terça-feira, 23 de abril de 2013

Beber líquidos durante as refeições engorda?


Desvende esse mito!

O hábito de ingerir líquidos nas refeições é muito comum, porém todos já ouviram dizer que isso é errado porque engorda, nos faz comer em maior quantidade, a barriga incha ou ainda atrapalha a digestão. Entenda um pouco mais sobre esse assunto e saiba como se comportar na hora de realizar as refeições:

Qual melhor momento de ingerir líquidos?
Os líquidos devem ser consumidos 20 minutos antes ou 60 minutos após as refeições. Quando optar por ingeri-los nas refeições é indicado no máximo um copo pequeno, com capacidade de 150 a 200 ml.

Ingerir líquidos nas refeições engorda?
O líquido ingerido na refeição não engorda, porém dilata o estômago e provoca uma sensação de inchaço abdominal.
É importante não criar o hábito de ingerir líquidos sempre nas refeições, pois o estômago sempre passará por essa dilatação o que irá torna-lo mais elástico. Essa dilatação reduz a sensação de saciedade e você pode acabar consumindo mais alimentos, levando a um excesso alimentar durante o dia e consequentemente o aumento de peso.

Por que devemos evitar líquidos nas refeições?
Durante a digestão dos alimentos precisamos da ação do suco gástrico no estômago, para que alguns nutrientes possam ser quebrados e absorvidos. Quando ingerimos líquido em excesso nas refeições o suco gástrico fica diluído e dessa forma a digestão fica comprometida podendo ocasionar problemas como indigestão, gases, flatulências e deficiência na absorção de nutrientes como ferro, cálcio, zinco, vitamina B12, entre outros.

Se optar por ingerir líquidos, qual dar preferência?
Se desejar beber líquidos durante a refeição, dê preferência aos sucos naturais feito com frutas ácidas como abacaxi, limão, morango, kiwi, já que não irão trabalhar a favor do suco gástrico no estômago, não interferindo na absorção dos alimentos. A água também é uma boa escolha, pois ajuda na hidratação e não aumenta o valor calórico da refeição.
É importante ressaltar que refrigerantes e água gaseificadas são mais prejudiciais, pois o gás presente nessas bebidas dilata ainda mais o estômago, prejudicando a digestão e criando uma falsa sensação de saciedade, fazendo com que a fome apareça mais rapidamente, e podendo levar a um excesso alimentar durante o dia e consequentemente o aumento de peso.

Como manter o corpo hidratado sem ingerir líquidos nas refeições?
Muitas pessoas sentem necessidade de ingerir líquidos durante as refeições quando a hidratação durante o dia está baixa e somente se lembram de tomar algo na hora da refeição. É importante lembrar que a recomendação de água é de 6 a 8 copos de 200 ml e essa deve ser feita preferencialmente nos intervalos entre as refeições!
Alimentos ricos em água, geralmente frutas e legumes como abacaxi, abobrinha, alface, laranja, tomate, mamão, melancia, melão, uva, chuchu fazem parte de nossas refeições, portanto é impossível realizar uma refeição sem ingerir líquidos, a preocupação sempre deve ser em não consumir líquidos em grande volume.

Portanto, é importante evitar a ingestão de líquidos durante a refeição, e caso ocorra, não deverá exceder um copo pequeno, e que preferencialmente seja água ou suco de frutas ácidas. E lembre-se sempre tenha foco na hidratação ao longo do dia.

Andréia Manetti Previero 
Nutricionista do Dieta e Saúde
CRN 34975/P

Exercício físico combate danos causados ao cérebro pelo álcool


Pessoas que tem problemas de excesso de consumo de álcool vão receber uma boa notícia. De acordo com um novo estudo, a prática regular de atividade física pode combater alguns dos danos causados pela substância.

Os cientistas responsáveis pelo estudo associaram o álcool a danos causados à substância branca do cérebro, mas a relação foi vista apenas entre pessoas que não se exercitavam regularmente. Entra aquelas que eram ativas esse mesmo problema não foi detectado.

A substância branca é responsável pela comunicação entre as diferentes áreas do cérebro, assim, quando ela é danificada, a habilidade cerebral de trocar mensagens entre suas diferentes regiões fica deficiente.

Apesar de os resultados encontrados serem positivos, os pesquisadores alertam que isso não significa que a prática esportiva permite o consumo excessivo do álcool. O abuso dessa substância causa diversos males ao organismo, e outras áreas do corpo e até mesmo do cérebro serão prejudicadas com esse hábito.

A pesquisa foi publicada no periódico Alcoholism: Clinical & Experimental Research.

Live Science

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A história do Campeonato Serrano de Basquete

Durante 27 anos os itabaianenses presenciaram a realização do maior torneio de basquete do estado de Sergipe em todos os tempos, o Campeonato Serrano, o qual atraia centenas de pessoas a quadra do Módulo Esportivo de Itabaiana e do Ginásio de Esportes Miltão do Colégio Estadual Murilo Braga. O campeonato foi disputado por milhares de alunos e ex-alunos do CEMB ao longo dos anos, sempre nas tardes de sábado, durante o 1º semestre.

O campeonato Serrano tinha como principais objetivos: incentivar a prática do basquete em Itabaiana e revelar atletas para compor as equipes do Colégio Estadual Murilo Braga que o representaria nas competições dos Jogos da Primavera, Jogos Infantis e dos campeonatos sergipano nas diversas categorias.

O campeonato foi realizado inicialmente com os alunos do CEMB, posteriormente também com os ex-alunos e nos últimos campeonatos, com participações de equipes convidadas de Aracaju. No início as equipes receberam nomes dos estados brasileiros, depois de equipes nacionais do basquete como: Sírio, Monte Líbano, Tupã, Francana, Ginástico, Prudentina, Minercal... Posteriormente foram mudados para os nomes de lojas comerciais de Itabaiana através de patrocínios e por último, os nomes dos colégios participantes do campeonato.

O comércio de Itabaiana foi extremamente importante para o sucesso do campeonato através da parceria que patrocinava os fardamentos das equipes e as medalhas e troféus oferecidos às equipes vencedoras, elementos fundamentais para incentivar as participações dos atletas.

A imprensa sergipana teve um papel muito importante na evolução do campeonato através da divulgação dos boletins semanais informando os leitores através dos jornais e da internet, os espectadores pela televisão e os ouvintes pelo rádio o que se passava a cada rodada, estimulando os atletas a participar e ao público em assistir os jogos.

A equipe de arbitragem do campeonato era composta por mim, pelos alunos e ex-alunos os quais recebiam todos os anos uma palestra teórica sobre as regras e um treinamento prático de como ser mesário e juiz no jogo, sob minha orientação. Em algumas finais de campeonato a equipe de arbitragem da FSB vinha arbitrar através de uma parceria com AIB.

Em 1976, o Professor Romilto Mendonça introduziu o basquete como prática esportiva nas aulas de educação física do Colégio Estadual Murilo Braga, e juntamente com os alunos realizou o primeiro campeonato de Itabaiana.

Em 1977, o Professor Romilto Mendonça foi transferido para Aracaju e o campeonato não foi realizado, mas em 1978, foi reiniciado com força total pelo Professor José Antonio Macedo, na quadra do Módulo Esportivo de Itabaiana, o qual tinha sido inaugurado em 1977.

Em 1980, comecei a ensinar basquete no CEMB e passei também a realizar o campeonato juntamente com o Professor José Antonio, mas em 1986 ele assumiu a vice-direção do CEMB e se afastou da realização do campeonato.

Em 1982, o campeonato começou a ser divulgado pela Rádio Princesa da Serra AM. Posteriormente, a Radio Capital do Agreste, a FM Itabaiana e a Princesa FM também passaram a divulgar.

Em 1984, ocorreu o grande marco na história do basquete de Itabaiana, criamos a Asssociação Itabaianense de Basquete com o objetivo de organizar e realizar o campeonato serrano, e também desenvolver atividades ligadas ao basquete como: gincanas, festival de arremessos, concursos de pesquisa, festas comemorativas, etc. Foi nesta época que decidimos colocar um nome comercial ao campeonato, que passou a se chamar de Campeonato Sorvete Kiola de Basquete. A partir desta data, o torneio começou a ser realizado com as meninas, já que nos anos anteriores, só tinha sido disputado pelos meninos. A partir desta data, após o término de cada campeonato realizávamos uma festa de confraternização envolvendo atletas, professores, patrocinadores e a imprensa.

Em 1986, o campeonato passou a ser chamado de Posto Serrano, no lugar de Sorvete Kiola. Pela primeira vez foi utilizado um cartaz com os dados do campeonato para divulgar a competição na imprensa, escolas, ruas e no comércio.

Em 1987, criamos o Jornal do Basquete, que era editado em 4 páginas, para divulgar o campeonato, apesar de toda a divulgação feita nas rádios de Itabaiana, na TV Sergipe e TV Atalaia, e nos Jornais: Gazeta de Sergipe, Semanário Esportivo, Jornal de Sergipe, Correio de Sergipe, Jornal da Manhã, Jornal da Cidade, Cinform, O Serrano. Neste ano a abertura do 11º campeonato foi transmitida ao vivo pela Rádio Princesa da Serra e o encerramento pela Rádio Capital do Agreste.

Em 1990 instituímos a Homenagem Especial do campeonato entregando uma placa de reconhecimento a atletas veteranos que se destacaram nos torneios em anos anteriores e aos professores do CEMB que contribuíram com o engrandecimento do basquete.

Em 1996 houve a 1ª participação de uma equipe de Aracaju no campeonato, a do Colégio Salesiano no torneio feminino. Posteriormente participaram os colégios: Graccho Cardoso, Dom Luciano, Oratório Festivo Nossa Senhora Auxiliadora, Coesi e Arqui.
Em 2001 foi instituída a Medalha Amigo do Basquete para homenagear jornalistas e radialistas da imprensa sergipana que apoiavam e divulgavam o basquete de Itabaiana nos jornais, rádios e televisão.

Em 2002 o campeonato começou a ser divulgado para o mundo através da internet pelo site da Itnet, portal de Itabaiana, e posteriormente por outros sites. Também neste ano, a reportagem do programa Globo Esporte da TV Sergipe fez uma matéria na final do 26º Campeonato Serrano, no Ginásio Esportivo Miltão do CEMB, mostrando a importância do torneio para incentivar os jovens a prática esportiva em Itabaiana.

Em 2003 a realização do último Campeonato Serrano de Basquete, o 27º, e até hoje as pessoas me perguntam por que acabou, e sempre respondo, como tudo que é bom um dia acaba, mas foram por vários motivos, entre eles: a diminuição do número de alunos praticando esporte no Murilo Braga, e em especial o basquete, por conta das mudanças nas aulas de educação física pela implantação da LDB de 1996 e a diminuição do interesse dos ex-alunos na participação do campeonato por conta de suas atividades profissionais e familiares, já que a maioria já estavam casados e trabalhando.

Para resgatar a história do basquete de Itabaiana criamos um blog na internet com fotos das equipes e dos jogos, os cartazes dos campeonatos, recortes de jornais e comentários de atletas, professores, radialistas, jornalistas e amantes do esporte, no seguinte endereço: http://basquetedeitabaiana.blogspot.com acesse e deixe seu comentário.

Agradecemos a todos que participaram e contribuíram no desenvolvimento e engrandecimento do campeonato como: os professores, a imprensa sergipana, o comércio de Itabaiana, o Colégio Estadual Murilo Braga e em especial aos atletas, razão maior da realização do Campeonato Serrano de Basquete por 27 anos em Itabaiana, que talvez um dia retorne, se o esporte voltar a ser valorizado no CEMB e no município.

José Costa
Professor de Educação Física
CREF 000245-G/SE

Jogos para o cérebro funcionam?


Quem não gostaria de turbinar um pouco o cérebro? Algumas pessoas por necessidade, outras por vaidade, outras ainda para aprimorar a si mesmas.

As razões para tentar ficar mais esperto e inteligente são as mais diversas, mas, geralmente, todos têm uma coisa em comum: tentam usar jogos de treinamento cerebral para isso.

Para estas pessoas, as notícias não são tão boas. Novos estudos sugerem que os jogos para o cérebro não melhoram os processos mentais ou o QI dos jogadores, apenas os deixam melhores naqueles mesmos jogos.

Os estudos céticos surgem uma década década depois de outras pesquisas sugerirem que jogos para o cérebro funcionavam, o que havia sido acompanhado pela criação de companhias como Cogmed, Lumosity, Jungle Memory e CogniFit, que vendem jogos para crianças, velhos e adultos.

E a nova informação já criou um impasse. Executivos destas empresas insistem que a nova descoberta tem falhas, enquanto os pesquisadores afirmam que é antiético vender um software que não funciona, especialmente a públicos vulneráveis como crianças com problemas de aprendizado ou idosos preocupados com o declínio cognitivo.

Um estudo comparou os efeitos de jogos de treinamento dual n-back, um tipo de programa de treinamento popular no Vale do Silício, com um jogo placebo e com nenhum jogo. Os pesquisadores de três diferentes universidades americanas chegaram à conclusão que o jogo melhorava a capacidade dos jogadores nos jogos, mas não em testes independentes de inteligência fluida, inteligência cristalizada, multitarefas e outras capacidades.

Outro estudo tentou repetir os resultados de pesquisas anteriores que mostravam que certos exercícios melhoravam a inteligência fluida, importante para o aprendizado e associada ao sucesso profissional. O novo estudo não conseguiu repetir tais conclusões.

Por fim, uma revisão analisou 23 estudos anteriores sobre jogos para o cérebro, ponderando as pesquisas pelo rigor de sua execução e pelo número de participantes incluídos. De forma semelhante aos outros estudos, a meta análise descobriu que as pessoas apenas ficavam melhores nos jogos que praticavam, mas estas habilidades não eram transferidas para outras áreas, como habilidades verbais e não verbais, aritmética ou atenção.

Entretanto, estas análises não compararam os resultados dos jogos em crianças saudáveis em comparação com crianças com problemas de aprendizado, ou entre adultos normais e adultos diagnosticados com declínio cognitivo. O primeiro e o segundo estudos trabalharam com jovens saudáveis, e a meta análise examinou estudos sobre jogos que envolveram todo tipo de pessoas.

A conclusão é que, pelo menos para pessoas normais, estudar e jogar xadrez, apesar de ser divertido, só vai te deixar melhor em jogar xadrez. Se você quiser melhorar a memória, terá que fazer caminhadasdormir bem e praticar técnicas de memorização. [PopsciThe New Yorker]

domingo, 21 de abril de 2013

Uma maneira mais simples de aprender um novo idioma


Aprender uma nova língua pode dar preguiça quando a gente pensa que terá de enfrentar com dedicação alguns anos em um curso de idiomas. Por esse motivo, é crescente o número de métodos educacionais que ajudam as pessoas a conhecer boa parte da linguagem de maneira informal, por meio de jogos. Nesta semana, pesquisadores da Universidade de Nottingham (Inglaterra) apresentaram uma técnica que, aparentemente, dá resultado.

Eles reuniram um grupo de falantes de inglês para ter contato com um idioma que, apesar da proximidade geográfica, era totalmente desconhecido para eles: o galês. Os psicólogos pretendiam verificar se era possível reter conhecimento sobre uma nova língua “sem intenção”, ou seja, aprender inconscientemente durante uma atividade.

O experimento foi divido em duas etapas. Na primeira, os voluntários viam uma série de palavras em galês no computador e deveriam indicar quando determinada letra era encontrada nas palavras mostradas. Ao mesmo tempo, ouviam cada palavra sendo pronunciada e olhavam uma foto mostrando o que significava.

Em seguida, eles foram orientados a tentar aprender, de fato, as traduções corretas. A cada palavra em galês, eles deveriam indicar entre opções o que o termo significava em inglês. Na hora, o computador já respondia se a resposta estava correta ou não. Metade das palavras exibidas já havia sido mostrada na primeira etapa do estudo.

Cruzando os resultados, os cientistas perceberam que o índice maior de acertos foi com as palavras que já haviam sido mostradas na primeira etapa. Isso mostra, segundo eles, que o conhecimento foi agregado mesmo que os voluntários não tivessem a intenção explícita de aprender. A simples exposição a um novo idioma, por brincadeira, também é um ótimo instrumento lúdico. [Science Daily/Web India/PLOS One]