Fonte: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=por-homens-tem-maior-risco-cancer-mulheres&id=15480 - Redação do Diário da Saúde - Imagem: V. Altounian/Science/M. Atarod/Science/Gtex


Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que dúvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte.

Tiago 1:6


Nenhum comentário:

Postar um comentário