quinta-feira, 10 de março de 2022

Exercício físico: recomendações da OMS para cada faixa etária


Elas são divididas em três grupos, de acordo com a idade

 

Manter o corpo em movimento é importante em todas as fases da vida. Para as crianças, o exercício físico acontece de forma diferente do que para jovens e adultos. Isso porque as crianças devem ser incentivadas à atividade física mais do que ao exercício físico.

 

A diferença é que as crianças não precisam de um determinado exercício, como praticar algum esporte, para gastar bastante energia. Elas pulam, correm e fazem tudo de forma natural, divertida.

 

Claro que também podem praticar algum exercício condizente com a idade para condicionar o corpo desde cedo a bons hábitos de saúde e também para melhorar a saúde mental, desenvolvendo a disciplina, a rotina e o espírito de equipe, por exemplo.

 

Já para os jovens e adultos, que tendem a ficar mais preguiçosos com o passar do tempo, é importante manter uma rotina de exercício físico além das atividades físicas, pois o gasto energético com a atividade física do dia a dia nem sempre é o suficiente.

 

As recomendações da OMS para exercício físico

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu parâmetros ideais de atividades de acordo com as faixas etárias, indicando tempo de duração, frequência e tipo de exercício.

 

E em 2020, depois de dez anos, foi criada uma nova versão dessas diretrizes, baseada em novas evidências científicas sobre os danos causados à saúde pelo sedentarismo.

 

“Ser fisicamente ativo pode adicionar anos à vida e vida aos anos”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em um comunicado. “Cada movimento conta, especialmente agora que gerenciamos as restrições da Covid-19. Devemos todos nos mover todos os dias – com segurança e criatividade”.

 

As recomendações apresentadas dizem respeito a três grupos etários: 5 a 17 anos; 18 a 64 anos; e 65 anos ou mais.

 

Crianças e adolescentes (5 a 17 anos), incluindo aqueles com alguma “incapacidade”:

 

Ao menos 60 minutos por dia de atividade física, em média, com intensidade moderada a vigorosa;

Atividades que fortalecem músculos e ossos devem ser incorporadas pelo menos 3 dias por semana;

Restrições para aqueles com “incapacidade”: devem começar com pequenas quantidades de atividade física e aumentar gradualmente a frequência, intensidade e duração. É recomendada uma consulta com um profissional de saúde especialista na condição, antes do início da prática.

 

Adultos (18 a 65 anos), incluindo aqueles com doenças crônicas ou “incapacidades”:

 

De 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada, ou 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa. Ou, ainda, uma combinação equivalente entre essas intensidades ao longo da semana;

Para benefícios adicionais, o adulto pode aumentar esse tempo;

O adulto também pode fazer atividades de fortalecimento que envolvam todos os principais grupos musculares em intensidade moderada ou alta pelo menos dois dias da semana;

Restrições para aqueles com doenças crônicas ou alguma “incapacidade”: devem começar fazendo pequenas quantidades de atividade física e aumentar gradualmente a frequência, intensidade e duração. Recomenda-se consultar um profissional de saúde especialista na condição, antes do início da prática.

 

Idosos (mais de 65 anos), incluindo aqueles com doenças crônicas ou alguma “incapacidade”:

 

De forma geral, os idosos devem ser tão ativos fisicamente quanto sua capacidade funcional permitir. Se estiverem bem, as quantidades e as recomendações se parecem com o que mencionamos acima;

Como parte da atividade física semanal, os idosos devem realizar atividades físicas com múltiplos componentes, que enfatizem o equilíbrio funcional, e um treinamento de força em 3 ou mais dias da semana. Isso para aumentar a capacidade funcional e prevenir quedas.

 

Atenção: Lembre-se que a OMS oferece apenas recomendações, mas que devem ser adaptadas às necessidades particulares de cada pessoa. As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/exercicio-fisico-faixa-etaria/ - por Priscilla Riscarolli


Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.

Provérbios 22:6


Nenhum comentário:

Postar um comentário