sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Você conhece os alimentos de calorias negativas?


Você já deve ter ouvido falar que alguns alimentos têm tão pouca caloria que o corpo gasta mais energia para digeri-las do que tira delas. Mas será que isso é verdade?

Maçãs, brócolis, melancia, espinafre, salsão, e – pasme! – até batata são alguns dos alimentos famosos por ter calorias negativas.

Por enquanto não há evidência científica que esses alimentos causem uma perda calórica ao invés de trazer calorias para o corpo. Um simples talo de salsão, por exemplo, contém míseras seis calorias, mas exige do corpo apenas meia caloria para ser digerida.

As dietas ricas nesse tipo de alimentos costuma trazer bons resultados na perda de peso, mas por outro motivo: esses itens não são densos em calorias e ocupam bastante espaço no sistema digestivo, trazendo saciedade.

Um estudo de 2005 publicado na revista The American Journal of Medicine com o título “Os efeitos de uma intervenção com baixa gordura e baseada em plantas no peso do corpo, metabolismo e sensibilidade a insulina” mostrou que uma dieta em plantas de baixa caloria trouxe perda de 6kg em média para os participantes, em 14 semanas de acompanhamento.

Dieta anti-inflamatória pode te ajudar a viver mais tempo, diz estudo
Mesmo sem as evidências de que eles gastam mais calorias do que fornecem, vale a pena apostar nesses alimentos na dieta rotineira. Veja mais detalhes sobre eles:

Maçã
Elas contêm bastante fibra e apenas 50 calorias por 100 gramas, mas você deve comer a casca junto com a fruta. É rica em pectina, que ajuda na perda do peso e na digestão.

Brócolis
É uma ótima fonte de fibras e é considerado um superalimento por conter antioxidantes.

Melancia
Essa fruta contém licopeno, que é bom para o coração, e nutrientes que ajudam no fluxo sanguíneo e também na imunidade.

Batata
Claro que a batata não deve ser frita, mas se for consumida cozida, contém apenas 58 calorias e é uma ótima fonte e potássio e vitaminas B6 e C.

Espinafre
Ele é rico em vitamina K e A, assim como outras vitaminas e minerais.

Tomate
100 gramas dele contêm apenas 19 calorias, e fornecem fibras, potássio, vitamina C e licopeno.

Pepino
16 calorias por 100 gramas! Eles são cheios de minerais, vitaminas e eletrolíticos que ajudam na hidratação. [The American Journal of Medicine, NDTV Food, Independent]


Nenhum comentário:

Postar um comentário