quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Abuso de suplementos vitamínicos traz riscos à saúde; entenda


Especialista explica como os suplementos vitamínicos em excesso podem danificar funções essenciais do organismo

 

Os suplementos vitamínicos são uma excelente maneira de fortalecer o sistema imunológico e cuidar da saúde. Mas, como tudo em excesso, abusar das quantidades ingeridas faz mal ao organismo. Isso porque, se o corpo não estiver em déficit de vitaminas, poderá ocorrer uma hipervitaminose, espécie de intoxicação.

 

Apesar de terem o registro de suplementos vitamínicos, essas substâncias são conhecidas como “complexos de A – Z”, e são vendidas sem prescrição médica. Segundo a Professora Ivana Stefanini Carreiro Scachetti, coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera, o uso dessas vitaminas só deve ser feito se houver necessidade.

 

“Existem diferentes motivos que dificultam a absorção de vitaminas e nutrientes no organismo. Para comprovar essa carência é necessário a realização de exames e somente um profissional de saúde pode fazer a indicação e dosagem adequada para cada necessidade”, explica.

 

Riscos de consumir suplementos em excesso

O corpo elimina naturalmente algumas vitaminas em excesso, evitando a hipervitaminose. No entanto há outras, como A, D e K, que acabam se acumulando no organismo e podem causar algumas sequelas. Por exemplo, o excesso de vitamina D pode sobrecarregar veias e artérias, além de causar a perda da função renal.

 

“A automedicação nunca é o caminho, mesmo em relação aos suplementos. É fundamental ter a prescrição de um profissional antes de utilizar qualquer medicamento, mesmo aqueles que são vendidos como suplemento alimentar. Como é o caso da melatonina, que muitos têm utilizado como regulador do sono, mas se trata de um hormônio”, informa a acadêmica.

 

Além disso, alguns medicamentos parecem inofensivos, contudo, podem causar interação medicamentosa com outros que a pessoa já faz uso, alerta a especialista. O organismo pode ser sensível a algum componente da fórmula, os órgãos podem ser sobrecarregados, entre outros danos.

 

“Por isso, o farmacêutico é um profissional essencial e atua em estabelecimentos como indústrias, laboratórios, farmácias magistrais e drogarias, assim como em hospitais e outras áreas de grande importância para a saúde”, finaliza a professora.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/abuso-de-suplementos-vitaminicos-traz-riscos-a-saude-entenda/ - By Redação / Foto: Shutterstock


"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.” (Mateus 7:15)


Nenhum comentário:

Postar um comentário