segunda-feira, 18 de julho de 2022

Saúde do homem: 10 hábitos para começar a pôr em prática


Médico detalha dez hábitos essenciais para a saúde do homem. Rotina de cuidado deve incluir exames de rotina e zelo com a saúde mental

 

No dia 15 de julho o Brasil comemorou o Dia do Homem, data criada para alertar sobre a importância de ter mais atenção com a própria saúde. Em geral, esse público é reconhecido por dar menos atenção para as questões médicas e de autocuidado, principalmente quando comparado às mulheres.

 

Para estimular a reflexão sobre a saúde masculina, o Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica (IUCR) destaca 10 hábitos fundamentais que devem ser incluídos na rotina do homem. As recomendações são do Dr. Gustavo Cardoso Guimarães, cirurgião oncológico e diretor do IUCR. Confira!

 

1 – Ter acompanhamento médico regularmente

Muitas doenças podem ser evitadas, curadas ou controladas se forem prevenidas ou diagnosticadas e tratadas em tempo oportuno, como destaca o médico. “Além dos exames e procedimentos específicos, é importante manter uma rotina saudável, o que inclui alimentação equilibrada e atividades físicas. Também é recomendável evitar fumar e consumir bebidas alcóolicas em excesso. O ideal é eleger um médico de referência, que cuide da saúde de forma integral e preventiva”, aconselha.

 

2 – Faça os exames de rotina recomendados

O check-up masculino é útil para prevenir doenças que costumam atingir mais os homens, como diabetes, obesidade e outras condições específicas, como o câncer de próstata. “Normalmente, o recomendado é começar com 30 anos. A cada dois anos, é interessante avaliar a pressão arterial, o índice de massa corporal (IMC) e verificar a vacinação contra hepatite B. Anualmente, é recomendado fazer: hemograma completo; glicemia de jejum; perfil lipídico; urina tipo I”, esclarece.

O cirurgião acrescenta que, a partir dos 50 anos, é importante acrescentar a esses exames,  a avaliação anual de próstata. Caso haja casos de câncer na família, o exame deve começar a ser feito aos 45 anos.

 

3 – Respeite o calendário de exame de próstata

O exame de próstata é a principal forma de descobrir o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens. A frequência do exame pode variar e a periodicidade deve ser definida pelo médico urologista, como destaca o Dr. Gustavo.

“Recomenda-se que os homens façam exames de próstata periodicamente a partir dos 50 anos, mas caso tenha casos de câncer de próstata na família deve iniciar aos 45 anos”, reforça.

“O exame de toque retal é rápido e não dói. Importante lembrar que o câncer de próstata é uma das principais causas de mortes entre os homens. E muitos óbitos poderiam ser evitados com o diagnóstico precoce. Quando a doença é diagnosticada precocemente, as chances de sucesso no tratamento chegam a 95%”, destaca o médico.

 

4 – Saiba que câncer de mama também pode acometer homens

Ao contrário do que se pode pensar, os homens também podem desenvolver câncer de mama. Isso porque eles também possuem glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em baixa quantidade.

Até por isso, esses tumores são raros: estima-se que entre os casos de câncer de mama, apenas 1% é masculino. Justamente por ser raro, não existe rastreamento de câncer de mama na saúde do homem, o que exige atenção. “Ao primeiro sinal de um caroço na mama, inchaço próximo do mamilo, dor unilateral ou secreção pelo mamilo, agende uma consulta com um médico. É mais provável que seja uma doença benigna, mas não vale a pena arriscar”, alerta o especialista.

 

5 – Mantenha a higiene correta do pênis

A higienização íntima correta pode prevenir o câncer de pênis, como destaca o cirurgião oncologista. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), há cerca de seis mil novos casos da doença por ano no Brasil.

“A limpeza diária do pênis com água e sabão durante o banho é fundamental, mas principalmente após as relações sexuais e a masturbação. Ao lavar o pênis, com cuidado, quem tem prepúcio, deve puxá-lo para trás e limpar a parte inferior, bem como a ponta do pênis (a glande), usando apenas água e um sabonete suave. Esse cuidado evita o acúmulo de esmegma, que é a secreção que fica concentrada na pele que cobre a cabeça do pênis”, detalha.

 

6 – Faça a cirurgia da fimose se necessário

A fimose ocorre quando não é possível expor a cabeça do pênis ao se puxar a pele que o envolve. Isso pode causar dificuldade na hora de higienizar, aumentando as chances de ocorrerem infecções locais e até mesmo urinárias devido o acúmulo de secreções. Portanto, é um fator de alerta para a saúde do homem.

Todos os meninos nascem com fimose. No entanto, conforme dados do Ministério da Saúde, com seis meses de idade, 20% das crianças já conseguem retrair esta pele, eliminando futuros problemas. Aos três anos, cerca de 50% já o retraem facilmente e, aos 17 anos, 99% não apresentam dificuldades em retrair o prepúcio.

“Nos casos em que a fimose persiste e apresenta uma forma mais aguda, a cirurgia poderá ser indicada, mas depende de análise feita por médico especialista”, comenta Dr. Gustavo.

 

7 – Realize autoexame nos testículos

O médico relata que os homens devem ficar alerta ao câncer de testículo já a partir da puberdade. “Embora seja raro, quando alguém é acometido, o crescimento da doença geralmente é rápido e o tumor pode ser agressivo. Por isso, é indicado que homens após a puberdade realizem o autoexame mensalmente. Indolor, rápido e fácil de ser feito, ele pode ser essencial para salvar vidas, pois permite que o tumor de testículo seja detectado precocemente”, destaca.

O especialista ressalta que é preciso ficar atento a alterações, como o aumento do tamanho, dor, nódulos, dor na virilha ou qualquer outra anormalidade. A qualquer sinal de irregularidade, é hora de procurar um médico.

 

8 – Use sempre preservativo

O preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir de infecções sexualmente transmissíveis (IST). De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), o Brasil registrou anualmente uma média de 40 mil novos casos de Aids nos últimos cinco anos. E no período compreendido entre 2010 e junho de 2017, foram contabilizados 342.531 casos de Sífilis Adquirida – transmitida através de relação sexual desprotegida.

Vale destacar ainda que o uso de preservativo durante a relação sexual é importante, mas essa medida não previne a infecção pelo HPV, pois o vírus pode estar presente em áreas não protegidas pela camisinha (vulva, região pubiana, perineal ou bolsa escrotal), como alerta o médico.

 

9 – Mantenha a vacinação em dia

A importância da vacinação se tornou mais evidente no Brasil e no mundo com a pandemia do coronavírus. “A imunização é uma das principais formas de prevenir doenças. Por meio dela, o corpo fica protegido de vírus e bactérias que afetam seriamente o ser humano, podendo levar à morte”, destaca o Dr. Gustavo. Ele acrescenta a importância da vacina contra o HPV, que acomete homens e é fator de risco para os cânceres de colo de útero, anal, vagina, orofaringe, vulva e pênis.

 

10 – Dê atenção à saúde mental

Por último, mas não menos importante, a saúde mental é um fator imprescindível para a saúde do homem. Entretanto, apesar dos avanços, ainda é um tabu falar sobre o tema para homens, como declara o cirurgião.

“O estigma negativo sobre os sentimentos masculinos prevalece, enquanto a condição emocional deteriora. Por isso mesmo, a maioria ainda encontra inúmeras barreiras na hora de buscar ajuda profissional para falar sobre sentimentos. A resposta inicial para qualquer vulnerabilidade psicológica é esconder”, justifica.

“Sendo assim, é preciso multiplicar e disseminar as conversas sobre os cuidados com a saúde mental dos homens e derrubar o preconceito quanto à necessidade de consultar um profissional como um psicólogo ou um psiquiatra”, finaliza.

Após se afastar dos palcos com dores na coluna, Wesley Safadão passou por uma cirurgia de emergência para retirar uma hérnia de disco. No final de junho, o cantor foi diagnosticado com hérnia discal entre a terceira e a quarta vértebra lombar. Isso causou o estreitamento do canal vertebral e compressão das estruturas neurológicas ali presentes.

Em entrevista ao jornal O Globo, o neurocirurgião Francisco Sampaio Junior, médico do cantor, detalhou que Safadão faz parte dos 15% da população mundial com a vértebra de transição, que fica entre as regiões lombar e sacral, além de ter os canais vertebrados dos nervos muito curtos. Isso acelera o processo de formação das hérnias de disco e aumenta a gravidade do quadro.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/saude-do-homem-10-habitos-para-comecar-a-por-em-pratica/ - Redação Sport Life  - Foto: Shutterstock


E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

Tiago 1:22


Nenhum comentário:

Postar um comentário