domingo, 23 de outubro de 2022

Remédio para doença do carrapato: como é feito o tratamento?


Existe mais de um tipo de doença do carrapato, sendo a erliquiose e a babesiose as mais comuns. Em todas elas, o agente causador da doença (que pode ser um protozoário ou uma bactéria) fica primeiramente alojado em um carrapato. O cachorro adquire a doença do carrapato ao ser picado por um desses aracnídeos contaminados. A doença do carrapato, seja do tipo que for, é considerada uma hemoparasitose, pois o parasita ataca as células do sangue. Assim, a doença se alastra rapidamente e pode trazer consequências graves, como até mesmo a morte. Por conta disso, todo tutor tem medo de que o animal contraia a doença. Mas o que fazer caso o cãozinho seja diagnosticado com esse problema? A doença do carrapato tem cura? Como tratar doença do carrapato corretamente? O Patas da Casa te explica exatamente como funciona o remédio para doença do carrapato para que não restem dúvidas.

 

Doença do carrapato em cachorro tem cura?

Nós sabemos que as doenças causadas pela picada do carrapato podem ser muito graves. Mas afinal: a doença do carrapato tem cura? Felizmente, a resposta é sim! É muito importante que o animal seja levado imediatamente a um veterinário assim que forem percebidos os sintomas da doença do carrapato. Tratamento vai variar de acordo com alguns fatores, como a gravidade da situação. Quanto mais cedo se descobrir o problema, melhores são as chances de uma boa recuperação e cura total. Além disso, o tipo de microorganismo causador da doença do carrapato em cachorro influencia no remédio que será prescrito.

 

Como tratar doença do carrapato: tratamento é feito com remédios específicos

Já sabemos que doença do carrapato tem cura, mas como é feito o tratamento da doença? Após o diagnóstico, o médico veterinário vai indicar o remédio para doença do carrapato ideal para cada caso. Os medicamentos mais comuns são antibióticos e antiparasitários específicos que podem variar de acordo com o parasita que está causando a doença. Além de aplicar o remédio para doença do carrapato em cães, é preciso ter um cuidado específico com determinados sintomas que se manifestem. Cada um deles precisa de um tipo de tratamento. Doença do carrapato pode causar uveíte canina, por exemplo. Nesse caso, remédios específicos para essa condição podem ser indicados. Além disso, uma transfusão de sangue em cachorro pode ser necessária em casos mais graves em que o animal esteja sofrendo com anemia.

 

Além do remédio para doença do carrapato, é importante eliminar o parasita do corpo do animal

O remédio para doença do carrapato em cães é fundamental para que os microorganismos parasitas parem de agir no corpo do animal. Porém, não basta cuidar apenas deles. É preciso acabar também com os ectoparasitas: os carrapatos. O controle dos ectoparasitas, aliado ao uso do remédio para doença do carrapato em cães, evita uma reinfecção. Se o seu pet está com a doença do carrapato, quer dizer que há algum carrapato em seu corpo. A melhor maneira de acabar com eles é aplicando remédios para carrapatos em cachorro. Felizmente, existem muitas opções.

 

O comprimido é um dos mais utilizados, pois ao ser engolido ele libera uma substância tóxica aos carrapatos que os levam à morte. A pipeta, por sua vez, é um remédio em formato líquido, que deve ser aplicada na nuca do animal. A substância vai escorrer por todo o corpo e matar os parasitas que estiverem alojados. Essa é uma ótima opção para cães que não conseguem tomar comprimidos. Por fim, existe ainda a coleira antipulgas para cachorro, que uma vez colocada libera no animal uma substância que intoxica qualquer carrapato presente em seu corpo. O melhor de tudo é que ela pode durar até oito meses.

 

Doença do carrapato: tratamento só é eficaz se também for feita fizer a limpeza do ambiente

Quem busca como tratar doença do carrapato de vez deve ir além dos medicamentos e da eliminação do ectoparasita do corpo do animal. É muito importante também eliminar o parasita do ambiente. Um único carrapato pode fazer um grande estrago e causar uma reinfecção. Por isso, confira algumas dicas de como acabar com carrapatos no quintal e dentro de casa. A primeira delas é uma mistura de duas xícaras de vinagre de maçã, uma xícara de água morna e meia colher de bicarbonato de sódio. Basta colocar em um spray e borrifar pela casa.

 

Outra ideia é ferver duas xícaras de água e acrescentar dois limões cortados, deixando agir por uma hora. Depois, é só tirar os limões e colocar a mistura em um spray borrifador. Por fim, a última dica de remédio caseiro para carrapato é apenas misturar água e vinagre, colocando em um spray para borrifar no ambiente. Oferecendo o remédio para doença do carrapato em cachorro, aplicando os métodos de eliminação de carrapato no corpo do animal e acabando com o parasita no ambiente, pode ter certeza que o seu cãozinho estará totalmente curado e livre do problema.

 

Fonte: https://www.patasdacasa.com.br/noticia/remedio-para-doenca-do-carrapato-como-e-feito-o-tratamento_a5767/1 - Redação: Maria Luísa Pimenta - Edição: Luana Lopes


Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. João 15:13


Nenhum comentário:

Postar um comentário