sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Atenção aos alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Um grande esforço de mídia convence muitos de que alguns alimentos seriam saudáveis, quando não são.

Parece, mas não é

Muitas pessoas preferem consumir peito de peru em vez de outros embutidos, como presunto ou mortadela, por achar que é uma opção mais saudável.

De fato, é comum que produtos ultraprocessados como o peito de peru e a bolacha integral sejam classificados como saudáveis pela população.

Contudo, isso é resultado de um forte trabalho da mídia que nem sempre passa mensagens verdadeiras ou completas.

No geral, produtos com acréscimo de conservantes, estabilizantes, corantes, edulcorantes e aromatizantes, e também com excesso de gordura vegetal hidrogenada, açúcar e sódio, não são saudáveis, podendo trazer consequências negativas para a saúde.

Este alerta consta do manual Alimentação Cardioprotetora, do Ministério da Saúde e do Hospital do Coração (HCor), mas o fato é que o consumo de alimentos ultraprocessados deve ser evitado tanto por indivíduos em risco cardiovascular quanto por indivíduos saudáveis.

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

No caso específico do peito de peru, dos 13 ingredientes descritos na embalagem apenas cinco não são artificiais - e mesmo assim estes cinco já passaram por muitos processamentos e estão longe de estar em sua forma in natura ou mais nutritiva.

Já a bolacha, mesma aquela nomeada como integral, contém aditivos químicos, açúcares e gordura. O fato de o ingrediente farinha de trigo aparecer em primeiro lugar, antes mesmo da farinha de trigo integral, lança dúvidas sobre se a iguaria deveria ser nomeada como integral.

E estes não são os únicos casos. Confira abaixo 9 alimentos que parecem saudáveis, mas não são:

Barra de cereal
Biscoitos e/ou bolachas integrais
Chocolate diet
Embutidos (como presunto e peito de peru)
Farinha láctea
Pão de forma light
Pipoca para micro-ondas
Sopa instantânea
Suco de caixinha

Como esta lista não é exaustiva, lembre-se sempre de ler a lista de ingredientes no rótulo do produto para saber se o alimento é ultraprocessado ou não.

Fonte: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=alimentos-parecem-saudaveis-mas-nao-sao&id=13025&nl=nlds - Com informações do Ministério da Saúde - Imagem: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário