sexta-feira, 17 de maio de 2019

Raiva, frio, cansaço: 15 sensações e onde elas se manifestam no corpo


Cientistas finlandeses perguntaram a mil pessoas em qual parte do corpo elas "sentem" determinadas coisas. Veja as principais respostas.

Sentir “borboletas no estômago”, um “frio na espinha” ou “ficar de cabeça quente” são frases de efeito usadas em diferentes situações para traduzir o que sentimos por meio da linguagem. Pode parecer apenas força de expressão mas, nesse jogo de palavras, também há uma certa dose de ciência.

Em 2014, um estudo realizado na Finlândia e publicado na revista científica PNAS pediu a 1.026 pessoas que descrevessem quais as áreas de seus corpos mais ativadas em diferentes situações.

Eles tinham que ranquear o quanto aquele estímulo ou sentimento era absorvido pela mente ou por cada parte do corpo, o quão bem se sentiam em relação a eles e o quanto podiam controlar cada sensação.

Baseado nos relatos dos voluntários, representamos, nas imagens a seguir, onde 15 sentimentos diferentes se manifestam – e em qual intensidade acontecem.


É interessante notar que determinadas emoções, como raiva, medo e solidão, ficam concentradas na parte de cima do corpo. Faz sentido que seja assim: quem nunca, quando angustiado, sentiu um aperto no peito, por exemplo?


O orgasmo, como era de se esperar, ativa mais as áreas genitais. O frio pega mais nas extremidades e a ressaca coloca o estômago e a cabeça a mil por hora.


Fonte:  https://super.abril.com.br/comportamento/raiva-frio-cansaco-15-sensacoes-e-onde-elas-se-manifestam-no-corpo/ - Por Ana Carolina Leonardi  - Tainá Ceccato/Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário