Nos dias atuais, as maiores dificuldades dos pais e educadores são impor limites e disciplina as crianças pelas mudanças que ocorreram na educação dos filhos de tempos atrás ao presente.
Algumas
décadas atrás bastava o professor olhar firme para um aluno que ele logo
entendia que estava fazendo algo de errado e deveria mudar seu comportamento.
Além disso, o professor também podia aplicar algum castigo para educar o aluno.
A situação financeira dos pais em sua maioria não era boa e eles não davam tudo
o que os filhos pediam. Os filhos tinham mais atenção e tempo dos pais,
principalmente da mãe que não trabalhava, contribuindo de uma maneira eficaz na
educação dos mesmos, colocando algumas regras de comportamento e castigos
quando necessários. As crianças tinham tempo certo para estudar, brincar,
comer, dormir, etc.
Hoje, os
professores podem fazer caretas, falar e gritar que os alunos não estão nem aí,
e aplicar castigos não corresponde à educação moderna. Os pais, em virtude da
jornada de trabalho, deixam de
participar da vida dos filhos durante o dia e tentam compensá-los com bens
materiais e sem fazer cobranças nas tarefas cotidianas. Não existem limites
para as crianças no tempo de ver televisão, jogar videogame, na hora de dormir,
de ficar na internet, do que comer e do presente que quer ganhar; dando o
entendimento à criança que ela pode fazer tudo que quer e na hora que quiser.
As crianças
precisam desde cedo ter regras, tanto no sentido do que é permitido fazer
quanto do que não é, do que é certo e do que não é, aprender a restringir
certas vontades, aceitar que existe uma hora para cada atividade e a de trocar
uma coisa por outra. Alguns fatores contribuem para a falta de limites em
crianças como o excesso de tolerância, a falta de punição no momento adequado e
a falta de coerência na ação dos pais. Os pais precisam compreender que dar
limites não é ser mau, e sim dar-lhe proteção e cuidado, que tem a hora de
dizer sim e também de dizer não.
Aí é que
entra a escola, a qual acaba arcando com a responsabilidade de dar limites às
crianças, e de forma especial, os professores das primeiras séries do ensino
fundamental que além de ensinar os conteúdos de sua série, tem de desdobrar-se
em psicólogas, “tias” e conselheiras para entender e ajudar os alunos com
problemas no comportamento. Segundo o ponto de vista educacional, permitir tudo
ou não permitir nada são hábitos igualmente nocivos ao comportamento da
criança.
Os limites
da criança devem ser dados através de disciplina e o esporte pode colaborar
ensinando valores que serão úteis em sua formação educacional como: respeitar
as regras, adversários, colegas e professores; que ele depende dos colegas para
obter bons resultados; aprender a ganhar e perder; ter responsabilidade com os
horários de treinamento; que deve estudar mais para compensar as horas usadas
nos treinos e se alimentar corretamente e em horários estabelecidos.
O esporte
será um grande aliado dos pais e da escola na difícil tarefa de educar a
criança, pois para isso é preciso paciência, dedicação, perseverança,
responsabilidade e amor do educador para o educando. As crianças tornar-se-ão
adolescentes e adultos responsáveis, compreensivos e agradecidos pelas
cobranças e bons exemplos recebidos na sua infância de seus pais e educadores.
Como
afirmou Pitágoras, “Educai as crianças de hoje e não será preciso punir os
homens de amanhã”.
Professor José
Costa
Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até
quando envelhecer, não se desviará dele. Provérbios 22:6
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