domingo, 10 de junho de 2018

Carros ao sol atingem temperaturas mortais em uma hora


Temperaturas no interior de um carro exposto ao sol e deixado à sombra.

Esquecimento fatal

O painel de um carro estacionado ao sol em um dia quente de verão pode chegar a 70° C em cerca de uma hora.

Uma hora é também o tempo que leva para uma criança pequena sofrer lesões por calor ou mesmo morrer por hipertermia - quando o corpo aquece acima de 40° C e não consegue mais se resfriar.

"Nosso estudo não apenas quantifica as diferenças de temperatura dentro dos veículos estacionados na sombra e no sol, mas também deixa claro que até mesmo estacionar um veículo na sombra pode ser letal para uma criança pequena," disse Nancy Selover, da Universidade do Estado do Arizona (EUA).

Temperatura dos carros no sol e na sombra

Os pesquisadores usaram seis veículos para seu experimento: dois carros pequenos, dois médios e dois grandes, idênticos dois a dois e todos na cor prata.

Durante três dias quentes de verão, com temperaturas acima de 35° C na cidade de Tempe (Arizona), os pesquisadores moveram os carros da exposição total ao sol para a sombra por diferentes períodos durante o dia e mediram a temperatura do ar interior e as temperaturas das superfícies internas em diferentes partes do dia.

Cada carro era deixado em cada situação durante um período equivalente a uma permanência média de uma pessoa fazendo compras em um supermercado - cerca de uma hora.

Os veículos estacionados ao sol atingiram uma temperatura interna de 46° C em uma hora. O painel chegou em média a 69° C, o volante a 53° C e os assentos a 51° C.

Os veículos estacionados à sombra atingiram uma temperatura interna média de 38° C após o período de compras. Os painéis chegaram a 48° C, os volantes a 42° C e os bancos a 41° C.

Os diferentes tipos de veículos esquentaram a taxas diferentes, com o carro menor esquentando mais depressa do que os outros.

"Todos já voltamos para nossos carros em dias quentes e mal conseguimos tocar no volante," disse Selover. "Mas, imagine o que seria para uma criança presa em um assento no carro. E, uma vez que você introduz uma pessoa nesses carros quentes, eles estão exalando umidade no ar. Quando há mais umidade no ar, uma pessoa não consegue se refrescar suando porque o suor não evapora tão rapidamente."

Crianças esquecidas no carro

A idade, peso, problemas de saúde, e outros fatores como as roupas, afetarão como e quando o calor se torna mortal. Os pesquisadores dizem não ser possível prever exatamente quando uma criança sofrerá uma insolação, mas a maioria dos casos envolve a temperatura corporal do bebê subindo acima de 40° C por um período prolongado.

"Esperamos que esses resultados possam ser aproveitados para a conscientização e prevenção da insolação pediátrica e a criação e adoção de tecnologias nos veículos para alertar os pais de crianças esquecidas," disse a pesquisadora Jennifer Vanos.

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=carros-sol-atingem-temperaturas-mortais-hora&id=12829&nl=nlds - Redação do Diário da Saúde - Imagem: Jennifer K. Vanos et al.

Nenhum comentário:

Postar um comentário