terça-feira, 21 de setembro de 2010
Vote pela educação!
Este ano você vai escolher deputados, senadores, governador e presidente da República. Para descobrir se seu candidato está comprometido com a melhoria da Educação no Brasil:
Leia o passo a passo a seguir e descubra o que fazer antes de decidir em quem votar nessas eleições:
Informe-se
Saber o que os candidatos fazem pela Educação do Brasil é essencial para tomar uma decisão certa na hora de votar.
• Acompanhe o noticiário. Assista aos telejornais, leia revistas e jornais, acesse os sites de notícias.
• Se possível, varie os veículos em que busca informações (ex: assista cada dia a um telejornal diferente), para poder comparar as informações.
• Aproveite o tempo passado no transporte público para ler revistas e jornais. Falta de tempo não é desculpa para não se informar.
Pesquise na Internet
Vai ser difícil encontrar um candidato que não levante a bandeira da Educação. Mas é importante analisar se ele realmente está envolvido na melhoria da Educação do Brasil. Google neles!
• Digite o nome do candidato e a palavra Educação no site de pesquisa. Assim, você poderá verificar se há notícias ou artigos dele sobre o tema. Leia tudo o que puder. Em tese, quanto mais artigos sobre Educação ele tiver escrito, ou quanto mais tiver mencionado o tema em entrevistas, mais comprometido com a causa ele é.
• Repita a pesquisa combinando o nome do candidato com outros termos ligados à Educação (ex: escola pública, sala de aula, professores etc.) e veja o que ele pensa sobre esses assuntos.
. Acesse os sites da Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br) e do Senado Federal (www.senado.gov.br). Você pode saber, por exemplo, quais projetos ele lançou.
. Siga o candidato em redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter. Por meio dessas ferramentas, você descobre o que ele pensa sobre os mais diversos assuntos.
. Veja se o candidato já se envolveu em casos de corrupção e qual a frequência dele no trabalho, caso já participe da vida política brasileira. A ONG Transparência Brasil tem dois projetos que podem ajudá-lo nessa difícil tarefa: o Excelências (www.excelencias.org.br) e o Deu no Jornal (www.deunojornal.org.br).
Assista ao horário eleitoral
É no horário eleitoral que os candidatos apresentam as suas principais propostas para o futuro. Por isso, sempre que possível, é importante ouvir o que eles têm a dizer.
• Analise se o candidato aproveita o tempo na TV para apresentar projetos para a área de Educação ou se apenas ataca os adversários.
• Não se deixe levar pelo visual do programa. As propostas são o que realmente importam. A qualidade do programa é resultado da quantidade de dinheiro que o candidato dispõe.
Troque ideias
Conversar com parentes, amigos e colegas é uma maneira de conhecer opiniões diferentes e refletir sobre suas próprias posições.
• Deixe as paixões de lado e descubra por que nem todo mundo vai votar no mesmo candidato que você. Assim, descobrirá coisas interessantes sobre os outros concorrentes.
• Exponha a sua opinião para os outros. É uma forma de refletir sobre suas próprias escolhas.
Não se deixe manipular
• Nunca aceite doações ou presentes de candidatos, como cestas básicas e materiais de construções. Isso constitui compra de voto e é crime
• Se souber de algum candidato que esteja fazendo isso, denuncie-o. Descubra se o Tribunal Regional Eleitoral oferece o serviço de Disque-Eleitor. Se não for o caso, procure imediatamente o Ministério Público.
SABE POR QUE VOTAR EM CANDIDATOS COMPROMETIDOS COM A MELHORIA DA EDUCAÇÃO É IMPORTANTE?
• Porque Educação de qualidade para todos os cidadãos ajuda a reduzir a violência, a pobreza, a fome e a discriminação
• Porque cidadãos bem formados são mais bem remunerados e consomem mais, fazendo a economia girar.
• Porque a Educação brasileira ainda está em níveis muito abaixo da dos países desenvolvidos.
• Porque países que priorizaram o ensino de qualidade nas últimas décadas registraram um crescimento econômico acima da média (é o caso da Coreia do Sul e da Irlanda).
• Porque, quanto melhores forem as escolas de um país, mais qualificada será a mão de obra das empresas e melhores serão os produtos e serviços oferecidos ao consumidor.
VOTE BEM NAS ELEIÇÕES 2010
O Brasil só melhora com Educação de qualidade e você tem tudo a ver com isso
Embora a Educação do Brasil tenha melhorado nos últimos anos, falta muito para garantir ensino de qualidade a todos os brasileiros em idade escolar. Se não melhorarmos dramaticamente a qualidade do nosso ensino básico, não apenas tiraremos as chances para um futuro melhor de nossos filhos e netos. Liquidaremos de vez a esperança de criar um país próspero e desenvolvido em um mundo em que o grande diferencial está não nos recursos físicos, mas no conhecimento.
A Educação é uma das principais responsabilidades dos governos municipais, estaduais e federal — mas também depende de nosso envolvimento. E nós podemos ajudar a mudar o destino de nossa nação por meio do voto. Se selecionarmos candidatos comprometidos com a melhoria da Educação, podemos fazer a diferença. Veja os números abaixo:
• 39,5% dos jovens brasileiros de 16 anos não terminaram o Ensino Fundamental.
• Apenas 9,8% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio sabem o conteúdo esperado de Matemática e 24,5%, o de Língua Portuguesa.
• 55,1% dos jovens brasileiros de 19 anos não conseguiram concluir o Ensino Médio.
• 74% da população brasileira não consegue entender um texto simples.
É por causa de números como esses que todos devemos nos mobilizar em prol da melhoria da Educação no Brasil. Votar bem no dia 3 de outubro é um grande passo, mas você pode começar agora, participando da campanha “Eu voto na Educação”. Com três cliques, você registra que a Educação é sua prioridade. Podem participar da campanha todos os que possuem conta em pelo menos uma destas três redes sociais: Orkut, Twitter ou Facebook. Não perca tempo!
Fonte: www.educarparacrescer.com.br
domingo, 19 de setembro de 2010
ENEM 2010: SAIBA COMO AS UNIVERSIDADES FEDERAIS IRÃO UTILIZAR A NOTA DO EXAME
Enem 2010: confira o aproveitamento da nota do exame em todas as universidades federais
A UFG (Universidade Federal de Goiás), a Unifap (Universidade Federal do Amapá) e a Unifal (Universidade Federal de Alfenas) já decidiram como a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será utilizada nos vestibulares para ingresso em 2011. Com isso, já é possível saber como todas as 59 universidades federais aproveitarão a nota do Exame.
A Unifal, localizada em Minas Gerais, irá ofertar todas as vagas do processo seletivo 2011, para o primeiro e o segundo semestre, pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação).
Na Unifap, 50% das vagas serão preenchidas pela nota do Enem 2010 ou 2009. O candidato deve realizar a inscrição no vestibular, no período de 1 de outubro a 1 de novembro, e indicar que pretende concorrer pelo uso do Enem. Esses candidatos estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição. Confira outras informações sobre este processo aqui.
Para o vestibular da UFG, o Enem poderá ser usado para compor a média final do estudante. O uso da nota é opcional e só será aceito quando beneficiar o candidato. Segundo a instituição, algumas vagas dos cursos que ficaram com 20% ou mais de vagas ociosas serão disponibilizadas pelo Sisu.
Confira no quadro a forma de utilização do Enem em todas as universidades federais:
Veja como as Universidades Federais irão utilizar a nota do Enem 2010
Norte
Ufam (Universidade Federal do Amazonas) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (50%)
Ufac (Universidade Federal do Acre) 100% das vagas de filosofia e 50% das vagas de música/licenciatura serão preenchidas pelo Enem 2010
UFPA (Universidade Federal do Pará) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010
Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011
Unir (Universidade Federal de Rondônia) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010
UFRR (Universidade Federal de Roraima) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (20%)
Unifap (Universidade Federal do Amapá) Vai preencher 50% das vagas do vestibular 2011 pela nota do Enem 2010 ou 2009
UFT (Universidade Federal do Tocantins) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (25%)
Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará Vai usar exclusivamente a nota do Enem 2010
Nordeste
UFS (Universidade Federal de Sergipe) Vai usar o Enem 2010 somente para vagas remanescentes
UFPI (Universidade Federal do Piauí) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (50%)
UFMA (Universidade Federal do Maranhão) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) Vai disponibilizar 245 vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
Ufal (Universidade Federal de Alagoas) Vai usar o Enem 2010 somente para vagas remanescentes
UFBA (Universidade Federal da Bahia) Seleção pela nota do Enem para 1.460 vagas dos bacharelados interdisciplinares e 95 dos cursos superiores de tecnologia
UFPB (Universidade Federal da Paraíba) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (10%)
UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010
UFC (Universidade Federal do Ceará) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) Vai usar exclusivamente a nota do Enem 2010
Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
Unilab (Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira) Vai usar exclusivamente a nota do Enem 2010
Centro-oeste
UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UnB (Universidade de Brasília) Vai usar o Enem 2010 somente para vagas remanescentes
UFG (Universidade Federal de Goiás) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011/Vai disponibilizar parte das vagas pelo Sisu
UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) Vai usar o Enem 2010 somente para vagas remanescentes
Sudeste
Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFV (Universidade Federal de Viçosa) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (20%)/Vai usar o Enem como parte da nota
UFU (Universidade Federal de Uberlândia) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010/Vai disponibilizar 332 vagas pelo Sisu
UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu/Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011
UFF (Universidade Federal Fluminense) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (20%)
Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010
UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010
UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010
UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (20% sistema de cotas/40% sistema universal)
Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Vai disponibilizar 628 vagas pelo sistema misto (Enem 1ª fase) e 1.720 vagas pelo Sisu
Ufla (Universidade Federal de Lavras) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (60%)
Unifal (Universidade Federal de Alfenas) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (50%)
UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011
Unifei (Universidade Federal de Itajubá) (4 engenharias terão o Enem como 1ª fase/25 cursos serão disponibilizados pelo Sisu
UFABC (Universidade Federal do ABC) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
Sul
UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFPel (Universidade Federal de Pelotas) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011
UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011
UFPR (Universidade Federal do Paraná) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (10%)/Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011
Unipampa (Universidade Federal do Pampa) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
Furg (Fundação Universidade Federal do Rio Grande) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
O que é o Enem
O Enem é organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Mais de 4,6 milhões de estudantes se inscreveram para participar do Enem 2010. Exatamente 4.611.441 candidatos são esperados para fazer as provas nos dias 6 e 7 de novembro.
As provas terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.
No primeiro dia do exame, um sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas. A prova começa às 13h e vai até as 17h30. No domingo, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e da redação.
Fonte: UOL
sábado, 18 de setembro de 2010
Sobre o Alzheimer
Meu pai está com Alzheimer. Logo ele, que durante toda vida se dizia 'o Infalível'. Logo ele, que um dia, ao tentar me ensinar matemática, disse que as minhas orelhas eram tão grandes que batiam no teto. Logo ele que repetiu, ao longo desses 54 anos de convivência, o nome do músculo do pescoço que aprendeu quando tinha treze anos e que nunca mais esqueceu: esternocleidomastóideo.
O diagnóstico médico ainda não é conclusivo, mas, para mim, basta saber que ele esquece o meu nome, mal anda, toma líquidos de canudinho, não consegue terminar uma frase, nem controla mais suas funções fisiológicas, e tem os famosos delírios paranóicos comuns nas demências tipo Alzheimer.
Aliás, fico até mais tranquilo diante do 'eu não sei ao certo' dos médicos; prefiro isso ao 'estou absolutamente certo de que....', frase que me dá arrepios.
E o que fazer... para evitarmos essas drogas?
Como?
Lendo muito, escrevendo, buscando a clareza das idéias, criando novos circuitos neurais que venham a substituir os afetados pela idade e pela vida 'bandida'.
Meu conselho: é para vocês não serem infalíveis como o meu pobre pai; não cheguem ao topo, nunca, pois dali só há um caminho: descer. Inventem novos desafios, façam palavras cruzadas, forcem a memória, não só com drogas (não nego a sua eficácia, principalmente as nootrópicas), mas correndo atrás dos vazios e lapsos.
Eu não sossego enquanto não lembro do nome de algum velho conhecido, ou de uma localidade onde estive há trinta anos.. Leiam e se empenhem em entender o que está escrito, e aprendam outra língua, mesmo aos sessenta anos.
Coloquem a palavra FELICIDADE no topo da sua lista de prioridades: 7 de cada 10 doentes nunca ligaram para essas 'bobagens' e viveram vidas medíocres e infelizes - muitos nem mesmo tinham consciência disso.
Mantenha-se interessado no mundo, nas pessoas, no futuro. Invente novas receitas, experimente (não gosta de ir para a cozinha?
Hum... Preocupante). Lute, lute sempre, por uma causa, por um ideal, pela felicidade. Parodiando Maiakovski, que disse 'melhor morrer de vodca do que de tédio', eu digo: melhor morrer lutando o bom combate do que ter a personalidade roubada pelo Alzheimer.
Dicas para escapar do Alzheimer:
Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.
Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que NEURÓBICA, a 'aeróbica dos neurônios', é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso; limitam o cérebro.
Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional. Tente fazer um teste:
- use o relógio de pulso no braço contrário;
- escove os dentes com a mão contrária da de costume;
- ande pela casa de trás para frente; (vi na China o pessoal treinando isso num parque);
- vista-se de olhos fechados;
- estimule o paladar, coma coisas diferentes;
- veja fotos de cabeça para baixo;
- veja as horas num espelho;
- faça um novo caminho para ir ao trabalho.
A proposta é mudar o comportamento rotineiro!
Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro. Vale a pena tentar!
Roberto Goldkorn é psicólogo e escritor
Viver ou juntar dinheiro?
Recebi uma mensagem muito interessante de um ouvinte da CBN e peço licença para lê-la na íntegra, porque ela nem precisa dos meus comentários. Lá vai:
"Prezado Max meu nome é Renato, tenho 61 anos, e pertenço a uma geração azarada. Quando eu era jovem as pessoas diziam em escutar os mais velhos, que eram mais sábios agora me dizem que tenho de escutar os jovens porque são mais inteligentes.Na semana passada eu li numa revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. E eu aprendi muita coisa. Aprendi por exemplo, que se eu tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, durante os últimos 40 anos, eu teria economizado R$ 30.000,00. Se eu tivesse deixado de comer uma pizza por mês teria economizado R$ 12.000,00 e assim por diante. Impressionado peguei um papel e comecei a fazer contas, e descobri para minha surpresa que hoje eu poderia estar milionário.Bastava eu não ter tomado as caipirinhas que eu tomei, não ter feito muitas das viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que eu comprei, e principalmente não ter desperdiçado meu dinheiro, em itens supérfluos e descartáveis. Ao concluir os cálculos percebi que hoje eu poderia ter quase R$ 500.000,00 na conta bancária. É claro que eu não tenho este dinheiro. Mas se tivesse sabe o que este dinheiro me permitiria fazer?Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar com itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que eu quisesse e tomar cafezinhos à vontade. Por isso acho que me sinto feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro com prazer e por prazer.E recomendo aos jovens e brilhantes executivos, que façam a mesma coisa que eu fiz. Caso contrário eles chegarão aos 61 anos com um monte de dinheiro, mas sem ter vivido a vida".
Por Max Gehringer
DENUNCIE OS CRIMES ELEITORAIS
DENUNCIE OS CRIMES ELEITORAIS
Ouvidoria do TRE/SE: (79) 2106-8777. E-mail: ouvidoria@tre-se.gov.br ou ainda por correspondência preenchendo o formulário eletrônico no site www.tre-se.gov.br. O prazo para as respostas às consultas é de 03 (três) dias. Na Procuradoria Regional Eleitoral: Enviar, por correio, a documentação endereçada à Procuradoria da República em Sergipe, situada na Avenida Beira Mar, nº 1064, Praia Treze de Julho, Aracaju/SE, CEP 49020-010: Enviar para o e-mail denuncia@prse.mpf.gov.br ou preencher formulário site www.prse.mpf.gov.br
Dando continuidade às ações do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, a OAB/SE cria um Disk Denúncia específico para recepcionar denúncias de atos que possam caracterizar crimes eleitorais. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3301 – 9130 ou por e-mail eleicoes2010@oabse.org.br.O telefone ficará à disposição da comunidade durante a semana, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
As denúncias serão recepcionadas por Natália Carmelo, secretária da Presidência da OAB/SE, para que a entidade possa fazer os encaminhamentos necessários para apuração dos fatos denunciados e a punição dos envolvidos em atos ilícitos durante o processo eleitoral. Obrigatoriamente, conforme adverte o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, o denunciante identifica-se, narra os fatos, apresenta as eventuais provas e a OAB/SE tem o compromisso de manter o denunciante em absoluto sigilo. “O anonimato pode incentivar o trote e denúncias maquiadas, o que não é o propósito do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral”, explica o presidente da OAB/SE.
Fonte: Blog Cláudio Nunes - Infonet
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2010
SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2010
18 a 25 de setembro
TEMA: CINTO DE SEGURANÇA E CADEIRINHA
A redução das lesões e mortes no trânsito é um desafio mundial. Mais de um milhão de pessoas de todas as nações são vítimas fatais de acidentes de trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cinco fatores que causam o maior número de mortes e lesões no trânsito entre os quais está a não utilização do cinto de segurança.
No Brasil, em 2008, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos automotores utilizam o cinto de segurança. Provavelmente, este comportamento reflete ações de educação e fiscalização de trânsito que mobilizaram os cidadãos de forma eficiente. Prática de notável relevância para segurança do trânsito brasileiro haja vista que o uso do cinto pelo condutor e pelo passageiro do banco dianteiro reduz em 50% o risco de morte em uma colisão de trânsito.
Apesar disso,o mesmo estudo realizado pela SBOT indica que apenas 11% dos passageiros utilizam o cinto no banco traseiro. O risco de morte de um condutor utilizando o cinto de segurança, como resultado de um passageiro do banco traseiro sem cinto, é cinco vezes maior do que seria se esse passageiro estivesse retido pelo cinto.
Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária (Dados Denatran).
Dentre estes acidentes de trânsito, estão os que vitimam a criança na condição de passageira de veículos. Neste caso é exatamente o uso do dispositivo de retenção, popularmente conhecido como bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, que pode diminuir drasticamente as chances de lesões graves – e de morte – no caso de uma colisão.
O uso do cinto de segurança não é a forma mais segura para transporte de crianças em veículos, pois foi desenvolvido para pessoas com no mínimo 1,45 de altura. Por este motivo é necessário o uso de um dispositivo de retenção adequado às condições da criança.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizou um levantamento de dados constituídos a partir da pesquisa “A balada, a carona e a Lei Seca”, realizado em 2009, em seis capitais brasileiras, onde registrou que apenas 2 em cada 10 jovens do ensino médio usam SEMPRE o cinto de segurança.
Nesse sentido, trabalhar pela utilização do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança é um desafio; um compromisso a ser assumido por todos os profissionais da área. Além de diminuir a taxa de mortalidade em acidentes, o cinto de segurança reduz a severidade das lesões sofridas pelos ocupantes do veículo em uma colisão. Acrescenta-se ainda que o cinto previne a ejeção de condutor e passageiros do veículo, comum em capotamentos. De acordo com o American College of Emergency Physicians, 44% dos passageiros que viajavam sem cinto e que morreram foram ejetados, parcial ou totalmente, do veículo.
Importante considerar que a prevenção de mortes e lesões no trânsito a partir da utilização do cinto de segurança impacta diretamente nos custos hospitalares e demandas de reabilitação.
O tema “CINTO DE SEGURANÇA E CADEIRINHA”, da Semana Nacional de Trânsito de 2010, possibilitará que os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito promovam, à população em geral, ações de segurança a partir de um aspecto pontual. É uma oportunidade para suscitar reflexões, incentivar discussões e criar atividades que explorem com profundidade a real importância e necessidade do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança.
ALFREDO PERES DA SILVA
Presidente do Contran e Diretor do Denatran
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Exercícios que evitam o ronco
Reduza a "sinfonia" noturna fazendo os movimentos certos com a língua três minutos todos os dias.
Como fazer os movimentos
1. Escove a língua
Passe a escova de dentes nas laterais da língua, sempre com movimentos da frente para o fundo.
2. Afile a língua
Coloque-a pra trás, até encosta-lá no céu (e no fundo) da boca.
3. Sugue
Erga a língua até o céu da boca e toque nos dentes da frente.
4. Contraia a "campainha"
Engula em seco e, logo em seguida, tente pronunciar "aaa".
5. Eleve o lábio
Erga o lábio de baixo (inferior) o mais próximo possível do nariz (fazendo careta). Segure e solte.
6. Force o maxilar
Force o maxilar para baixo enquanto o empurra, com a mão, para cima.
Tente evitar as causas do barulho
Álcool
Bebidas alcoólicas relaxam a musculatura do pescoço e fazem o ar entrar com dificuldade na garganta.
Barriga para cima
Dormir de barriga para cima deixa a língua caída, fechando a garganta. Uma boa alternativa é dormir de lado.
Gripes, alergias e resfriados
De nariz entupido, você respira pela boca - e isso é um passo para o ronco!
Obesidade
A obesidade provoca flacidez dos tecidos da garganta e também dificulta a passagem do ar.
Pescoço curto
Pessoas com pescoço grosso e curto têm mais dificuldade para respirar.
Verifique o resultado
. Os exercícios aqui apresentados são recomendados pelo pneumologista Geraldo Lerenzi Filho, diretor do Laboratório do Sono, do Instituto do Coração, de São Paulo.
. Esses movimentos diminuem o ronco quase pela metade, mas não curam o problema se o paciente não tratar as causas.
. A ocorrência de apneia durante o sono é reduzida em até 60%.
. A circunferência do pescoço costuma diminuir cerca de 1 cm após quatro meses de exercícios.
Fonte: Revista Ana Maria
Lei do Caminhão de Lixo
Um dia peguei um táxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando de repente um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente.
O taxista pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz! O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós nervosamente. Mas o taxista apenas sorriu e acenou para o cara, fazendo um sinal de positivo. E ele o fez de maneira bastante amigável.
Indignado lhe perguntei: 'Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro e nos manda para o hospital!'
Foi quando o motorista do táxi me ensinou o que eu agora chamo de:
"A Lei do Caminhão de Lixo."
Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por ai carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva, traumas e de desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente. Não tome isso pessoalmente. Isto não é problema seu!
Apenas sorria, acene, deseje-lhes bem, e vá em frente. Não pegue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas. Fique tranquilo... respire e deixe o lixeiro passar.
O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragar o seu dia. A vida é muito curta, não leve lixo. Limpe os sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e frustrações.
Ame as pessoas que te tratam bem. E trate bem as que não o fazem.
A vida é dez por cento do que você faz dela e noventa por cento a maneira como você a recebe!
Livre-se do lixo!
Autor desconhecido
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
HORÁRIO DE VERÃO 2010
Horário de verão 2010-2011 vai começar no dia 17 de outubro
Horário de Verão é a alteração do horário de uma região, designado apenas durante uma parte do ano, adiantando-se uma hora no fuso horário oficial local. O procedimento é adotado durante o verão, quando os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol.
O horário de verão deste ano terá início no dia 17 de outubro e terminará no dia 20 de fevereiro de 2011. Neste período, os brasileiros que moram nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão que adiantar o relógio em uma hora.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos anos a redução média da demanda de energia elétrica tem sido em torno de 5%, nas regiões onde o horário de verão foi aplicado. A medida tem como objetivo reduzir os picos de demanda por energia, proporcionando uma utilização mais uniforme durante o dia.
O adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que o atendimento em épocas de maior consumo ocorra com maior eficiência.
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Quanto custa a destruição do meio ambiente?
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a destruição da natureza causa prejuízos anuais de até 8 trilhões de reais. E olha que o estrago pode ser até maior, já que o Pnuma não leva em conta todas as atividades destrutivas no planeta, pois nem sempre é possível convertê-las em valores monetários. O montante desperdiçado equivale a mais de 10% do valor do que a natureza gera para a humanidade. Ao todo, "serviços" como água potável, solos férteis e outros recursos naturais rendem 79 trilhões de reais por ano. Se o ritmo de devastação não diminuir, em 40 anos o preju anual pode chegar a 7% da riqueza produzida no planeta, ou seja, pouco mais de 31 trilhões de reais. Para fazer essas contas alarmantes, a ME usou relatórios do Pnuma publicados entre 2008 e 2010.
PREJUÍZO GLOBAL
Ações do homem e da própria natureza detonam o meio ambiente e custam caro para o planeta
DESMATAMENTO (44%)
PREJUÍZO ANUAL R$ 3,5 trilhões
A principal causa dos desmatamentos pelo mundo é a necessidade de criar mais espaço para agricultura. O resultado disso é a chamada conversão de habitat - destruição das florestas para fins comerciais. A América do Sul e a África foram os continentes que registraram maior perda líquida de florestas nos últimos dez anos. Vale lembrar que as florestas compõem 31% da superfície terrestre. O consolo é que o ritmo do desmatamento diminuiu cerca de 18% nesta década
- Entre 2001 e 2010, foram desmatados 130 mil km2 ao redor do mundo, contra 160 mil km2 na década de 1990. Ou seja, nos últimos dez anos, o mundo deixou de perder uma área florestal equivalente ao estado de Alagoas
- Considerando a média anual do desmatamento (13 mil km2), dá para dizer que cada metro quadrado desmatado equivale a uma perda de R$ 270. Nesta "cotação", o desmatamento da Amazônia ao longo da história equivale a R$ 231 trilhões
- O desmatamento na Amazônia diminui 74% entre 2003 e 2009
ESPÉCIES INVASORAS (31%)
PREJUÍZO ANUAL R$ 2,5 trilhões
Espécies animais e vegetais que invadem ecossistemas também causam muito prejuízo mundo afora. No reino animal, os invasores desequilibram a cadeia alimentar e entre os vegetais, competem com espécies cultivadas por recursos essenciais como água, luz e oxigênio, além de hospedar pragas. Isso aumenta o custo de produção dos alimentos e compromete a fertilidade do solo
- Na África Subsaariana, que inclui 47 países, como Quênia, Senegal e Uganda, a erva-bruxa invasora ocasionou cerca de R$ 12 bilhões por ano de prejuízos nas culturas de milho
- Os coelhos causam R$ 655 milhões de perdas à agricultura da Austrália todo ano
- O mexilhão zebra e a amêijoa-asiática, moluscos introduzidos por acidente no litoral dos EUA, dão um preju anual de R$ 8,8 bilhões
- A introdução do parasita Gyrodactylus salaris, fez com que a densidade de salmões nos rios da Noruega caísse em 86%, gerando um prejuízo estimado em R$ 35 milhões
- Entre 1995 e 2005, o capim-chorão (Eragrostis plana) causou R$ 51 milhões em prejuízos à agricultura gaúcha (linkar com o boxe PRAGAS BRASILIS)
OUTROS* (25%)
PREJUÍZO ANUAL R$ 2 trilhões
Aqui entram vários estragos "menores" ao meio ambiente, como desgaste dos solos, pesca excessiva e extinção de espécies. De acordo com a agrônoma Patrícia Monquero, da Ufscar, há três formas de degradação do solo: a química (queda de fertilidade), física (erosão, compactação) e biológica (perda de biodiversidade). A sobrepesca é um problema tão grave que já atinge 80% dos estoques pesqueiros mundiais
- Quase um quarto dos solos do planeta estão degradados (30% desta área é de florestas, 20% pertence a áreas agrícolas e 10% a pastos). A maior parte deste chão maltratado fica na África, centro-norte da Austrália, sudeste da Ásia e pampas sulamericanos
- Atualmente, os esforços de pesca são 5 vezes maiores do que na década de 1970. Ou seja, é preciso gastar 5 vezes mais tempo e dinheiro para pescar a mesma quantidade de 40 anos atrás
- Os países que mais sofrem com sobrepesca são os africanos Mauritânia, Gâmbia, Senegal e Serra Leoa
- Todo ano, há um prejuízo mundial de R$ 60 bilhões relativos ao que é pescado e não é consumido
Fonte: Revista Mundo Estranho - por Pedro Proença
Assinar:
Postagens (Atom)