domingo, 30 de outubro de 2022

Dormir menos que 5 horas por noite pode aumentar risco de doenças


Estudo revelou que pessoas com mais de 50 anos têm mais chances de desenvolver doenças crônicas ao dormirem mal; entenda

 

Dormir, além de ser uma necessidade básica, também traz uma série de benefícios para a saúde. Isso porque, durante o sono, o corpo produz hormônios e faz sínteses de proteínas que agem de diferentes maneiras no organismo, como no controle da saciedade e do humor.

 

Quando a hora de descanso é menor do que o recomendado, além da sensação de cansaço, é possível que ocorra o risco de desenvolver algumas doenças - principalmente em pessoas acima de 50 anos.

 

Foi o que concluiu o estudo PLoS Medicine, feito no Reino Unido. Ao compararem indivíduos com mais de 50 anos que dormem mais de cinco horas por noite com aqueles que descansam por um período menor, foi revelado que o último grupo possui chances maiores de desenvolver doenças crônicas à medida que envelhece.

 

Como foi feita a pesquisa

A pesquisa foi realizada com oito mil funcionários públicos e durou duas décadas. Os voluntários responderam à pergunta: “Quantas horas de sono você dorme em média por noite durante a semana?" e, em alguns casos, contaram com um relógio de pulso que ajudou a monitorar o sono.

 

Entre as doenças observadas pelos pesquisadores estavam diabetes, câncer, Parkinson, artrite, depressão, doença renal crônica e condições cardiovasculares.

 

Os resultados mostraram que, no grupo estudado a partir de 50 anos de idade, a chance de desenvolver doenças crônicas foi 30% maior ao dormir menos de cinco horas por dia, comparado com aqueles que dormiam sete horas.

 

O risco para o diagnóstico aumentado das condições também foi maior de acordo com a idade. Acima dos 60 anos, a probabilidade foi de 32%, enquanto, aos 70 anos, as chances subiram para 40%. O estudo também revelou um maior risco de morte no grupo com um sono mais curto.

 

Porém, devido às limitações da pesquisa - já que apenas um terço dos participantes era formado por mulheres - mais detalhes precisam ser analisados para que se entenda os resultados obtidos.

 

Benefícios do sono

Em média, o recomendado é que adultos durmam entre seis a oito horas por noite, ininterruptamente. Esse tempo é considerado ideal para que o metabolismo se mantenha organizado e equilibrado.

 

Quando isso acontece, alguns efeitos positivos no corpo podem ser observados, como:

 

Fortalecimento da memória;

Maior desempenho físico;

Controle do diabetes;

Prevenção da obesidade.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-22488?utm_source=news_mv&utm_medium=MS&utm_campaign=10156861 - Escrito por Paula SantoS - gettyimages/Maskot


E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as riquezas da sua glória em Cristo Jesus. (Filipenses 4:19)


Nenhum comentário:

Postar um comentário