sábado, 28 de setembro de 2019

5 sinais que seu corpo dá quando está inflamado


Não está rendendo no treino? O motivo pode ser um organismo com inflamação. Confira as dicas da atleta Fernanda Surian para detectar e reverter o problema

Saber quando o corpo está inflamado e o momento certo de mudar o comportamento e a alimentação é fundamental, tanto para melhorar a saúde e o bem-estar físico quanto o rendimento no treino.

Todo mundo já passou por momentos de menor vigor ou de algum desgaste físico, especialmente no final do dia, certo? A inflamação pode ser causada por fatores externos (o que ingerimos, por exemplo) e por fatores internos (ou a forma como estamos encarando a vida). O cortisol, hormônio diretamente ligado à resposta ao stress, também provoca esse processo.

Nosso corpo tem capacidade de se recuperar sozinho, mas podemos dar uma ajudinha ao processo. O mais importante é ficar de olho nos sinais que ele dá e iniciar um processo de reversão do quadro inflamatório o quanto antes. Mas como? Bem, tenho um check list que uso diariamente para ver como anda meu organismo:

1. Seu intestino não está regulado O órgão é nosso segundo cérebro e decide o que fica e o que sai do corpo. Se o intestino não anda bem, a chance de absorver toxinas ou mesmo de não eliminarmos corretamente o que organismo não precisa é grande. Cada pessoa tem um timing, por isso é preciso analisar sua rotina no banheiro e acompanhar qualquer mudança. Notou alguma? Talvez seja a hora de investir em uma alimentação mais natural, aumentar o consumo de frutas, verduras, fibras e hidratar-se mais.

2. Sua energia oscila. Com raras exceções, o certo é termos mais ou menos a mesma disposição ao longo da nossa rotina. Se você fica cansada cedo demais, tem alguma coisa errada aí! Outro fato que noto é um aumento na vontade de consumir algo com substâncias estimulantes, como chocolate e café. Ficar de olho no gráfico de energia durante seu dia mostra se o corpo está ok ou se é hora de rever a dieta e pa agenda – encaixe mais monentos de descanso, meditação ou alguma atividade mais lúdica.

3. Sua urina não está clara. Xixi com cor e cheiro fortes não é normal! Ou você está consumindo pouca água (ou seja, está se desidratando) ou está consumindo algum tipo de alimento que exige demais dos seus rins. Urina saudável é clarinha e quase sem cheiro – pode perguntar ao seu médico! Como chegar nela? Aumente ingestão de água e chás carregando a garrafinha para onde for.

4. Sua pele tem espinhas, olheiras e oleosidade. Apesar de esses problemas poderem aparecer devido à variação hormonal ao longo do mês, eles também têm ligação com sua alimentação. Notou uma mudança brusca na pele? É quase certeza que seu corpo está com alguma inflamação e precisa de cuidados a mais. Reveja o menu da semana (prefira alimentos naturais) e também a carga de atividades, já que o stress também provoca alterações metabólicas. Mais dicas: relaxar, respirar, fazer caminhada.

5. Seu corpo parece “pesado”. Se noto alguma dificuldade em um exercício por causa de inchaço, sei que preciso reduzir alguns alimentos gordurosos e que pesam: carne vermelha, queijo, embutidos, a dose de whey protein… E também invisto em terapias físicas que ajudam a melhorar mais rápido: alongamento, ventosas, meditação, nadar ou fazer algum exercício aeróbico leve.

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/saude/sinais-que-seu-corpo-da-quando-esta-inflamado/ - Por Fernanda Surian - jacoblund/Thinkstock/Getty Images

Um comentário:

  1. Olá Que trabalho milagroso de grande Amiso, eu sou Jose Nuno, minha esposa me deixou porque tenho câncer no corpo, então enviei um email para o Dr.Amiso e explico tudo para ele, ele cura a doença e devolve minha esposa de volta para mim , eu também disse ao meu amigo Ferrao, que sua esposa estava se divorciando em três dias, ele também entrou em contato com o Dr.Amiso, reteve e viu sua esposa ligar para o advogado 2 dias antes do terceiro dia de assinar o documento de divórcio e disse que ela era Para não se divorciar do marido novamente, ele deve parar e ler todos os documentos sobre a questão do divórcio, acredite: agora eles estão vivendo felizes como nunca antes. caso você esteja passando por um problema conjugal, entre em contato com Dr.Amiso pelo herbalisthome01@gmail.com

    ResponderExcluir