terça-feira, 5 de julho de 2022

10 sinais de problemas no coração que pouca gente conhece


Indigestão, falta de ar e até tosse podem indicar que algo não está bem na sua saúde cardiovascular

 

Quando você pensa nos sintomas relacionados à saúde do coração, qual o primeiro que vem à sua cabeça? Creio que a grande maioria responderia a dor no peito. De fato, o desconforto na região do tórax, também conhecido como angina, é o sinal de alerta mais comum de uma complicação cardiovascular, especialmente do infarto do miocárdio. Talvez por ser o indicativo clássico frequentemente retratado na TV e no cinema.

 

A dor no peito surge como uma pressão forte, sensação de dormência ou aperto no peito, que pode irradiar pelos braços, pescoço, mandíbula ou costas, e durar de forma aguda por alguns minutos ou ir e voltar, como ondas. Porém, essa não é a única maneira do nosso corpo apontar que algo não vai bem por ali.

 

Muitas vezes, o coração dá sinais sutis, menos óbvios, difíceis de notar, entender e associar com as doenças cardíacas. São sintomas pouco conhecidos ou que se confundem com outras questões comuns.

 

Por isso, é importante estar atento e dar a devida importância às mensagens que o corpo nos envia. Muito além das dores no peito, outros indícios podem sinalizar que tem alguma coisa errada com a saúde do coração. Confira 10 exemplos a seguir:

 

1. Alterações na pele

Pequenas manchas de gordura ou bolsas amareladas, normalmente, nas pálpebras, nádegas, cotovelos e joelhos devem ser um sinal de atenção. Chamadas de xantomas ou xantelasmas, elas não afetam diretamente a saúde, porém, podem indicar o acúmulo de colesterol de forma tão elevada que os vasos sanguíneos, não mais capazes de contê-los internamente, começam a liberar sob a pele.

Nesses casos, é preciso investigar se os vasos necessitam - urgentemente - de tratamento, uma vez que é provável que já estejam afetados pela aterosclerose (acúmulo de placas de gordura nas artérias), o que pode ter consequências cardíacas graves.

Além disso, mudanças na coloração dos dedos dos pés, inicialmente avermelhada que segue para uma tonalidade azul ou arroxeada, são um indício da má circulação do sangue, quadro que pode evoluir para uma isquemia (diminuição da passagem de sangue pelas artérias). Eventos agudos de isquemia se manifestam quando, além da cor, subitamente o pé fica esbranquiçado e frio.

 

2. Fazer mais xixi do que o normal

A noctúria, nome dado à necessidade de urinar várias vezes durante a noite, pode se manifestar em decorrência do diabetes ou da insuficiência cardíaca – circunstância em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.

No caso do diabetes, isso se deve a alterações nas taxas de açúcar no sangue. Já a insuficiência cardíaca faz com que o indivíduo retenha mais fluído: como a circulação sanguínea não funciona direito, esse líquido precisa ser eliminado pela urina.

 

3. Tonturas e desmaios

Sentir tontura ou perder a consciência é comum entre pacientes cardíacos. Situações que diminuem o fluxo sanguíneo para o cérebro podem acarretar em alterações de consciência e até síncope ou desmaios. Doenças da válvula aórtica, com efetivo estreitamento do orifício, levam ao aparecimento desses sintomas, principalmente ao estresse ou esforço físico.

As arritmias, ou seja, batimentos cardíacos irregulares - muito rápidos (taquicardias) ou muito lentos (bradicardias) - também são responsáveis por desencadear tonturas, perda de consciência e desmaios. A mais frequente delas é a fibrilação atrial. As taquicardias, em especial as ventriculares, são graves e podem ter como consequência uma parada cardíaca.

 

4. Indigestão, náuseas e vômitos

É claro que podemos apresentar sintomas assim por muitas razões que nada tem a ver com o coração. Em um primeiro momento, essas sensações nos remetem a problemas digestivos, viroses e até a possibilidade da ingestão de um alimento estragado. Entretanto, é importante estar ciente que podem ser um alerta de outras complicações, inclusive sinais de um infarto.

Os sintomas surgem quando há o mau funcionamento do coração no lado direito, por uma alteração anatômica da válvula tricúspide ou pelo aumento da resistência das artérias do pulmão, conhecida como hipertensão arterial primária. O problema gera um aumento do fígado ou ainda o acúmulo de líquidos em volta do órgão e dos intestinos, o que interfere na digestão. Esses sintomas podem ainda ser seguidos por queimação e dores abdominais.

 

5. Falta de ar

Atividades físicas, temperaturas extremas ou altitudes elevadas são capazes de gerar falta de ar. No entanto, esse também pode ser um sintoma de muitas outras condições médicas que envolvem o sistema cardiovascular.

Pessoas que, mesmo sem terem realizado um grande esforço, estão aparentemente ofegantes, com dificuldades para respirar durante atividades do dia a dia, puxando o fôlego ou até mesmo com falta de ar ao falar, podem estar revelando um sinal de doença no coração, como a insuficiência cardíaca.

A falta de ar é uma consequência de complicações nos pulmões ou no coração. Quando relacionada ao coração, o problema está no seu desempenho ao bombear o sangue pelo lado esquerdo. Isso pode ocorrer devido ao mau funcionamento das válvulas ou por doença avançada da musculatura do ventrículo esquerdo, acarretando acúmulo de sangue nos pulmões e a possibilidade de extravasamento desse sangue nos alvéolos pulmonares, inclusive com quadro agudo de insuficiência respiratória (congestão pulmonar).

 

6. Dor na garganta e problemas na gengiva

Por si só, a dor de garganta ou na mandíbula, provavelmente, não está relacionada ao coração, mas sim a uma questão muscular ou resfriado, por exemplo. Contudo, uma dor ou pressão no centro do peito que se espalha pela garganta ou mandíbula pode ser um sinal do corpo para um ataque cardíaco iminente.

Além disso, nem todo mundo sabe, mas é possível que problemas na gengiva ou machucados na boca, se não tratados adequadamente, tenham como consequência complicações cardiológicas. Quando acontecem de forma crônica, há a possibilidade da inflamação de artérias do corpo, principalmente as coronárias. A obstrução dessas artérias do coração desencadeia a doença coronária.

 

7. Cansaço repentino e excessivo

Você se sente exausto facilmente e com frequência? Sabemos que todo mundo fica cansado após realizar determinadas atividades, mas aqui estamos falando de esgotamento, aquele cansaço extremo acompanhado de má disposição. O cansaço excessivo injustificado.

Quando o coração está fraco ou dilatado, não bombeia o sangue com eficiência para os pulmões e músculos, causando fadiga. Esse é um indício de inúmeras doenças cardíacas, como as arritmias, doenças valvares, insuficiência cardíaca em fase inicial e a hipotensão arterial (diminuição da pressão arterial). Grande parte dos casos de infarto, por exemplo, semanas antes são precedidos de fadiga.

 

8. Tosse

De modo geral, esse não é um sintoma associado ao coração. Entretanto, se você tem uma doença cardíaca ou fatores de risco, preste atenção a essa possibilidade. Uma tosse de longa duração e que produz muco pode ser um indicativo da insuficiência cardíaca. Se o coração não estiver trabalhando direito, especialmente quando deitamos, pode haver um aumento do retorno de sangue para os pulmões, o que resulta na congestão pulmonar e estimula a tosse.

 

O mau funcionamento da válvula mitral ou uma deficiência no bombeamento do sangue pelo ventrículo esquerdo também pode ocasionar o acúmulo de líquidos nos alvéolos e brônquios e, por consequência, a insuficiência respiratória, que tem início com respiração intensa e tosse.

 

9. Inchaços

O inchaço, em particular de pernas e pés, ocorre por diversas razões, incluindo até mesmo o calor em excesso. Mas, quando constantes, também são indicadores de problemas cardíacos graves.

O surgimento de inchaços nessas regiões pode revelar alterações no bombeamento do sangue pelo coração: provavelmente, o sangue não está retornando de maneira adequada ao órgão, ficando, assim, estagnado - as pernas e pés são regiões que costumam ser as mais afetadas por conta da gravidade.

Se o aumento de tamanho acontece de forma bilateral (ou seja, em ambos os pés ou pernas), o órgão aparentemente está com sua dinâmica comprometida. Como perde a força necessária para fazer com que o fluido circule, ocorre a retenção de líquido, responsável pelo inchaço.

Nesses casos, o problema acontece devido a um enfraquecimento do músculo do coração, no geral, em decorrência de uma insuficiência cardíaca. Outras possíveis causas: alterações na circulação venosa (como varizes ou uma pequena trombose), doença valvar avançada (com mau funcionamento das valvas mitral e tricúspide) ou até uma doença pulmonar avançada.

 

10. Transpiração ou suor frio

Suar demais ou suar frio, independente da temperatura no ambiente e sem razão óbvia, deve ser considerado um alerta. Para portadores de diabetes, esses sintomas podem ser mais familiares, principalmente para aqueles que utilizam a insulina para controlar a hiperglicemia e que acabam desenvolvendo quadros de hipoglicemia (distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue). Mas o suor frio e a sudorese intensa também são sinais que aparecem no corpo em casos de infarto agudo do miocárdio.

 

Atenção e prevenção sempre

Vale reforçar que todos os sintomas variam de acordo com o tipo e estágio da doença associada a eles, e se manifestam de forma distinta em cada organismo. Temos que considerar quadro clínico, idade, sexo, genética, histórico familiar e fatores de risco, por exemplo. Não há como padronizar. Dois ataques cardíacos nunca serão iguais, nem se ocorrerem na mesma pessoa.

 

Além disso, é possível que certas doenças e eventos cardiológicos sejam diagnosticados ou ocorram sem nunca apresentar qualquer indício, inclusive um acidente vascular cerebral (AVC) ou ataque cardíaco. Portanto, é essencial monitorar os sinais que o corpo nos envia, mas também manter em dia avaliações médicas e exames periódicos, assim como cuidados preventivos a fim de evitar complicações e agravamentos na saúde do seu coração.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-22150?utm_source=news_mv&utm_medium=MS&utm_campaign=9853024 - Dr. Paulo Chaccur Cardiologia - Foto: twinsterphoto/Getty Images  


Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Hebreus 4:12


Nenhum comentário:

Postar um comentário