segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Nadar e tomar banho em água fria realmente faz bem para a saúde?


Benefícios de nadar em água gelada

 

Nadar e tomar banho em água fria está na moda, mas esta é uma daquelas paixões que suscitam debates acalorados.

 

O principal argumento dos "apaixonados" é que faz todo o bem do mundo para saúde do corpo e da mente. Mas será que faz mesmo?

 

Como estão em uma região onde há muita água gelada disponível, Didrik Esperland e seus colegas da Universidade Ártica da Noruega decidiram tirar a questão a limpo.

 

Eles encontraram 104 artigos científicos já publicados sobre o assunto, muitos dos quais concluindo por efeitos significativos da natação em água fria.

 

Alguns estudos de fato detectaram alguns benefícios episódicos. Por exemplo, mergulhar rotineiramente em água fria pode reduzir a gordura corporal ruim - a gordura branca - e, por decorrência, levar a uma diminuição do risco de distúrbios metabólicos, como o diabetes.

 

Mas não passa disso: A revisão geral dos artigos é inconclusiva sobre os benefícios para a saúde do banho de água fria.

 

Sem atestado científico

 

Um dos problemas encontrados pela equipe é que grande parte da pesquisa disponível envolveu um pequeno número de participantes, muitas vezes de um único gênero, e com diferenças na temperatura da água e na composição do sal, impedindo comparações entre os estudos. Além disso, não está claro se os nadadores de inverno apenas são naturalmente mais saudáveis.

 

"Com base nos resultados desta revisão, muitos dos benefícios para a saúde alegados pela exposição regular ao frio podem não ser causais. Em vez disso, eles podem ser explicados por outros fatores, incluindo um estilo de vida ativo, manejo treinado do estresse, interações sociais, bem como uma mentalidade positiva. Sem mais estudos conclusivos, o tema continuará a ser um assunto de debate," afirmou o professor James Mercer.

 

Ainda assim, se você tem tendência para gostar do banho gelado e só precisa de um incentivo, é bom saber que os estudos listam diversas alegações de saúde e bem-estar feitas por seguidores da imersão regular em água fria, incluindo perda de peso, melhor saúde mental e aumento da libido. Não é uma conclusão cientificamente embasada, mas pode funcionar como um efeito placebo.

 

Checagem com artigo científico:

 

Artigo: Health effects of voluntary exposure to cold water - a continuing subject of debate

Autores: Didrik Esperland, Louis de Weerd, James B. Mercer

Publicação: International Journal of Circumpolar Health

Vol.: 81, Issue 1

DOI: 10.1080/22423982.2022.2111789

 

Fonte: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=nadar-agua-fria-faz-bem-para-saude&id=15565&nl=nlds - Redação do Diário da Saúde - Imagem: Tod Quackenbush/UiT


Jesus percorreu todas as cidades e vilas, ensinando nas sinagogas, proclamando as boas novas do reino e curando todas as doenças e enfermidades. (Mateus 9:35)


Nenhum comentário:

Postar um comentário