terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Aprenda 4 passos para curar a virose

Sobreviver aos sintomas é possível, mas tudo pode ser mais fácil da próxima vez. Confira!

Você consegue lembrar da última vez em que passou por um dia de virose? Se a sua resposta é sim, provavelmente sua memória trouxe de volta aquela sensação de fraqueza, o cansaço e a completa falta de controle sobre o seu corpo. Sem falar, claro, das idas e vindas do banheiro. A virose nada mais é do que uma doença aguda causada por um vírus, nesse caso, o rotavírus. “Este nome popular é mais comumente associado a doenças virais que acometem o trato digestivo, principalmente o estômago e os intestinos delgado e grosso”, explica Lucas Zambon, supervisor do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Trata-se de uma patologia de fácil transmissão.

"Todas as viroses são contagiosas. E o contágio da maioria delas se dá por via aérea. Em alguns casos, pode haver contaminação indireta, por materiais como maçanetas, corrimão, copos, talheres, etc.", lembra Alberto Chebabo, infectologista do Laboratório Delboni Auriemo Mecicina Diagnóstica (SP). Todos correm o risco de contrair uma virose, mas alguns individuos são mais sucetíveis. Entre eles destacam-se "os adultos com mais de 65 anos e crianças, principalmente em idade pré-escolar. Também compõem esse grupo os portadores de doenças crônicas como diabetes, AIDS, ou transplantados (rim, fígado, etc.), e aqueles que sofrem de doenças crônicas como insuficiência cardíaca ou renal, apresentam algumas formas de anemia, bem como usuários de longa data de corticoides (medicamentos indicados para doenças articulares)”, informa Zambon. Então, se você ainda não sabe o que fazer na próxima vez que o vírus se instalar no seu corpo, confira o Guia de Sobrevivência que a VivaSaúde preparou para os dias de crise: 

1-Sem antibióticos 
O organismo precisa de tempo para eliminar o vírus. A recomendação é que se tome um antitérmico para diminuir a temperatura. “Não se deve tomar antibióticos, pois esse tipo de medicação não trata vírus. Dependendo do caso, pode até piorar”, alerta Alfredo Salim Helito, clínico geral do Hospital Sírio-Libanês (SP). Segundo o médico Zambon, enquanto não se sentir muito bem, é importante evitar comer alimentos gordurosos, leite integral ou derivados, carne vermelha. Seu trato digestivo precisa ficar em “repouso”.

2-Repouse 
É importante que você não gaste muito a sua energia. Se for possível, deixe de ir à escola ou ao trabalho e permaneça em casa. Isso não diz respeito apenas à sua saúde, mas também à dos outros. Afinal, esta é uma estratégia que diminui os riscos de transmissão.

3-Beba muito líquido 
Os sintomas da virose (vômitos e diarreia) fazem que se perca muito líquido. O resultado pode ser uma desidratação. “A perda de água é mais importante para o corpo do que a impossibilidade de se alimentar. Beba água, água de coco ou bebidas isotônicas, pois são facilmente absorvidas, garantindo que o corpo se mantenha hidratado”, sugere Zambon. Outra opção é ingerir frutas ricas em água, como maçã, melão, melancia, laranja, grapefruit e papaia.

4- Pronto para outra 
É melhor prevenir do que remediar. E nesse caso é mais fácil do que parece. Se a prevenção da maior parte das viroses pudesse ser resumida em uma palavra, esta seria – HIGIENE. Então, hábitos como lavar as mãos com frequência ajuda a evitá-las. Outro cuidado é em relação aos alimentos. “Devem ser muito bem lavados, ou bem cozidos em água fervente quando for o caso. Caso esteja na mesma casa de alguém afetado pela virose, todos os demais devem também ter os mesmos cuidados na lavagem das mãos e higiene pessoal, para evitar que haja contaminação dos demais”, lembra Zambon.


Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/aprenda-4-passos-para-curar-a-virose/2262/ - Texto: Letícia Ronche/ Foto: Reprodução/ Adaptação: Letícia Maciel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário