sábado, 18 de março de 2023

5 doenças oculares que podem ser hereditárias


Filhos de pais míopes têm 60% de chance de desenvolverem a condição

 

Certamente você já foi questionado pelo seu médico sobre o histórico familiar de doenças. Saiba que conhecer as condições de saúde de seus familiares e antepassados pode ajudar a prevenir ou a diagnosticar, de forma precoce, uma série de doenças, inclusive àquelas que afetam o sistema visual como o glaucoma. Segundo a oftalmologista Dra. Maria Beatriz Guerios, especialista em glaucoma, algumas doenças oftalmológicas podem ser transmitidas por meio da genética.

 

“Isso quer dizer que membros da mesma família podem desenvolver doenças oculares durante várias gerações. Uma das condições mais comuns são os erros refrativos como a miopia, por exemplo”.

 

Estima-se que mais de 350 doenças oculares podem ser causadas por fatores hereditários, incluindo albinismo, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), daltonismo, miopia, catarata, glaucoma, cegueira noturna e retinite pigmentosa.

 

Agora vamos falar um pouco mais sobre a relação da genética e o aumento do risco de desenvolver algumas doenças oculares hereditárias.

 

1- Glaucoma

Glaucoma é nome que se dá a uma série de condições que causam danos permanentes no nervo óptico. Esses danos podem causar a perda definitiva da visão.

Quando existe um membro familiar com glaucoma, o risco de desenvolver a doença pode aumentar de 4 a 9 vezes. “Todas as pessoas que têm algum familiar com glaucoma, precisam fazer exames precoces para descartar ou confirmar a doença”, diz a especialista.

 

2- DMRI

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que afeta a parte central da retina, chamada de mácula. Os danos são permanentes e podem causar a perda da visão central.

Estima-se que 15 a 20% das pessoas com degeneração macular relacionada à idade tenham um parente próximo (como um irmão ou pai) com a doença. O risco de desenvolver a DMRI é 4 vezes maior em pessoas com histórico familiar da doença.

 

3- Catarata

A catarata é uma doença ocular comum caracterizada pela opacificação do cristalino, a lente natural do olho, responsável pela nitidez na visão. A maioria das pessoas com mais de 60 anos irá desenvolver a catarata senil, relacionada à idade.

Embora o principal fator de risco para a catarata seja a idade, estudos apontam que mais da metade dos casos da opacificação do cristalino está relacionada à genética.

 

4- Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética é uma doença que afeta a retina e ocorre em pessoas com diabetes. Embora o principal fator de risco seja o diabetes, um estudo publicado na Current Genomics apontou que os genes de uma pessoa representam 20-25% do risco de desenvolver retinopatia diabética, bem como a rapidez com que ela progride.

 

5-Erros Refrativos

A miopia é um erro refrativo que afeta a visão de perto. A prevalência da miopia é cada vez maior. O aumento é resultado das mudanças no estilo de vida, como uso prolongado e excessivo de equipamentos eletrônicos e redução das atividades ao ar livre.

Apesar dos fatores ambientais ligados ao desenvolvimento da miopia, a genética também está envolvida na condição. Estima-se que quando ambos os pais são míopes, o risco de o filho desenvolver a miopia chega a 60%.

O ceratocone, doença que afeta a córnea, também tem um componente genético importante.

 

Consulte seu oftalmologista

“Como vimos, algumas doenças oculares graves estão bastante ligadas à hereditariedade. É muito importante que o paciente pesquise o seu histórico familiar de doenças oculares. Essa pesquisa contribui de forma substancial para que o médico possa diagnosticar e tratar de forma precoce as doenças mais severas, como o glaucoma”, comenta Dra. Maria Beatriz.

Outro ponto destacado pela oftalmologista é que ter histórico familiar de uma doença ocular não significa que você vai desenvolvê-la.

“Isso porque na maioria dos casos há um conjunto de fatores envolvidos no desenvolvimento de uma patologia. Um desses fatores é o seu estilo de vida. Portanto, além de fazer um check up oftalmológico anual, procure adotar hábitos saudáveis “, finaliza a médica.

 

Dicas para uma visão saudável:

 

Alimente-se de forma saudável

Pratique atividades físicas regularmente

Beba 2 litros de água por dia, no mínimo

Durma bem

Gerencie o estresse

Realize exames preventivos de rotina, incluindo exames oftalmológicos

Mantenha um peso saudável

Não fume

Evite abusar da bebida alcoólica

 

Fonte: https://vidaplenaebemestar.com.br/bem-estar/saude-bem-estar/5-doencas-oculares-que-podem-ser-hereditarias


"A mente do prudente adquire conhecimento, e o ouvido do sábio busca conhecimento."

Provérbios 18:15


Nenhum comentário:

Postar um comentário