domingo, 27 de março de 2022

Fazer exercícios de estômago vazio queima mais gordura?

Faz sentido, mas também tem um lado negativo que vai fazer você mudar de ideia

 

Na busca por soluções que aceleram o emagrecimento, já ouvimos falar que, se fizermos exercícios físicos com o estômago vazio, podemos queimar mais gordura do que se fizermos isso depois de uma refeição.

 

Bem, parece que pesquisadores da Universidade de Bath, na Inglaterra, concordam com isso. Ao menos, em um primeiro momento. Segundo eles, treinar de estômago vazio pode queimar até o dobro de gordura quando comparado com a atividade após a alimentação.

 

Mas, é preciso ter cuidado, pois esta prática, conhecida como cardio em jejum, pode trazer prejuízos à saúde.

 

Primeiro, temos que pensar na lógica de que a alimentação serve para gerar energia ao organismo e permitir que realize todas as suas funções.

 

Durante o processo de digestão, o corpo transforma a comida em pequenas moléculas, cuja principal delas é a glicose. Ela é usada para suprir nossa necessidade de energia diária.

 

Mas, na ausência da glicose recém gerada, outra forma de gerar energia é utilizando a gordura que já está depositada no corpo. De fato, se você começar a se exercitar de estômago vazio, seu corpo vai usar a gordura já existente para gerar energia, e essa gordura será queimada. Inclusive, mais rápido, pois o exercício demanda muita energia.

 

Por outro lado, treinar todos os dias com o estômago vazio pode gerar o efeito contrário ao desejado. Quando estamos com fome, nosso corpo entra em um “modo de sobrevivência” e começa a economizar calorias, já que ele não sabe quando virá a próxima refeição.

 

Então, na próxima refeição, o organismo vai armazenar mais calorias para se garantir, caso você resolva entrar no “modo de sobrevivência” de novo. Assim, toda a gordura eliminada será reposta rapidinho.

 

Além disso, seus treinos passam a ficar mais cansativos e com baixo rendimento, pois a queima de gordura fica mais lenta para lhe proteger.

 

Tipos de gordura boa e ruim para a saúde

 

Se a sua intenção for treinar para ganhar massa muscular, se exercitar com estômago vazio é ainda pior, pois, junto com a gordura, seu corpo usa massa muscular.

 

É por isso que, quem treina com suporte de nutricionista e um treinador, é orientado a fazer uma refeição com proteína magra e carboidrato de digestão lenta (o clássico frango com batata-doce), cerca de uma hora antes do treino.

 

Então, por mais que, no início, treinar em jejum pareça uma boa ideia, não cometa esse erro, pois o efeito rebote virá em poucos dias. O segredo é manter uma rotina de alimentação saudável, orientada por um profissional.

 

Fonte: O Globo Saúde

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/fazer-exercicios-estomago-vazio/ - por Priscilla Riscarolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário