quinta-feira, 3 de março de 2022

Notou uma coloração diferente nos olhos de seu cachorro? Saiba o que pode ser e como tratar


Considerando que os pets estão vivendo mais tempo se comparado a 20 anos atrás, problemas de visão também se tornaram mais comuns

 

Um dia, durante uma brincadeira ou simplesmente após uma análise mais apurada, eis que o tutor se dá conta de que a cor do olho do seu mascote está diferente. Em animais jovens, com menos de seis meses de idade, isso pode ainda fazer parte do fenótipo, ou seja, o cachorro era para ter o olho daquela cor, que nem sempre aparece de maneira uniforme. Além disso, pode haver um ponto de pigmentação diferente, uma "mancha" escura ou clara no meio do cristalino, que é até comum em algumas raças, como dachshund e husky siberiano.

 

No entanto, quando o mascote já é mais velho, por volta de sete, oito ou 10 anos, é possível que os olhos fiquem mais "vítreos", ou até mesmo com uma ligeira nuance azulada em sua coloração, algo que se percebe com maior facilidade quando o ambiente está claro. A esclerose do cristalino, como é chamado, é um processo natural e tem a ver com a idade. Mesmo tendo olhos castanhos, é possível perceber um sutil "revestimento" azulado no que antes parecia ser castanho profundo.

 

Meu cachorro ficará cego porque está ficando com os olhos claros?

Não necessariamente. A cor vítrea, por si só, parece não comprometer a visão. Porém, outras situações podem estar acontecendo simultaneamente a um cachorro com mais idade. Seu pet começa a "perder" você de vista com mais frequência quando vão passear no parque ou ao ar livre. Isso ocorre porque vai reduzindo a sua capacidade de focar. Animais mais velhos vão perdendo a acuidade visual com o passar do tempo, e, em vez de seguir você, ele acaba prestando mais atenção em sua voz, ou fica parado no mesmo lugar por mais tempo mexendo freneticamente o nariz, o que nada mais é do que uma maneira de identificar sua presença. Pode acontecer simplesmente de ele se sentar e ficar esperando que a presença conhecida se aproxime. Por outro lado, pode acontecer de ele sair correndo desesperado atrás de uma par de pernas que não é a sua. Estes sinais indicam que seu pet não enxerga tão bem quanto antes e que talvez você deva rever a questão do manejo, o que inclui o uso de uma guia retrátil ou não se ausentar por longos períodos do lado do seu mascote.

 

E quando os olhos ficam esbranquiçados?

A cor do olho também pode clarear de forma mais intensa, chegando até a ter um pequeno ponto "esbranquiçado".  Aí já estamos falando de um outro problema. A catarata, aquela que ouvimos falar em humanos, também ocorre nos animais. Considerando que os pets estão vivendo mais tempo se comparado a 20 anos atrás, problemas de visão também se tornaram mais comuns. A precipitação esbranquiçada que se forma no olho pode aumentar e não se deve negligenciar seu aparecimento. Algumas cataratas podem ser removidas por especialistas veterinários habilitados. Quanto mais cedo seu pet passar por uma avaliação, melhor o prognóstico.

 

A catarata está frequentemente associada a diabetes em cães e talvez seja necessário partir para uma dieta especial que melhor controle os níveis glicêmicos do seu pet. Atenção: catarata em cão com diabetes não estabilizada pode cegar de forma definitiva o animal.

 

Olhos secos e remelentos indicam problema?

Problemas oftálmicos podem ter origem também na incapacidade das estruturas adjacentes em manter a córnea lubrificada, outro responsável por comprometer a visão do seu mascote, o famoso "olho seco". Essa patologia, por sua vez, vem acompanhada de remelas diárias. E isso não está necessariamente relacionado à idade. Questões familiares também contam no histórico. Alguns cães podem ser oriundos de famílias caninas que apresentam distúrbios precoces na visão, problemas que podem aparecer ainda nos primeiros anos de vida e que exigem cirurgia ou tratamento para o resto da vida.

 

A preocupação não se limita apenas à mudança na cor do olho do seu pet. Qualquer alteração ocular é motivo de preocupação e deve, sim, ser investigada. A idade sempre é um fator a ser considerado quando o assunto é a saúde dos olhos, uma vez que tudo no corpo do animal começa a envelhecer. Contudo, olho é uma estrutura delicada, ainda mais em cães que metem o focinho em tudo quanto é lugar. Essa curiosidade pode ferir a córnea, o que causa dor e coceira. O ato de coçar o olho com a pata é extremamente nocivo para a saúde ocular, que fica comprometida.

 

A relação de problemas inclui pigmentação de córnea, entrópio, glaucoma, doenças do nervo óptico, atrofia e deslocamento de retina. O que parecia coisa de gente, vejam só, também acomete os animais. Por isso, ao notar ferimento, remelas e pigmentações desconhecidas busque avaliação de um oftalmologista veterinário. Uma análise mais criteriosa pode trazer qualidade de vida ao seu mascote.

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/mundo-pet/noticia/2021/10/notou-uma-coloracao-diferente-nos-olhos-de-seu-cachorro-saiba-o-que-pode-ser-e-como-tratar-ckv8h0tai008g019ml9au0ejj.html - Daisy Vivian - stock.adobe.com


A alma generosa engordará, e o que regar também será regado.

Provérbios 11:25


Nenhum comentário:

Postar um comentário