domingo, 24 de julho de 2022

7 sintomas de gripe e como aliviar cada um deles


Os sintomas da gripe comum começam a ser sentidos cerca de 2 a 3 dias após estar em contato com alguém gripado ou após estar exposto a fatores que aumentam as chances de contrair a gripe, como o frio ou a poluição, por exemplo.

 

Os principais sintomas da gripe são:

 

Febre, normalmente entre 38 e 40ºC;

Calafrios;

Dor de cabeça;

Tosse, espirros e nariz escorrendo;

Dor de garganta;

Dor muscular, especialmente nas costas e pernas;

Perda de apetite e cansaço.

 

Normalmente, estes sintomas aparecem de forma repentina e costumam durar de 2 a 7 dias. Em geral, a febre dura cerca de 3 dias, enquanto os outros sintomas desaparecem 3 dias depois da febre baixar.

 

Como aliviar os sintomas

Para se curar de uma gripe forte, é importante descansar, beber bastante água e, caso indicado por um médico, tomar remédios para aliviar a dor e a febre, como o paracetamol ou o ibuprofeno, por exemplo.

 

Além disso, para aliviar os principais sintomas é recomendado:

 

1. Febre e calafrios

Para baixar a febre e aliviar os calafrios, deve-se tomar os medicamentos antitérmicos indicados pelo médico, como o paracetamol ou o ibuprofeno, por exemplo. Além disso, algumas formas naturais de diminuir a febre e os calafrios incluem tomar um banho levemente frio e colocar panos úmidos na testa e nas axilas, para ajudar a regular a temperatura corporal. Veja mais sobre os calafrios e o que fazer.

 

2. Nariz entupido e espirros

Para melhorar a respiração, pode-se utilizar a inalação de vapor de água fervente ou nebulização com soro fisiológico, além de lavar de lavar o nariz com uma solução salina ou água do mar, encontrada à venda em farmácias.

Além disso, também se pode usar um descongestionante nasal, com oximetazolina, por exemplo, mas não se devem exceder os 5 dias de utilização, já que utilizações prolongadas podem causar um efeito rebote. Confira 8 formas naturais de desentupir o nariz.

 

3. Tosse

Para melhorar a tosse e tornar a secreção mais fluida, deve-se beber bastante água e usar remédios caseiros que acalmem a garganta, como mel com limão, chá de canela e cravo-da-índia e chá de urtiga.

Além disso, também se pode usar um xarope para a tosse, que pode ser comprado em farmácias, para aliviar a tosse e eliminar a expectoração. Veja qual o xarope que deve escolher.

 

4. Dor de cabeça e nos músculos

Algumas dicas que podem contribuir para aliviar a dor de cabeça é o descanso, a ingestão de um chá, que pode ser de camomila, por exemplo e colocar um pano úmido na testa. Caso a dor seja forte, pode-se tomar um paracetamol ou ibuprofeno, por exemplo, com indicação do médico.

 

5. Dor de garganta

A dor de garganta pode ser aliviada com gargarejos de água morna e sal, assim como a ingestão de chás para dor de garganta, como hortelã ou gengibre. Nos casos em que a dor é muito forte ou não melhora, deve-se consultar um médico, já que pode ser necessário o uso de um anti-inflamatório, como o ibuprofeno, por exemplo. Confira uma lista de 7 remédios naturais para dor de garganta.

 

Gripe em grávidas, crianças e idosos

A gripe em grávidas, crianças e idosos pode causar sintomas mais fortes, podendo ocorrer também vômitos e diarreia, pois esses grupos têm o sistema imune mais fraco, o que deixa o organismo mais sensível.

 

Por isso, e porque não é aconselhado que as grávidas e crianças tomem medicamentos sem a recomendação do médico, além de seguir as dicas caseiras para aliviar os sintomas, deve-se ir ao médico e só tomar medicamentos de acordo com a orientação médica, para não prejudicar o bebê ou causar o agravamento da doença. Veja como tratar a gripe na gravidez.

 

Diferença entre gripe e resfriado

A contrário da gripe, geralmente o resfriado não causa febre e normalmente não traz complicações, como diarreia, dor de cabeça forte e dificuldade para respirar.

Em geral, o resfriado dura cerca de 5 dias, mas em alguns casos, os sintomas de nariz escorrendo, espirros e tosse podem durar até 2 semanas.

 

Diferença entre gripe, dengue e zika

A principal diferença entre a gripe e a dengue e a zika, é que a dengue e a zika além dos sintomas comuns da gripe, também causam coceira no corpo e manchas vermelhas na pele. A zika demora cerca de 7 dias para desaparecer, enquanto os sintomas da dengue são mais fortes e só melhoram após cerca de 7 a 15 dias. Veja também quais são os sintomas da gripe suína.

 

Quando ir ao médico

Embora não seja necessário ir ao médico para curar a gripe, é aconselhado consultar um clínico geral quando:

 

A gripe demora mais de 3 dias para melhorar;

Os sintomas pioram ao longo dos dias, ao invés de melhorar;

Surgem outros sintomas como dor no peito, suores noturnos, febre acima de 40ºC, falta de ar ou tosse com catarro esverdeado.

Além disso, crianças, idosos e pacientes com fatores de risco, como asma e outros tipos de problemas respiratórios, devem fazer a vacinação contra a gripe todos os anos.

 

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em maio de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em fevereiro de 2016.

 

Bibliografia

MANUAL MSD - VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Influenza (Gripe). 2020. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/v%C3%ADrus-respirat%C3%B3rios/influenza>. Acesso em 26 jan 2021

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Orientações para o atendimento de gestantes com síndrome gripal. Disponível em: <http://www1.saude.rs.gov.br/dados/1307972609167Protocolo%20de%20Atendimento%20de%20Gestantes%20com%20S%EDndrome%20Gripal.pdf>. Acesso em 14 jan 2020

 

Fonte: https://www.tuasaude.com/sintomas-de-gripe/ - Revisão médica: Dr.ª Clarisse BezerraMédica de Saúde Familiar


"A mente do prudente adquire conhecimento, e o ouvido do sábio busca conhecimento."

Provérbios 18:15


Nenhum comentário:

Postar um comentário