terça-feira, 22 de março de 2022

Por que é bom jogar tênis: saúde para o corpo e estímulo para a mente

Além dos muitos benefícios para a saúde, jogar tênis também eleva a autoestima, ensina valores como disciplina, respeito e ética e estimula o desenvolvimento cerebral

 

Mais do que correr de um lado para o outro rebatendo uma bola, o tênis é considerado um excelente esporte, e não só pelos vários benefícios para a saúde física e mental, mas por estimular disciplina, respeito, e ajudar na socialização, por isso é um esporte bem procurado para crianças.

 

Veja os benefícios: 

• Eleva a autoestima

• Ajuda na socialização

• Estimula o desenvolvimento cerebral

• Estimula boas condutas de comportamento, como disciplina, respeito e ética

• Melhora a concentração, a coordenação motora e os reflexos

• Trabalha diversos músculos ao mesmo tempo

• Melhora o condicionamento físico e o ritmo cardíaco

• Tem grande gasto calórico

• Favorece o emagrecimento

 

Mas mesmo para os apaixonados pelo esporte,  jogar tênis é considerado difícil e desafiador. Ao menos é assim para a dermatologista e empresária Juliana Chieppe. “A cada batida na bola um turbilhão de informações entra e sai da nossa cabeça, em frações de segundos. O esporte é difícil, te desafia demais, e fisicamente exige muito também”. Mas ela destaca que, mentalmente, considera a atividade incrível, e graças a isso melhorou sua concentração e aprimorou valores. “Jogando tênis eu aprendi que a concentração é muito importante, que é preciso ter educação e silêncio, é preciso respeitar o adversário, e saber perder, mesmo dando o seu melhor”, afirmou.

 

Prazer e bem-estar

 

O cardiologista Augusto Almeida confessa que o tênis tem um papel importantíssimo em sua vida, e é essencial para a sua saúde física e mental. Ele sempre praticou esportes, mas, quando participou de um torneio de tênis, ainda muito jovem e, mesmo sem muita experiência, teve um desempenho muito bom, ficou estimulado e, desde então, não parou mais. “O tênis é responsável pela produção de hormônios e substâncias do prazer que estão ligadas ao bem-estar e à redução do estresse. Quem pratica vai concordar comigo: ao entrarmos na quadra viajamos para um mundo diferente e delicioso. Sem falar no fortalecimento de vínculos sociais, na melhora da autoestima e na sensação de pertencimento”, destacou.

 

Outro apaixonado por esportes, o cardiologista Gabriel Jucá Nunes, jogava mais futebol do que tênis, mas há oito anos decidiu ficar só no tênis para evitar lesões que pudessem prejudicar sua atividade profissional. Hoje, pratica, em média, de duas a três vezes por semana. “O tênis me traz um bem-estar mental absurdo e difícil de mensurar”.

 

Fonte: https://revistaabm.com.br/artigos/por-que-e-bom-jogar-tenis-saude-para-o-corpo-e-estimulo-para-a-mente

Nenhum comentário:

Postar um comentário