segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Outubro Rosa: 10 exames preventivos que toda mulher deve fazer


Foi dada a largada à campanha Outubro Rosa, criada para conscientizar sobre a importância na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama. Para cuidar bem de sua saúde, relembre 10 exames que toda mulher deve fazer

De acordo com Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, existem outros testes, além da mamografia, que não podem faltar no check-up das mulheres. “O autoconhecimento é a primeira precaução. Prestar atenção nos sinais que o corpo emite com o aparecimento de secreções, dores, nódulos ou qualquer outra alteração. A mulher deve procurar seu ginecologista, tirar dúvidas e claro, realizar exames periódicos para a prevenção da sua saúde e bem-estar”, explica.

Confira a seguir 10 exames preventivos que as mulheres devem fazer para evitar diversos males femininos!

Exame de toque
Recomendado para todas as mulheres acima dos 20 anos de idade. O autoexame deve ser feito após sete dias do início da menstruação. Na menopausa, a mulher deve escolher um dia por mês para fazê-lo. O exame pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada.

Papanicolau
Esse exame verifica infecções e alterações nas células do colo do útero, infecções por fungos, herpes e verrugas no órgão genital feminino. Seu objetivo principal é prevenir o aparecimento do câncer no colo do útero. Deve ser realizado uma vez ao ano.

Ultrassom de Mama
Exame que analisa o tecido das mamas para colher informações se há lesões e nódulos. Este exame auxilia na biópsia e não é doloroso.

Ultrassom Pélvico
Visualiza a morfologia das estruturas genitais internas como útero e ovários. É indicado na suspeita de doenças ou preventivo para câncer ovariano ou endometrial. Normalmente, é feito pelo abdômen. Deve ser realizado uma vez ao ano também.

Densitometria Óssea
Verifica a densidade dos ossos, determinando a presença de osteoporose ou de sua precursora, a osteopenia. Indicado para mulheres na menopausa ou com fortes riscos para a doença. Deve ser realizado uma vez ao ano.

Ultrassom transvaginal
Realizado pela introdução de um pequeno bastão na vagina. O exame detecta doenças como cistos no ovário, endometriose, miomas e até tumores. O exame se torna obrigatório após a menopausa, mas pode ser solicitado antes, dependendo de fatores de risco como infecções ou vida sexual promíscua. Deve ser realizado uma vez ao ano.

Exames laboratoriais
É importante fazer anualmente exames de sangue como hemograma, dosagem de glicemia sanguínea, colesterol, triglicérides, avaliação da função da tireoide, além de exame urinário básico. Deve ser realizado, no mínimo, uma vez ao ano.

Sorologia
Ajuda a detectar doenças provocadas por microrganismos como hepatite, sífilis e HIV. Pode ser realizado uma vez ao ano.

Colposcopia
Detecta ferimentos na vagina, na vulva ou no colo do útero. O ideal é realizar esse exame quando iniciar a vida sexual, porém só é indicado quando houver alterações no papanicolau.

Urocultura
Seis em cada dez mulheres sofrem de infecção urinária. É indicado para aquelas que têm dificuldades para urinar ou sentem ardência e incômodos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário