quinta-feira, 21 de julho de 2022

Veja os piores alimentos e bebidas para a saúde dos dentes


O critério dos especialistas é não só causar cárie, mas a capacidade de arranhar o esmalte

 

A grande maioria dos alimentos e bebidas podem causar cárie dentária – ou danos à superfície ou esmalte dos dentes. Entretanto, nem todas as comidas ou bebidas causam danos iguais, sem contar que algumas pessoas são mais suscetíveis à cárie dentária do que outras.

 

Veja o que você deve ter em mente ao cuidar da sua saúde bucal.

 

Por que alguns alimentos são piores que outros?

 

Para avaliarmos o quanto uma refeição, lanche, sobremesa ou bebida é ruim para sua saúde bucal, há dois fatores principais que devemos levar em consideração: sua composição e sua qualidade. É o que explica Apoena de Aguiar Ribeiro, odontopediatra e microbiologista da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, que estuda o microbioma oral e como isso afeta a cárie dentária.

 

Nas nossas bocas vivem mais de 700 espécies de bactérias – algumas úteis, outras prejudiciais. As bactérias nocivas quebram os açúcares de alimentos e bebidas e os transformam em ácidos, que com o tempo podem extrair minerais essenciais dos dentes e causar cáries.

 

É por isso que os dentistas sempre ressaltam a importânica da higiene dentária e bucal: as bactérias também podem formar uma película macia, ou placa, na superfície dos dentes, o que pode aumentar os níveis dessa acidez e criar um ambiente ideal para que ainda mais bactérias se proliferem. Se a placa dentária crescer e endurecer o suficiente, ela pode se transformar em tártaro, o que também pode irritar as gengivas e causar gengivite.

 

Afinal, que tipos de alimentos são ruins?

Açúcar: como era de se esperar, os alimentos açucarados – e em particular, aqueles compostos de sacarose, ou açúcar de mesa – aparecem no topo da lista de alimentos que devem ser consumidos com cautela. Isso porque eles são especialmente ruins para os dentes pois são cheios de bactérias nocivas.

 

Muitas vezes você pode encontrar sacarose em muitos alimentos processados ​​e bebidas açucaradas, como doces, bolos, concentrados de suco de frutas e refrigerantes.

 

Além disso, todos os alimentos que são pegajosos, gosmentos ou mastigáveis ​​– como gomas, frutas secas, xaropes e doces – ficam presos nos cantos e fendas dos dentes e nos espaços entre eles.

 

"Quando o excesso de açúcar permanece em seus dentes, bactérias nocivas podem armazená-lo em suas células, como uma despensa dentro deles e continuar produzindo ácido por horas depois de comer", alerta Apoena.

 

Bebidas açucaradas e ácidas:  refrigerantes, sucos, bebidas energéticas e milkshakes também são infratoras pesadas. Eles lavam seus dentes em soluções pegajosas e açucaradas e são ácidas.

 

"Nossos dentes começam a quebrar quando o nível de ácido na boca cai abaixo de um pH de 5,5 e os refrigerantes tendem a ter um efeito pH em torno de 3 a 4", pontua Rocio Quinonez, professora de odontopediatria da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill.

 

Outras bebidas carbonatadas como água gaseificada saborizada e alcoólica também são ácidas. Assim como cafés e bebidas alcoólicas que são frequentemente consumidos com xaropes e misturadores açucarados.

 

Frutas e vegetais também causam cáries?

Bom, como foi dito, a grande maioria dos alimentos é capaz de trazer prejuizos à saúde dentária caso a higiene dessa área não for suficiente.

 

Entretanto, algumas frutas frescas, vegetais ou alimentos ricos em amido – como frutas cítricas, batatas, arroz ou até bananas – são muitas vezes considerados ruins para os dentes porque podem conter açúcares ou ácidos que são capazes de desgastá-los.

 

"Mas eles também contêm nutrientes que melhorarão sua saúde geral, o que, por sua vez, pode beneficiar seus dentes. Mesmo que sejam alimentos açucarados ou que tendem a ficar presos nos dentes essa troca pode valer a pena", afirma Dorota Kopycka-Kedzierawski, dentista do Centro Médico da Universidade de Rochester e pesquisadora de cariologia, o estudo de cáries.

 

"Se você tem sulcos particularmente profundos em seus dentes, ou dentes que estão firmemente em contato uns com os outros, alimentos mastigáveis ​​e pegajosos podem ser mais uma preocupação para você do que outros", alerta a professora Quinonez.

 

"Contanto que você escove os dentes duas vezes ao dia, uma de manhã e outra antes de dormir, e use fio dental todos os dias, os benefícios nutricionais desses alimentos superarão os riscos de danos dentários. No entanto, quando se trata de frutas, é melhor comer a fruta do que bebê-la, já que muitas vitaminas de frutas compradas em lojas, ou mesmo caseiros, adicionam açúcares de sacarose", explica Dorota.

 

Então, como manter a saúde bucal em dia?

A boa notícia é que, além da boa e velha escovação e uso do fio dental, existem algumas outras estratégias apoiadas pela ciência que você pode usar para manter sua saúde bucal sob controle.

 

A principal delas é evitar petiscar e beber ao mesmo tempo. Isso porque a saliva, que ajuda na eliminação das partículas de alimentos remanescentes, é uma das forças mais protetoras para os dentes. Remineraliza e fortalece o esmalte dos dentes e contém bicarbonato, que ajuda a neutralizar a acidez na boca.

 

"Mas toda vez que você come ou bebe, leva cerca de 20 a 30 minutos para a saliva atingir níveis protetores, então lanches ou bebidas frequentes podem causar um desequilíbrio", esclarece Quinonez.

 

Se você precisa tomar aquela bebida açucarada, tente consumi-la com uma refeição, ou de uma só vez, em vez de beberica-la ao longo do dia.

 

"Beber água depois de terminar com qualquer comida ou bebida que você consumiu também pode ajudar a eliminar os açúcares", sugere Quinonez.

 

A diminuição no consumo de álcool e de açúcares também é bem-vinda. O álcool pode inibir a salivação regular, tornando mais difícil para o seu corpo limpar os resíduos grudados nos dentes.

 

O importante, no fim de tudo, é manter a higiene bucal e consumir alimentos que fazem bem para a sua saúde - sem pular a consulta semestral no dentista, combinado?

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/2022-07-20/veja-os-piores-alimentos-e-bebidas-para-a-saude-dos-dentes.html - por iG Saúde - shutterstock


Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes coisas? Porque tudo vem de ti, e da tua mão te damos.

1 Crônicas 29:14


Nenhum comentário:

Postar um comentário