domingo, 30 de junho de 2013

Conheça os exames que todo homem deve fazer

Para cada fase da vida, existem exames específicos para prevenir doenças. Veja quais os exames que os homens precisam fazer

20 Anos

O foco são as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente as sorologias de hepatites. “Vivemos ainda uma epidemia de HPV. Muitas das cepas do vírus são assintomáticas no homem, mas podem predispor a parceira ao câncer de colo do útero”, lembra Paulo Rodrigues, urologista do Hospital Nove de Julho (SP).

30 Anos

O autoexame do câncer de testículo deve ser periódico. Ele consiste em apalpar a região em busca de nódulos. “O cuidado com os níveis de colesterol, glicemia, uma avaliação da função renal e hepática e a hipertensão arterial também são importantes nesta faixa etária”, completa Ana Leticia Daher, patologista clínica do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica.

Acima dos 40 anos

Aos 45 anos é indicado realizar anualmente a dosagem do PSA(antígeno prostático específico), que costuma se elevar na presença de tumores de próstata. Se houver histórico da doença na família, a checagem deve começar aos 40 anos. Além disso, é bom saber que o aparecimento da impotência sexual pode indicar problemas cardiovasculares.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/saiba-quais-sao-os-exames-para-prevenir-doencas/877/ - Texto: Leonardo Valle/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário