segunda-feira, 17 de junho de 2013

Queimaduras

Embora se intensifiquem na época das festas juninas, queimaduras ocorrem todos os dias do ano. É importante saber o que fazer nesse tipo de acidente

Quando as festas juninas se aproximam, os pais recomendam aos filhos cuidado com fogueiras e fogos de artifício. Mas o perigo das queimaduras ronda as pessoas durante os 365 dias do ano. Estimativas mostram que 70% dos casos ocorrem em casa, principalmente dentro da cozinha. E as principais vítimas são as crianças menores de 10 anos. Nas grandes cidades, cresce o número de queimaduras por produtos químicos e choques elétricos. O ideal é prevenir. Em caso de acidente, aja com rapidez. Quanto melhor for o tratamento inicial, menores serão os riscos e as sequelas.

O que é uma queimadura?
É uma lesão nos tecidos que pode ser provocada por agentes térmicos (como o sol e o fogo), químicos (como a soda cáustica), elétrico (como fios de alta tensão) e radiativos (raios X). Na maioria das vezes, só a pele sai machucada. Mas existem casos em que a queimadura é profunda e danifica músculos, ossos, tendões. Os órgãos internos também são comprometidos: ao se respirar ar muito quente, os pulmões ficam queimados.

O que determina a gravidade?
• O tipo, a intensidade e o tempo de exposição ao agente agressor.
• A extensão, a profundidade e o local das lesões. Os locais de maior perigo são face, pescoço, genitais e mãos.

O que é o grau da queimadura?
É a profundidade atingida pela lesão.
No 1º grau, apenas a epiderme (a camada mais externa da pele) fica comprometida. Ocorre um processo inflamatório caracterizado por vermelhidão e dor. A pele leva de três a quatro dias para se regenerar.
Nos casos de 2º grau, a epiderme e parte da derme (camada imediatamente abaixo) são atingidas. Surgem as bolhas, formadas pelo líquido que extravasa dos vasos sanguíneos. A pele se regenera parcialmente dentro de cerca de quinze dias.
No 3º grau, há a destruição total da epiderme e da derme. A pele da área queimada morre e o sangue coagula, formando uma espécie de crosta. Sem derme, não há regeneração. Um quarto tipo seriam as lesões que atingem ossos, músculos e tendões.

Quando procurar um médico?
As queimaduras pequenas e de pouca profundidade (1º grau) podem ser tratadas por um clínico geral. As mais profundas (2º grau) de pequena extensão, no hospital. As mais extensas e profundas (2º e 3º graus) precisam de centros especializados.

Qual a primeira providência que deve ser tomada em casa?
Quando o agente é fogo ou água quente, exponha a área atingida à água corrente fria. Não use receitas populares. Nem gelo ou água gelada, pois isolam os vasos sanguíneos e matam a pele. Só a vaselina pura alivia a dor. Nas grandes queimaduras, o corpo incha. Por isso, a vítima deve ser despida, enrolada num lençol limpo e levada ao hospital.

E quanto às queimaduras por produtos químicos, eletricidade e radiação?
No caso dos agentes químicos e radiativos, lave o local com água abundante. Nos acidentes com eletricidade, tenha cuidado. Isso porque, às vezes, a vítima fica grudada na fonte de onde sai a energia. Para tirá-la de lá, desligue a energia elétrica. Do contrário, quem for ajudar irá se queimar também.

Como as queimaduras graves são tratadas nos hospitais?
A pele danificada perde suas funções, entre elas controlar a saída de água do organismo e impedir a entrada de micro-organismos. Então, o tratamento visa repor água e evitar infecções. Doses de soro resolvem o primeiro problema. O segundo requer o uso de antibióticos e a proteção dos locais queimados com curativos e enxertos.

Como é o tratamento das vítimas de grandes queimaduras?
Cirurgias. Enxertos cobrem a área queimada com lâminas de 1,5 mm a 2 mm de espessura de pele sadia retirada do próprio paciente. Quando a área é muito extensa e se torna inviável a autodoação, pode-se recorrer a materiais sintéticos, a famosa pele artificial. Eles funcionam como curativos que preparam o local para receber a pele do paciente. Muitas vezes, as operações visam recuperar os movimentos dos pacientes, quando os músculos são atingidos. Depois, são feitas plásticas para atenuar as cicatrizes.

Para quem as queimaduras podem ser mais graves?
Crianças e os idosos são as vítimas mais frágeis. Nas crianças, as lesões atingem áreas maiores do corpo e seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. Já os idosos estão mais sujeitos a complicações durante o tratamento, assim como mulheres grávidas e diabéticos.

Em que época esses acidentes são mais frequentes?
No inverno, porque muitas pessoas costumam aquecer-se em volta de fogueiras. Nas grandes cidades, tornaram-se corriqueiras as queimaduras químicas e elétricas ocorridas em acidentes de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário