domingo, 12 de março de 2023

7 formas de aliviar a retenção de líquido


Algumas mudanças de hábito podem ajudar a diminuir o inchaço corporal

 

Você sente inchaço com frequência? Além desse sintoma, a retenção de líquido também pode provocar dor e rigidez. Isso acontece porque há um acúmulo na quantidade de líquidos presentes nos tecidos da pele, que pode ocorrer por diferentes motivos.

 

Entre eles, estão alergias, uso de medicamentos e, principalmente, problemas na circulação sanguínea. Alguns hábitos de vida, como o consumo de alimentos ricos em sódio e o sedentarismo também podem causar a retenção.

 

Quando o problema tem como origem situações do dia a dia, ou seja, não é provocado por doenças graves, é possível controlar o inchaço com algumas medidas simples. Confira!

 

Como aliviar a retenção de líquidos?

Marina Lopes, médica angiologista e cirurgiã vascular, e Fabiana Seidl, médica dermatologista, compartilharam algumas dicas de como melhorar a circulação sanguínea e reduzir os inchaços:

 

1- Atividade física: a prática regular de exercícios é uma das principais maneiras de aliviar a retenção de líquidos. Uma simples caminhada, por exemplo, ajuda a bombear o sangue de volta ao coração e a diminuir a sensação de peso e cansaço.

 

2 - Beber água: a ingestão de água com frequência ajuda a regular a temperatura corporal e a quantidade de líquido no corpo, o que evita episódios de inchaço.

 

3- Cuidado com a alimentação: o consumo de sal em excesso e bebidas ricas em sódio, como refrigerantes, aumenta o risco de retenção de líquidos. Por isso, é importante manter uma dieta balanceada.

 

4- Diminua vícios: é importante evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas, já que o álcool contribui para o acúmulo de açúcar no sangue, o que leva à retenção de líquidos.

 

5- Drenagem linfática: a técnica de drenagem linfática ajuda a eliminar o excesso de líquidos nos tecidos corporais, diminuindo o inchaço.

 

6- Levantar as pernas: é recomendado deixar as pernas para cima, com a ajuda de uma almofada, por pelo menos 20 minutos por dia.

 

7- Uso de meias: em casos específicos e determinados pelo médico, como em suspeita de trombose, o uso de meias elásticas pode ajudar a aliviar o problema.

 

Identificado o problema

Entre as formas de entender se há retenção de líquido no corpo, está apertar a pele com o polegar por alguns segundos e notar se foi formada uma “covinha” na região, chamada de sinal do cacifo. Outra dica é observar se as roupas deixaram marcas fortes no corpo ao final do dia.

 

Também é importante entender que, durante o verão, o calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem para regular a temperatura corporal, fazendo com que uma quantidade alta de líquidos seja liberada para os tecidos da pele. Por isso, dias quentes podem levar a episódios de inchaço.

 

“O calor excessivo pode agravar ainda mais os quadros de varizes, por exemplo. Por isso, é comum pacientes reclamarem no verão. Isso acontece porque as altas temperaturas induzem o processo de vasodilatação, tornando as veias maiores e mais dilatadas - o que pode causar desconforto e inchaço”, explica Marina Lopes.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-22985?utm_source=news_mv&utm_medium=MS&utm_campaign=10452346&utm_smid=10452346-1-1 - Escrito por Paula Santos - gettyimages


Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.

Jeremias 33:3


Nenhum comentário:

Postar um comentário