sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Compressa fria ou quente: qual é a melhor no alivio das dores?


É importante saber qual é a bolsa térmica mais indicada, já que os dois tipos causam efeitos diferentes no corpo

 

Compressa fria ou quente: qual é a melhor no alivio das dores?Ao usar a bolsa de água quente, é importante ficar atento para a temperatura do líquido e o tempo de aplicação.

 

Usadas para aliviar a dor em caso de lesão, inchaço ou cólica, as bolsas de água quente ou de gelo funcionam como analgésicos naturais, mas muita gente fica em dúvida entre a melhor escolha para cada problema. "É importante saber qual é a bolsa mais indicada, já que os dois tipos causam efeitos diferentes no corpo", diz o  farmacêutico Adriano Ribeiro.

 

Confira abaixo algumas dicas dadas pelos farmacêuticos e saiba a escolha certa para cada problema:

 

Bolsas de Gelo

 

As bolsas de gelo devem ser preferencialmente usadas para aliviar inchaços e hematomas causados por pancadas e quedas ou lesões nas articulações, tendo maior efeito quando aplicadas até 48 horas após a lesão. Em caso de entorses, quanto mais rápida for a aplicação, melhor o resultado. "O gelo atua como anti-inflamatório, reduzindo sintomas como vermelhidão, inchaço e dor e ajudando a reduzir a extensão da lesão, quando aplicado imediatamente", explica Adriano.

 

Bolsas de água quente

 

Já as bolsas de água quente devem ser usadas como alívio imediato para tensões musculares mais prolongadas, como torcicolo, e cólicas abdominais, comuns no período menstrual, já que o calor incentiva o relaxamento muscular. "Como o calor também promove a dilatação dos vasos sanguíneos, estimulando a circulação, a bolsa de água quente é indicada, ainda, em casos de lesões inflamadas com pus, como terçol ou furúnculos", diz Ribeiro.

 

Ao usar a bolsa de água quente, é importante ficar atento para a temperatura do líquido e o tempo de aplicação, para que o uso não resulte em queimaduras.

 

Combinação de quente e frio

 

 

Dependendo da situação, a técnica mais indicada não é nem com gelo, nem com água quente, mas sim utilizando a combinação dos dois. Em caso de distensão muscular, alguns tipos de inflamações e dores de cabeça, causadas por tensão nervosa ou muscular, é recomendado o uso alternado de gelo e bolsa de água quente. Por meio das sequências de contração e dilatação dos vasos sanguíneos provocadas pela alternância de frio e calor, esse tipo de tratamento estimula a circulação sanguínea na região em que é aplicado.

 

"Além de não trazer o alívio desejado para a dor, o uso incorreto de gelo e calor pode até mesmo agravar uma lesão, por isso é recomendável sempre buscar a orientação de um médico para estabelecer o tratamento adequado", ressalta o farmacêutico.

 

Tipos

 

Os tipos de bolsa mais comuns são as de borracha, que devem ser preenchidas com água, e as bolsas térmicas de gel, que podem ser colocadas no congelador, para tratamento com gelo, ou aquecidas no micro-ondas, para compressas quentes. Há ainda modelos em gel especiais que se ajustam a áreas específicas do corpo, como joelhos e ombros.

 

Fonte: https://revistanovafamilia.com.br/compressa-fria-ou-quente-qual-e-a-melhor-no-alivio-das-dores - Redação

Um comentário:

  1. Divulgue seu link, site, blogs e páginas na web junte-se e ganhe 100 acessos em seu link https://www.waaap.net

    ResponderExcluir